quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Confira programação para Lavagem do Bonfim em Salvador

Foto: Reprodução/Internet
A tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador, deve reunir milhares de devotos, entre baianos e turistas nesta quinta-feira, dia 12. O cortejo sai às 8h do bairro do Comércio, e vai até a Colina Sagrada. São oito quilômetros, onde a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será levada no andor pela primeira vez.
Após sair da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, o cortejo segue pelas ruas da Cidade Baixa em direção à Basílica do Senhor do Bonfim. O padre Edson Menezes receberá os fiéis para a bênção da água. Esse ano, o tema da lavagem é “Ele está no meio de nós”.
Programação
Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).
Lema: Ele está no meio de nós.
9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.
12h – Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.
Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até as 18h.
Previsão do Tempo
O tempo pode permanecer um pouco mais nublado no início da manhã de quinta-feira, mas a partir das 7h30, 8h, o sol aparece em Salvador e a previsão é de calor forte. A temperatura mínima, logo no início da manhã, será 24ºC, mas a temperatura máxima, à tarde, será de 32ºC. Não deve ventar muito, a velocidade dos ventos fica entre 5 km e 7 km por hora.
Saúde 
A prefeitura informou que vai disponibilizar um esquema especial de atenção à saúde no trajeto da festa, com atendimento entre 10h e 22h. A ação terá apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e contará, na própria Colina, com a implantação de um módulo para urgência e emergência localizado ao lado da Basílica.
Corrida Sagrada 
São 950 inscritos para a prova deste ano. Participam corredores profissionais e amadores, além de atletas em geral. A largada será 7h da quinta-feira e o funil de chegada será fechado às 9h. A prova terá aproximadamente 6.8 km, com seguinte percurso: Largada Igreja da Conceição da Praia, passando pelo Mercado Modelo, Rua Miguel Calmon Praça Conde dos Arcos, Praça Deodoro, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Av. Fernandes Vieira, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros, chegando ao topo da Ladeira do Bonfim. Haverá posto de hidratação no percurso e na chegada.
Ferry 
O acesso de veículos ao terminal São Joaquim (sistema Ferry-Boat) contará com via exclusiva. Segundo a Internacional Travessias, uma parceria com a Transalvador agilizará a entrada dos viajantes, realizando sinalização especial desde as 6h, a partir do túnel Américo Simas, abrindo um desvio na rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes.
Na data, o funcionamento do Ferry-Boat será normal – das 5h às 23h30 -, com saídas nos horários regulares (de hora em hora) e viagens extras em caso de um aumento expressivo de demanda. Sete ferries estarão à disposição da operação: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Pinheiro, Anna Nery, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr. e Agenor Gordilho.
Segurança
Segundo informações do Governo do Estado, serão aproximadamente 1.700 policiais militares e civis atuando na Lavagem do Bonfim. Para auxiliar o trabalho dos efetivos, a Secretaria da Segurança Pública utilizará duas Plataformas de Observação Elevada (POE). As unidades móveis (caminhões) contam com câmeras que mandam imagens online para as equipes no Centro de Operações e Inteligência (Centro Administrativo da Bahia).
A estrutura policial terá ainda 19 postos elevados (estrutura que permite observar de um ponto mais alto a movimentação do público), dez Bases Móveis de Segurança Pública e quatro unidades para registros de ocorrências, localizadas no Comércio (posto montado próximo à Igreja da Conceição da Praia), na Avenida Dendezeiros (3ª Delegacia Territorial) e duas no Bonfim (postos montados nas partes baixa e alta da Colina Sagrada).
Nas ações de inteligência, investigativa e procedimentos judiciários, cerca de 60 delegados, escrivães e investigadores trabalharão distribuídas na 3ª DT (Bonfim) e em outras unidades territoriais. Equipes veladas estarão infiltradas ao longo do circuito, monitorando possíveis práticas criminosas, com foco no tráfico de drogas, roubos e furtos.
Trânsito e transporte
Segundo informações da Prefeitura de Salvador, todas as linhas do sistema de transporte coletivo estarão operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2.600 veículos. Dezenove destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até 0h.
Ainda por causa das comemorações, o tráfego na região do Bonfim será interditado na quinta-feira a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrerão mudanças de itinerário. As linhas que saem do Largo do Tanque com destino ao Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno vão sair do Largo do Tanque e seguir pela Liberdade, Nazaré, Joana Angélica, Politeama, Campo Grande e, a partir deste ponto, retomam o itinerário normal.
Linhas com horário prolongado
1515 Conjunto Pirajá I - Ribeira
1535 Vista Alegre - Ribeira
1662 Base Naval - Ribeira
1638 Fazenda Coutos - Ribeira
1608 Paripe – Ribeira
0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande
0216 Ribeira – Lapa
0343 Fazenda Grande do Retiro - Ribeira
0213 Ribeira - Federação
0221 Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia
0218 Ribeira – Pituba
0209 Ribeira/Caminho de Areia - Barroquinha
0220 Ribeira – Sabino Silva
0237 Ribeira – Rio Sena/A. Sta Terezinha
0210 Ribeira – Campo Grande
0713 Santa Cruz – Calçada/Bonfim
0720 Vale das Pedrinhas – Vl Rui Barbosa
1142 Cabula VI – Ribeira R2
1403 Cajazeira 11 - Ribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário