sábado, 13 de fevereiro de 2016

ITABUNA: QG DE COMBATE AO MOSQUITO SERÁ ABERTO NA QUARTA-FEIRA

bic
Uma solenidade programada para a próxima terça-feira, dia 16, abrirá, oficialmente, o QG de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, na Avenida do Cinquentenário, 1370, próximo do Jardim do Ó, em Itabuna. O evento será aberto às 16 horas pelo prefeito Claudevane Leite, com presença de autoridades e convidados. O atendimento ao público será iniciado no dia seguinte, a partir das 7 horas da manhã.

Projetada pela Secretaria Municipal de Saúde a unidade funcionará 24 horas por dia para atendimento especializado e exclusivo a pessoas que buscam tratamento da zika vírus, dengue e chikungunya. Atualmente a maioria desses pacientes lotam os hospitais da cidade, mas a partir da próxima semana terão assistência médica integral.

Diante da atual situação e na tentativa de amenizar o sofrimento das pessoas contaminadas pelas arboviroses em filas de espera, o secretário Paulo Bicalho já disponibilizou novos profissionais de saúde para os hospitais de Base e São Lucas. São dois médicos e dois enfermeiros que vão colaborar com o atendimento aos pacientes, até a abertura do QG de Combate ao Mosquito.

O titular da Saúde voltou a frisar que a situação no município é crítica e tem se agravado em função do período do calor e com as chuvas que caem na região, levando o aumento de novos casos dessas três doenças. De acordo com estatísticas atualizadas diariamente pela Coordenação de Endemias, de janeiro a dezembro de 2015 foram notificados 8.587 casos de dengue. Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram feitas 2.271 notificações.

Já foram computados da zika vírus, em menos de dois meses deste ano, 928 casos, contra 2.089 no ano passado enquanto da febre chikungunya há registros de oito notificações em 2015 e quatro casos neste ano. “Os números tendem a aumentar se não houver uma ampla conscientização e a união de todos os segmentos da sociedade para barrar o vetor da doença que é grave e pode até matar”, alerta o secretário Paulo Bicalho.

O secretário diz ainda que, a dengue, que é uma velha conhecida do itabunense, continua, mas a zika vírus, é outra realidade e está presente no município, fazendo vítimas de todas as idades. O aumento considerável de casos de viroses levou o município a decretar Estado de Emergência em dezembro e a buscar alternativas emergenciais e viáveis para enfrentar o Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário