terça-feira, 21 de novembro de 2017

Quase 3 mil MEIs podem ter inscrições canceladas em Itabuna e Ilhéus

Foto: Reprodução
Termina na quarta-feira(22), o prazo para que o Microempreendedor Individual (MEI) regularize o registro e evite o cancelamento definitivo do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Corre risco quem não pagou nenhuma contribuição mensal referente aos exercícios de 2015, 2016 e 2017 e, nesse período, também não entregou a Declaração Anual.
 
De acordo com o Sebrae, em Itabuna e Ilhéus quae 20% dos MEIs precisam correr para regularizar a situação e evitar o cancelamento. Nos dois municípios do sul da Bahia são quase 3 mil empreendedores que correm o risco de ficar sem inscrição. Atualmente, Itabuna possui 6.589 MEIs cadastros e Ilhéus outros 8.985 .
 
O gerente  adjunto do Sebrae na região, Miche Lima, explica que a baixa deifinita do CNPJ não poderá ser revertida e os débitos migrarão automaticamente para o CPF vinculado. Ele destaca que, caso tenha o registro cancelado, o MEI precisará tirar novo CNPJ, se quiser continuar a exercer alguma atividade econômica formalmente.
Para regularizar a situação, o empreendedor pode solicitar, via Portal do Empreendedor, o parcelamento dos seus débitos em até 60 meses. Caso ele realize algum dos pagamentos pendentes ou entregue alguma das declarações atrasadas até o dia 22 de novembro, evitará o cancelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário