quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Importar mais para preservar reservatórios de hidrelétricas, decide governo

Foto: (Reprodução)
Com o aumento do volume de importação de energia elétrica dos países vizinhos Argentina e Uruguai, a intenção é de preservar a água armazenada nos reservatórios usados para gerar eletricidade no Brasil. De acordo com a meteorologia, a previsão para os próximos meses do ano é de chuvas abaixo da média histórica nas bacias hidrográficas que abastecem as barragens das principais hidrelétricas do país.
Apesar da decisão, o governo afirmou “não há risco de desabastecimento de energia no país”. O Brasil já está importando energia do Uruguai. Em agosto, o país comprou, em média, 253 megawatts (MW) por dia do país vizinho, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O aumento da importação evita que seja necessário acionar mais usinas térmicas, que são mais caras e poluentes. Por isso, ficou decidido não aumentar o uso dessas usinas.
No Nordeste, onde os reservatórios operam apenas com 10,51% da capacidade, estão os maiores problemas. Os casos mais graves são dos reservatórios do Rio São Francisco. A barragem de Sobradinho, maior reservatório artificial do planeta, está com apenas 6,15% da capacidade de armazenamento; e Três Marias, 15,39%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário