sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Situação de precariedade das escolas de Itabuna preocupa secretária da Educação

A secretária da Educação de Itabuna, Anorina Smith Lima, disse nesta quinta-feira (23) que está preocupada com o quadro situacional das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Segundo ela, os relatórios entregues à Secretaria da Educação (SEC) pelos gestores das escolas mostram uma precariedade na estrutura física a ponto de comprometer o funcionamento das unidades como espaço educacional.
De acordo com a secretária, a grande maioria das escolas não passaram por obras de reformas nos anos anteriores, o que impossibilita o discente de estudar num ambiente em condições adequadas. “Tem muita coisa a ser melhorada. Nossa preocupação é que o período está muito curto para agilizar uma reestruturação. O início das aulas está chegando. Por enquanto, o que podemos garantir são condições básicas de funcionamento”, salienExibindo Escola Municipal CL Jorge Ribeiro Carrilho  (5).jpgtou.Exibindo Escola Municipal CL Jorge Ribeiro Carrilho  (1).jpg
            Anorina ressaltou que vem analisando junto ao prefeito Fernando Gomes e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco França, uma forma de como regularizar as melhorias das escolas durante o primeiro semestre do ano. No que diz respeito ao quantitativo das unidades escolares em situação de precariedade infraestrutural, a secretária frisou que um levantamento está sendo elaborado por equipes da SEC e da Administração, inclusive averiguando os custos com a manutenção das escolas que funcionam em espaços alugadas” “Precisamos saber se são custos reais de mercado para que possamos, a partir desta pesquisa, decidir as escolas que terão prioridade nas reformas”, explicou.
Aumentar quantitativo
            Anorina chama a atenção dos pais para que matriculem os filhos o mais rápido possível. O objetivo da Secretaria de Educação é obter o maior número de alunos inseridos na Rede Pública Municipal de ensino. “Queremos garantir que as crianças e os adolescentes tenham acesso às escolas. O ano passado a perca foi muito grande” - declarou.  
Em 2016 houve um decréscimo no quantitativo de alunos matriculados nas unidades escolares. A intenção, para este ano, é recompor a perda. O início do Ano Letivo 2017 está previsto para o dia 3 de abril, e será antecedido pela Jornada Pedagógica nos dias 30 e 31 de Março, quando os profissionais da área reúnem-se para discutir e planejar métodos com a finalidade de promover o fortalecimento do processo educativo.

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