quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Tartaruga coberta de óleo é encontrada em praia de Ilhéus

Foto: GAP
Uma tartaruga coberta de óleo foi encontrada na Praia da Avenida, na cidade de Ilhéus, na região sul da Bahia, na noite da última terça-feira (29). O animal foi socorrido por voluntários que faziam limpeza no local e foi encaminhado para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no município. Ainda não se sabe o estado de saúde da tartaruga.
De acordo com o Grupo de Amigos da Praia (GAP), além do animal, voluntários recolheram aproximadamente 200 quilos de óleo durante a noite. A substância tinha atingido a praia pela manhã, foi limpa. Entretanto, a substância voltou a aparecer no final do dia.
Na última terça-feira (29), o governador da Bahia em exercício e vice, João Leão, assinou um Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para mais 15 municípios do estado atingidos pelas manchas.
Ainda na terça, os municípios de Belmonte, no sul da Bahia, e Taperoá, no baixo sul baiano, também registraram a presença das manchas de óleo. Com isso, subiu para 24 o número de cidades baianas atingidas pelas manchas.
Também há a preocupação com o Parque Nacional de Abrolhos, que abriga maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Voluntários, moradores e membros de uma associação afirmam que óleo se aproxima de Abrolhos, mas a substância ainda não foi registrado óleo no Parque Nacional.
Manchas na Bahia
A Bahia vem sendo atingida pelas manchas de óleo desde o dia 3 de outubro, quase um mês depois do início do problema no país. O estado foi o último a receber a substância.
Ao todo, mais de 300 praias já foram afetadas pelo óleo em todo o Nordeste. Na Bahia, são ao menos 75 localidades. As cidades afetadas no estado são Belmonte, Taperoá, Valença, Nilo Peçanha, Jaguaripe, Salvador, Conde, Mata de São João, Vera Cruz, Una, Ituberá, Uruçuca, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Entre Rios, Ilhéus, Cairu, Maraú, Itaparica, Lauro de Freitas, Camaçari, Esplanada e Jandaíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário