sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

FEZ A LIMPA: Onyx Lorenzoni exonera 300 comissionados da Casa Civil

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Casa Civil da Presidência da República publicou, nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial da União, portaria exonerando ou dispensando pessoas que ocupam cargos em comissão ou funções de confiança do órgão.
A Portaria Nº 79 consolida o anúncio feito nesta quarta-feira (2), pelo ministro Onyx Lorenzoni, que a assina. Lorenzoni antecipou que cerca de 300 servidores comissionados seriam exonerados. Segundo o ministro, o objetivo da medida é iniciar um processo de “despetização”, promovendo a “adequação” dos ocupantes de cargos de confiança ao governo Jair Bolsonaro.
"Vamos retirar de perto da administração pública federal todos aqueles que têm marca ideológica clara. Nós todos sabemos do aparelhamento que foi feito principalmente do governo federal nos quase 14 anos que o PT aqui ficou", disse Lorenzoni.
Ao anunciar a medida, o ministro Onyx Lorenzoni comentou que, após exonerados, os funcionários que quiserem permanecer na administração pública serão avaliados pela atual gestão, podendo ser readmitidos. "O que nós vamos buscar é retirar desses cargos quem é antagônico ao nosso projeto", disse Lorenzoni, explicando que os cargos não serão extintos.
Ainda segundo Lorenzoni, a iniciativa da Casa Civil pode ser copiada por outros ministérios e órgãos federais. De acordo com ele, o Poder Executivo tem, ao todo, aproximadamente 120 mil cargos comissionados.

As informações são da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário