segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Marinha confirma chegada de manchas de óleo em Abrolhos

A maior ilha do Parque Nacional de Abrolhos, onde estão localizados os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico Sul, foi atingida pelas primeiras manchas de óleo, na manhã deste sábado (2). Os vestígios de petróleo cru foram encontrados na superfície da água e na areia, do tamanho aproximado de uma moeda, na Ilha de Santa Bárbara.
As primeiras ações de remoção do óleo foram iniciadas ainda nesta manhã, organizadas por equipes do Rádio Farol, nome da patrulha da Marinha. Antes, na tarde desta sexta (1º), as manchas já haviam sido encontradas na Ponta da Baleia, em Caravelas, de onde partem embarcações para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. A Marinha não tem estimativa da quantidade de petróleo recolhida da praia.
“Pela quantidade que nós temos, muito pouco, mas não vejo nem um quilo. Essa compilação teremos até o final do dia”, calculou o almirante. Na região de Caravelas, a limpeza foi realizada por equipes da Marinha, ICMBio, com apoio do Navio Oceanográfico Antares. Hoje, oito embarcações – seis da Marinha e duas da Petróbras – navegam a área do Arquipélogo para tentar impedir a chegada de grandes manchas ao local. Também sobrevoam a área outras três aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário