sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Aumenta o número de casos de sarampo no Brasil, diz ministério da Saúde

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 3.909 casos confirmados de sarampo em todo o território nacional. A informação é da Agência Brasil. Conforme o levantamento, a pasta aponta que houve aumento de 570 casos (85%) em relação ao último boletim epidemiológico divulgado em 12 de setembro. 
Há 17 estados na lista de transmissão ativa da doença. Tiveram casos confirmados os estados de São Paulo, do Maranhão, do Piauí, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Pernambuco, do Pará, do Rio Grande do Norte, do Espírito Santo, de Goiás, da Bahia, de Sergipe e no Distrito Federal. 
Ainda conforme o levantamento, a maioria dos casos (97,5%) foi registrada em 153 municípios localizados na região metropolitana de São Paulo. Foram liberados R$ 10,5 milhões para os estados nesta semana, visando reforçar ações de imunização da população. 
Segundo o ministério, a vacina é a principal forma de proteção contra o sarampo e informa que a tríplice viral está disponível em mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. 
Para interromper o ciclo de transmissão do sarampo, o ministério realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que será feita em duas etapas. A primeira fase será de 7 a 25 de outubro e terá crianças de 6 meses a menores de 5 anos como alvo. A segunda, de 18 a 30 de novembro, será destinada à população de 20 a 29 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário