CASA DO POVO

CASA DO POVO

segunda-feira, 22 de julho de 2019

E AÍ BOLSONARO? Em média, 15 pessoas morrem de desnutrição por dia no Brasil

Foto: Reprodução
Os dados sobre segurança alimentar no país contradizem a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, que afirmou nesta sexta (19) ser "uma grande mentira" dizer que há fome no Brasil.
O Ministério da Cidadania fez, em 2018, o Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa InSAN). Os dados mostram que, no ano de coleta dos dados (2016), 427.551 crianças com menos de cinco anos que são atendidas pelo Bolsa Família tinham algum grau de desnutrição, que é medido de acordo com o déficit de peso por idade ou de altura por idade.
A desnutrição em crianças, grupo mais vulnerável, é o indicador recomendado pela FAO (órgão da ONU para comida) para medir a fome, segundo a professora Patricia Jaime.
De acordo com a última pesquisa do IBGE sobre o tema (com dados de 2013) 7,2 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave no país, que é quando alguém passa o dia todo sem comer por falta de dinheiro para comprar alimentos e há redução quantitativa de alimentos entre crianças.
Outras 10,3 milhões de pessoas entraram na categoria de insegurança alimentar moderada.Entre as crianças com menos de cinco anos, 641 mil passam por insegurança alimentar grave, e 864 mil por insegurança alimentar moderada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário