terça-feira, 27 de agosto de 2019

Primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta segunda (26)

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
O pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (26). A data para retirar o benefício muda de acordo com o número final do benefício. O dinheiro será depositado junto com a folha mensal de agosto.
A antecipação deve ajudar quem, ao longo do ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte e demais benefícios que são administrados pelo INSS que também façam jus ao abono anual. A parcela dos 50% restantes será paga no fim do ano.
“É o cronograma normal de pagamento. Você recebe sua aposentadoria, ou sua pensão, acrescido dos 50% [do décimo terceiro]”, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, ao anunciar a medida no último dia 5 de agosto, em entrevista à imprensa.
 “Com a medida, a partir de agora, haverá previsibilidade para que, no futuro, os aposentados e pensionistas do INSS possam se programar, uma vez que terão uma garantia real de que receberão esse adiantamento no mês de agosto. Não dependerão mais do poder discricionário do presidente da República na ocasião”, completou Marinho.

Com a antecipação, serão injetados R$ 21,9 bilhões na economia neste terceiro trimestre. Cerca de 30 milhões de benefícios terão o direito de sacar a primeira parcela do abono. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando será depositada a segunda parte do abono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário