terça-feira, 30 de junho de 2015

Defesa Civil de Itabuna registra 9 ocorrências e mantém alerta

A Coordenadoria de Defesa Civil já atendeu a nove ocorrências por causas das intensas chuvas que caem em Itabuna desde sábado a partir de solicitações de apoio e denúncias de moradores de áreas de risco. A maioria das ocorrências está relacionado à alagamentos de residências, deslizamento e deslocamento de terra, além de rachaduras em imóveis dos bairros Maria Pinheiro,. Monte Cristo e Santa Inês. Em casos de situações de risco, a Prefeitura de Itabuna mantém disponíveis números de discagem gratuita 199 e 8854-6924 O coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, informa que oito ocorrências registradas até o meio-dia desta terça-feira aconteceram no bairro Maria Pinheiro. “Só na Rua Nossa Senhora de Fátima emitimos seis Termos de Responsabilidade, já que no local foi constatado deslizamento de terra. Os moradores foram orientados a se abrigar em casa de vizinhos e parentes até que cessem as chuvas”, informou, acrescentando que na área habitada na parte baixa da rua foram registradas duas ocorrências de inundação em decorrência da água que desce dos morros. Diante dos problemas causados pelas chuvas no Maria Pinheiro, a Defesa Civil manteve os técnicos em alerta com visitas constantes à Rua Nossa Senhora de Fátima e Travessa Central para prevenir danos aos moradores. A equipe esteve ainda na Rua do Jenipapo, bairro Santa Inês, onde duas residências foram interditadas, depois de invadidas pelas águas ou deslocamento de materiais como barro, entulhos, etc. Na Rua N, no bairro Monte Cristo, também foi registrado um pequeno deslizamento de terra sem danos às residências. As chuvas devem continuar fortes na área litorânea nas próximas 24 horas de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Entre a noite de terça-feira até a noite de quarta-feira, dia 1º, estão previstos 20 milímetros de chuvas, que somente devem diminuir a partir de quinta-feira, dia 2, com a previsão de apenas dois milímetros. O final de semana deve ser sem chuvas, que somente devem continuar a partir da segunda-feira, dia 6.

Fim da Dupla Função em Itabuna: prefeito sanciona lei de autoria do vereador Ailson Sousa

As duas empresas permissionárias do transporte público terão prazo, após a regulamentação pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito – Setran para se adaptar à nova Lei Municipal que proíbe o acúmulo das funções de motorista e cobrador por um único trabalhador no sistema. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, sancionou a Lei nº 2.0317, de 16 de junho, de autoria do vereador Ailson Sousa (PRTB), que foi votada pela Câmara e está publicada no Diário Oficial do Município do dia 19 passado.Resultado de imagem para foto do vereador ailson souza
De acordo com a justificativa do autor do projeto, o acúmulo de funções prejudica a categoria rodoviária por implicar na redução de postos de trabalho. As empresas que descumprirem a determinação legal terão que pagar multa no valor de 300 Unidades Fiscais Municipais, calculadas pelo valor da UFM do dia em que se verificar a transgressão.
Caso a empresa seja reincidente a multa será cobrada em dobro, aplicando-se a regra da progressividade nas hipóteses de novas transgressões. Atualmente o valor da UFM é de R$ 102,68 para cálculo de tributos, preços públicos, multas e penas pecuniárias, no âmbito do Município de Itabuna.
“A aprovação desse projeto mostra o reconhecimento desta casa legislativa à importância do respeito aos direitos da categoria rodoviária. Porque, além de reduzir o volume abusivo de trabalho, proporciona a criação de mais oportunidades de emprego”, comemora Ailson Sousa.

Itabuna sedia Mutirão de Cirurgias Bariátricas nesta quinta

Diminuir o número de pacientes na fila de espera e, principalmente, garantir melhoraria na qualidade de vida para quem há anos sofre com complicações de saúde causadas por doenças geradas pela obesidade morbidade são principais objetivos do 1º Mutirão Nacional de Cirurgia Bariátrica. Os procedimentos serão realizados na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna nesta quinta-feira, 2, em parceria com a Prefeitura de Itabuna. Nesta primeira etapa serão beneficiadas seis pessoas que já passaram pela avaliação da equipe médica encarregada dos procedimentos cirúrgicos. Além da parceria da Prefeitura de Itabuna, a ONG Casa do Obeso conta com o apoio da Johnson & Johnson. O número de pacientes parece pequeno, mas não é, pois mensalmente são realizadas no município oito cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O médico cirurgião Fabrício Messias e coordenador do 1º Mutirão Bariátrico explica que as cirurgias serão realizadas pela técnica de videolaparoscopia, um procedimento minimamente invasivo (consta de pequenos cortes), o que reduz riscos de infecção hospitalar e uma recuperação mais rápida do paciente. Os procedimentos cirúrgicos estão previstos para começar às 7 horas da manhã. Além disso, estão mantidas para julho as oito cirurgias mensais. O médico ressalta que Itabuna foi escolhida para sediar o mutir

Camacan:Morador de rua desmaia de fome em via pública

A vítima foi socorrida por populares na calçada: Foto / O Tempo Jornalismo
Um homem que caminhava pela calçada da Avenida Dr. João Vargens, centro de Camacan, na manhã desta segunda-feira (29) caiu em vias públicas por volta das 11:30hs. Segundo informações de pessoas que atenderam o homem, ele é um morador de rua. A princípio teria sido atacado por uma convulsão, mas a informação que chegou momentos após ele ter caído, é que teve uma queda de pressão porque estava com muita fome e esta pode ter sido a razão principal para que tivesse passado mal. A vítima foi socorrida a uma unidade de saúde e depois alimentada.

Feira de Santana: suspeito de estuprar criança de 9 anos é preso

001
Policiais militares da viatura Sertão 21 da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sob o comando do soldado Danilo Santos, recebeu um comunicado do Cicom de que um homem estava sendo espancado por populares daquele bairro. Ao chegar, encontrou o suspeito com o nariz e a boca sangrando. Paulo Santos foi socorrido pelos policiais para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e, após receber atendimento, foi encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), onde foi autuado em flagrante pela delegada Milena Calmon. Ao site Acorda Cidade, Paulo Santos negou a acusação. Ele disse que o menino sempre ia à casa dele após os cultos e que os pais da criança não sabiam. “Ele falou que eu fiz, só que eu não fiz nada. Ele queria que eu fizesse. O errado foi eu que aceitei ele na minha casa, mas não fiz nada. Ele ia na minha casa de noite quando acabava o culto e me pediu para não falar com a mãe dele. Outras pessoas da igreja também iam na minha casa após o culto para tomar café. Sou evangélico da igreja pentecostal no bairro Mangabeira”, afirmou.
002
Já em depoimento para a delegada Milena Calmon, o suspeito confirmou que praticava o crime. Ela afirma que não há dúvidas de que houve o abuso. “Ele foi apresentado em flagrante, ouvimos a vítima, que contou detalhadamente a ação criminosa e, ao ser interrogado, o suspeito confirmou a versão da vítima e admitiu ter abusado da criança. O que se percebe é que a criança já estava acostumada. Foram mais de quatro relações e o menino já encarava como uma coisa normal, mas sem dúvida houve o abuso”, afirmou. A mãe da vítima, de acordo com a delegada, compareceu à delegacia desesperada e chorando muito, onde contou como descobriu que o filho estava sendo abusado. “Ela teria descoberto, através da própria da vítima, que teria chegado por volta das 22h de ontem em casa sem o sapato, após voltar da igreja. A mãe indagou onde estava o sapato e de quem era a sandália que ele estava usando. A vítima informou que era do Paulo. A mãe o pressionou e ele acabou dizendo o que aconteceu”, relatou a delegada, acrescentando que o suspeito será encaminhado ao presídio regional de Feira de Santana. Fonte: Acorda Cidade.

Aviões quase se chocam próximo a Barreiras

Avião da Azul quase colide com boeing da Gol.
Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju quase colidiu um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador no último domingo (28), após os aviões passaram a apenas 200 pés, ou 61 metros, um do outro. O controlador de tráfego aéreo que trabalhava na hora do quase acidente foi afastado preventivamente pela FAB (Força Aérea Brasileira), de acordo com a Folha de S. Paulo. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação e divulgada pelo R7, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões. “Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo. Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida”, disse o piloto à operadora da torre de controle. A Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura. Já a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos e negou o incidente com o Gol. Segundo a FAB, o afastamento do controlador de tráfego aéreo é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

Agente do presídio de Eunápolis ganhava até R$ 10 mil por celular entregue a detento

José Gonçalves de Souza Júnior, 24 anos, trabalhava no presídio há três meses.
Um agente de disciplina do presídio de Eunápolis foi preso na manhã de sábado (27). Segundo a Polícia Civil, José Gonçalves de Souza Júnior, 24 anos, foi flagrado no momento em que tentava entregar um celular a um detento da unidade prisional. O aparelho estava escondido dentro de sua bota. Ainda de acordo com a informação, José Gonçalves já vinha sendo investigado. Conforme a polícia, ele chegava a ganhar até R$ 10 mil por aparelho entregue. A polícia também apreendeu uma carteira de identidade falsa e bilhetes que o agente recebia dos detentos combinando a entrega de celulares, além de comprovantes de movimentações financeiras e acessórios de diversos telefones móveis. O agente, que trabalhava no presídio há apenas três meses, morava no Jardins de Eunápolis, um bairro de luxo da cidade. Ele foi autuado em flagrante por favorecimento real, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação ao crime, segundo informou a delegada Elizabeth Salvadeu. *Informações do Radar64.

VEICULO DO CORREIOS SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA ILHEUS X ITACARÉ

(Foto:CIPRV/Itabuna/ Divulgação)
Uma menina de 12 anos identificada como Vanessa Silva Ribeiro morreu e a mãe dela Tereza de J. Silva de 29, ficou ferida após serem atropeladas por uma van no Km-23 da BA-001, na noite de segunda-feira (29). Segundo a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPV/Itabuna), o acidente foi na estrada que liga os municípios de Ilhéus e Itacaré, na região sul da Bahia. Conforme a polícia, as vítimas, que moravam próximas à rodovia, estavam caminhando no local quando foram atingidas pelo veículo. A menina de 12 anos morreu no local do acidente. O corpo dela foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Ilhéus. Já a mãe, foi encaminhada para o Hospital Geral de Ilhéus. O G1 tentou contato com a undidade hospitalar, mas as ligações não foram atendidas. O estado de saúde dela é desconhecido. A polícia não soube informar se o condutor do veículo prestou socorro às vítimas.

ITABUNA: CENTRO CULTURAL ADONIAS FILHO SERÁ REATIVADO ESTE ANO

unnamed (7)

O Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), em Itabuna, será reativado no início do segundo semestre de 2015.

O local vem passando por manutenções que incluem a reativação das salas de ensaio, sala principal, foyer e área externa, com equipe e recursos próprios, da ordem de R$ 40 mil. As atividades no Centro estavam paralisadas desde 2014. A reativação faz parte de um momento importante para a literatura regional e nacional – em novembro, se comemora o centenário do nascimento do escritor Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras que tem larga contribuição cultural no país.

Além dos serviços de reativação do local, a Diretoria de Espaços Culturais da Secult contratou um arquiteto para elaborar um estudo de readequação e modernização conceitual do espaço com a intenção de que, ainda em 2015, sejam contratados os projetos complementares desta nova proposta de intervenção, que, além de qualificar as estruturas existentes do espaço, também amplia a atuação do centro de cultura.

O estudo foi apresentado ao superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães, e segue em trâmites jurídicos e orçamentários para início das ações. A estimativa de custo para contratação dos projetos complementares e realização da obra é de R$ 6,6 milhões.

Lúcio ironiza defesa de Solla por rompimento de PMDB e PT: ‘Vai me fazer um homem feliz’

Lúcio ironiza defesa de Solla por rompimento de PMDB e PT: ‘Vai me fazer um homem feliz’
Foto: Bruna Castelo Branco / Bahia Notícias
Único peemedebista da bancada baiana na Câmara Federal, Lúcio Vieira Lima “agradeceu” a defesa que o deputado federal Jorge Solla (PT) fez do rompimento entre PT e PMDB no plano federal. “Vou estimular a ele trabalhar para que a cúpula do PT vá por esse caminho também. Ele tem todo o meu apoio”, ironizou Lúcio. Segundo ele, outros correligionários também apontam que o caminho de distanciamento entre os partidos deve ser comemorado. “Quero que esse movimento cresça no PT, na forma que eu luto no PMDB pelo rompimento. Por enquanto, ainda sou minoritário, mas vou ser majoritário. Se ele quiser falar em nome do PT, pode declarar até amanhã. Vai me fazer um homem feliz. Não só eu, como muitos peemedebistas”, provocou Lúcio.

Aviões quase colidem na Bahia e FAB afasta controlador


O caso teria envolvido duas companhias aéreas que operam para Salvador
O risco de uma colisão entre dois aviões comerciais sobre o Estado da Bahia, na tarde de domingo, 28, fez a Força Aérea Brasileira (FAB) afastar preventivamente um controlador de tráfego aéreo. Um ATR-72 da Azul que ia de Barreiras para Salvador e um Boeing 737-600 da Gol que seguia de Salvador para Aracaju, às 15h30, cruzaram-se a uma distância de 200 pés (60 metros) no ar – a distância mínima estipulada pela Aeronáutica é de mil pés (300 metros). Juntas, as aeronaves podem transportar até 250 passageiros. A ocorrência, classificada pela FAB como “incidente de tráfego aéreo”, foi relatada em um fórum de aviação na internet. Conforme descreveu um dos integrantes do fórum que teve acesso ao áudio do piloto da Gol, o comandante fica “bem irritado” com a controladora de tráfego, após identificar outro avião nas proximidades. Todas as aeronaves são equipadas com o TCAS, um aparelho que detecta tráfego nas proximidades e avisa aos comandantes que desviem das suas rotas, com o intuito de evitar colisões. A Gol, no entanto, informou em nota que a aeronave que fazia o voo G3 1884 “se manteve durante todo o trajeto a uma distância segura de outras aeronaves, não havendo nenhum alerta dos sistemas de bordo.” Já a Azul explicou que está apurando a ocorrência. O afastamento do controlador de tráfego aéreo é procedimento padrão e perdura enquanto as investigações sobre o incidente são feitas.

Dilma deveria reunir Poderes, defende Lula a senadores


Lula deixa residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em Brasília
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) a líderes da base aliada no Senado que a presidente Dilma Rousseff deveria reunir os Poderes para “encontrar saídas” para o Brasil. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante café da manhã com senadores governistas, Lula também debateu reforma política e criticou a possibilidade do fim da reeleição, aprovada pela Câmara dos Deputados. “Conversamos só sobre reforma política. Ele, me parece que veio em missão de paz, e colaborou bastante com as discussões”, disse o peemedebista. “Ele acha que a presidente [Dilma Rousseff] deveria se reunir mais com os Poderes, conversar permanentemente, na busca de saídas para o Brasil. Definitivamente, ele veio em missão de paz, conversou bastante, defendeu pontos de vista em relação à reforma política, uma conversa produtiva”, acrescentou o peemedebista. Segundo Calheiros, Lula criticou a possibilidade do fim da reeleição por considerar o mandato de quatro anos muito “curto”. “Ele disse que não achava oportuno o fim da reeleição. Ele achou que um mandato de quatro anos é muito curto para não ter reeleição. Se fosse de cinco, tudo bem, mas ele acha difícil a extensão dos mandatos”, relatou o presidente do Renan, anfitrião do encontro, realizado na residência oficial da presidência do Senado.
Agência Brasil

Câmara deve rejeitar mais uma conta de JH


Ex-prefeito de Salvador, João Henrique Barradas Carneiro
A Câmara Municipal deve votar nesta quarta-feira (01), a prestação de contas do ex-prefeito de Salvador Joao Henrique relativas ao exercício financeiro de 2012, último ano de seu governo. Quem tomou o pulso da Casa diz que os vereadores devem confirmar o parecer do TCM que as rejeitou. A confirmar!

Em plenário, Solla defende rompimento com o PMDB

Deputado federal Jorge Solla (PT-BA)
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) aconselhou a presidente Dilma Rousseff (PT) a romper a aliança com o PMDB. O petista, em discurso no Plenário da Câmara nesta terça-feira (30) lamentou que na votação da Redução da Maioridade Penal os líderes do PMDB mais uma vez tenham agido na contramão das articulações realizadas por membros do governo. “Estava em curso uma negociação com o PSDB para uma proposta alternativa à redução da maioridade penal, que poderia ter dado bons frutos, mas o presidente Eduardo Cunha entrou em cena, ameaçou o PSDB e trouxe os tucanos na gaiola para uma posição mais retrógrada, mais prejudicial à sociedade. Até o PDT, que em seu programa de televisão defendia a manutenção da maioridade aos 18 anos, depois da pressão do PMDB mudou de postura”, disse. Segundo Solla, “o PMDB é o principal adversário do governo”, já que “trabalha dia e noite pra boicotar e para constranger o governo e para atacar o Partido dos Trabalhadores”. O deputado reclamou ainda da atuação do PMDB na CPI da Petrobrás – presidida pelo deputado Hugo Mota (PMDB-PB). “O que se faz lá sob o comando do PMDB, articulado ao PSDB e ao DEM, é atacar o Partido dos Trabalhadores única e exclusivamente. Não ouvimos ninguém que possa comprometer o PMDB, PSDB ou DEM”, disse. Solla lembrou que em quatro meses de CPI, até o momento não foram ouvidos os operadores do PMDB no esquema, como o executivo Júlio Carmago, o policial Jayme Careca, além do executivo da Camargo Correia Pietro Bianchi – a PF apreendeu na casa de Bianchi planilhas com repasses de propinas a políticos do PSDB e DEM apreendidas no âmbito da Operação Castelo de Areia. O executivo é investigado na Lava-Jato por ter realizado repasses de propina via contratos de consultoria, mesmo já fora da Camargo Corrêa. Assista o discurso:do Politica Livre

Incra cria assentamentos nos municípios de Casa Nova e Una

Dois novos assentamentos são criados na Bahia, o que beneficia 36 famílias de trabalhadores rurais com 816,7 hectares de terras. Uma das áreas de reforma agrária é a Santa Rita I – localizada no território do Sertão do São Francisco, no município de Casa Nova – que permitirá assentar, no mínimo, 20 famílias, em 410,4 hectares. Já no território de identidade do Litoral Sul, no município de Una, foi criado o assentamento Santa Tereza do Guarani I que tem capacidade mínima para assentar 16 famílias de trabalhadores rurais, em 406,3 hectares de terras. As portarias de criação desses projetos de reforma agrária foram publicadas, na segunda-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o superintendente regional do Incra, na Bahia, Gugé Fernandes, as desapropriações no estado estão alinhadas com a meta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em assentar todas as famílias acampadas no país. “Pretendemos promover o acesso à terra a 1,2 mil famílias, esse ano, na Bahia, por meio da reforma agrária”, ressalta. (Agravo)

Traficante flagrada em Una

Dando cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo Juízo Criminal da Comarca de Una, policiais militares do Terceiro Pelotão, em Una, prenderam por tráfico de drogas no final da manhã desta segunda-feira (29), Ivanilda Alves do Nascimento, 35 anos. A prisão aconteceu na rua Beira Rio (Do Rodão), 403, Urbis, no distrito de Pedras de Una. Com Ivanilda, que é mulher do condenado Raimundo Carolino dos Santos, oRaimundão, os policiais militares encontraram 31 gramas de maconha e 13 gramas de crack, além de 5 pedras de crack, prontas para a venda. Ela foi autuada em flagrante pela autoridade policial e deve responder também pelo crime ambiental, já que foi encontrado um pássaro numa gaiola na casa dela. Velho conhecido da polícia, Raimundão já foi condenado por tráfico de drogas e cumpre pena no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, pela prática do crime de roubo na cidade de Ubaitaba. Antes de ser preso, ele e a mulher estavam sendo monitorados pela polícia. A PM também conduziu o usuário Renildo Silva Santos, 34 anos, que acabara de comprar maconha na mão de Ivanilda. (Una na Mídia)

ITABUNA: MORRE CARLOS PONTES CORPO CHEGA A ITABUNA AS 16:00 DESTA TERÇA

carlos

O ex-diretor da EMBASA, Carlos Pontes, morreu na madrugada desta terça, no hospital São Rafael, em Salvador. Carlos estava internado desde dezembro no hospital.

Carlos era funcionário de carreira da EMBASA, onde ocupou importantes cargos de destaques na diretoria. Ele é de família tradicional em Itabuna, filho do juiz Paulo de Souza, e irmão do diretor do DERBA, Saulo Pontes e do ex-vereador de Itabuna Roberto de Souza.

O corpo chegando a Itabuna na tarde desta terça-feira e será velado no SAF em Itabuna, próximo ao Grapiúna Tênis Club, e o sepultamento as 09:00 da manhã desta quarta-feira no Cemitério do Campo Santo.

TRT não chega a conclusão e greve dos professores continua

Ao contrário do que se esperava, a audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Salvador, nesta segunda-feira (29), não terminou com uma decisão sobre a greve dos professores da rede municipal de Itabuna. Apenas a relatora do processo, desembargadora Léa de Albuquerque, votou, entendendo que o movimento é legal. Outros quatro desembargadores votarão numa próxima sessão, cuja data não foi definida. Por isso, a decisão da categoria é dar continuidade à paralisação, iniciada no dia 21 de maio. A greve deixa cerca de 22 mil alunos sem aulas. De um lado, os professores querem um reajuste de 13,01%. De outro, o governo oferece 8%. Entre os pontos altos do impasse, a ocupação da sede do Centro Administrativo Firmino Alves num dia e o impedimento de o local funcionar nas horas seguintes.

Morre Dr. Carlos Pontes, irmão do radialista Roberto de Souza

Morreu durante a madrugada na capital do estado, Dr. Carlos Pontes, irmão do radialista e ex vereador Roberto de Souza, Saulo Pontes, diretor do Derba e filho do juiz Paulo de Souza. Ex diretor da Embasa, Dr. Carlos estava internado desde dezembro do ano passado, lutando contra um câncer, no Hospital São Rafael, em Salvador. O corpo será velado no Saf, em Itabuna, a partir das 15 horas de hoje (30). O horário de sepultamento ainda não foi informado, mas será nesta quarta feira (1º) no Cemitério Campo Santo.

Travesti é morto em Itapebí

Um homem foi morto a tiros no início da noite desta segunda-feira (29), no final da Rua Silvio Tosto Junior, no Bar Titanic de propriedade de Arivaldo e Dinha, muito conhecido como “Bar do Brega” na cidade alta em Itapebi. A vítima foi morta por dois homens que estavam em uma moto. A motivação do crime até o momento é desconhecida. “Bruna” como era conhecida a vítima, era um travesti. Conforme informações de pessoas que estavam no local na hora do crime, o travesti estava em seu quarto se maquiando quando dois homens entraram chamando pelo nome e foram para o quarto, ele saiu correndo e veio direto para o lado de dentro do balcão e procurou refúgio numa pequena cozinha, quando foi alvejado com tiros de arma de fogo. Uma guarnição da PM esteve no local preservando a cena do assassinato. A dona do estabelecimento disse a reportagem do ItapebiAcontece que antes de sair um dos agressores a agrediu com três coronhadas na cabeça. Os executores fugiram do local, o homicídio será investigado pela Policia Civil de Itapebi. O corpo da vitima deverá ser removido para o IML de Eunápolis. (Itapebí Notícias)

Sul da Bahia concentra a leishmaniose

Gandu, Ibirataia, Iguaí, Ilhéus e Una estão entre os municípios da Bahia que mais registraram casos de Leishmaniose neste ano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nas 5 localidades foram notificadas 62 ocorrências. Na Bahia, Presidente Tancredo Neves foi o município com maior quantidade de novos casos de Leishmaniose neste ano, 157. Taperoá aparece em segundo, com 63 casos. Em todo o estado foram registrados 1.136 casos de leishmaniose, sendo 857 do tipo tegumentar. Outros 279 são do tipo visceral. Esta leishmaniose é uma doença muito comum da zona rural, mas vem se expandindo para a urbana. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 90% dos pacientes que não fazem o tratamento corretamente morrem. (A Região)

ILHÉUS: VOLUME DE CHUVA FOI 11 VEZES MAIOR QUE A MÉDIA PARA UM DIA

11137136_1451335868520881_7626515992988168179_n

A Coordenação de Defesa Civil da Prefeitura de Ilhéus informou que o volume de chuva que caiu sobre a cidade na madrugada desta segunda-feira, 29 de junho, até as primeiras horas da manhã, foi 11 vezes maior que a média para um dia.

Segundo Joandre Neres, coordenador de Defesa Civil, o pluviômetro instalado no bairro Conquista registrou o volume de 99,60mm de chuva, enquanto que o equipamento localizado no Malhado contabilizou 70mm no mesmo período. “Esse volume é 11 vezes maior que o normal para um período de 24 horas”, afirmou.

Redução da maioridade penal é o principal tema da semana na Câmara

Votação da proposta deve acontecer nesta terça.
A votação da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é o principal assunto da semana na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou o início da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que trata do tema para terça-feira (30). Segundo Cunha, a PEC da maioridade penal é o único item da pauta. De acordo com o presidente, se não acabar [a votação] na terça-feira, ela continua na quarta, na quinta, até acabar. “Depois da PEC da maioridade penal, tenho de votar a PEC da reforma política em segundo turno”, acrescentou. Desde que foi eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha defende a votação da proposta, em tramitação há mais de 20 anos. A PEC teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sob forte pressão de movimento sociais contrários à medida. Na comissão especial encarregada de apreciar o mérito da proposta, os deputados contrários à redução da maioridade penal protestaram durante toda a tramitação da PEC, com o argumento de que não se deve mexer na Constituição para reduzir a maioridade. Esse parlamentares concordaram em alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para modificar as penas para menores infratores.

Aviões quase se chocam próximo a Barreiras; controlador de tráfego é afastado

Aviões quase se chocam próximo a Barreiras; controlador de tráfego é afastado
Foto: Divulgação
Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju quase colidiu um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador no último domingo (28), após os aviões passaram a apenas 200 pés, ou 61 metros, um do outro. O controlador de tráfego aéreo que trabalhava na hora do quase acidente foi afastado preventivamente pela FAB (Força Aérea Brasileira), de acordo com a Folha de S. Paulo. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação e divulgada pelo R7, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões.  “Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo. Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida”, disse o piloto à operadora da torre de controle. A Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura. Já a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos e negou o incidente com o Gol. Segundo a FAB, o afastamento do controlador de tráfego aéreo é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

PSDB baiano faz primeira reunião decidido a crescer


A nova executiva estadual do PSDB iniciou os trabalhos decidida a ampliar o partido no Estado. Hoje, na primeira reunião do colegiado, todos os projetos discutidos apresentaram propostas para organizar a legenda para as eleições de 2016. A partir de agora, os tucanos vão viajar pela Bahia para realizar encontros municipais e definir as estratégias do partido em cada cidade. Até lá, a executiva estará unindo esforços para ampliar o número de filiados nas diversas regiões do estado e já está desenvolvendo uma campanha com esse objetivo. Sob nova direção, a executiva estadual quer aproveitar o que chama de “fortalecimento da legenda no cenário político nacional” para reestruturar e modernizar o PSDB baiano.

Hoje é o último dia para renovar contrato do Fies

Hoje (30) é o último dia para a renovação dos atuais contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O aditamento semestral é feito pelos estudantes no portal do Fies. O programa é destinado a financiar mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou por duas vezes o prazo de renovação para que todos os estudantes conseguissem fazer o procedimento. Quando o prazo foi prorrogado pela última vez, de 1,9 milhão de contratos faltavam ser aditados 100 mil. Na época, o MEC disse ter feito contato com as instituições de ensino que tinham alunos sem a confirmação do aditamento para que procurassem os estudantes e verificassem se havia algum problema. Os juros para os atuais contratos são 3,4% ao ano e o estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O financiamento é concedido a matriculados em cursos superiores que tenham nota positiva nas avaliações do ministério. Mais de 2,1 milhões de estudantes usam o financiamento. Na última sexta-feira (26), os ministérios da Educação e do Planejamento anunciaram mudanças para as próximas contratações do Fies. Entre elas, estão o aumento dos juros, que passarão dos atuais 3,4% para 6,5%, e a alteração no limite de renda para contratação, que passará para 2,5 salários mínimos por pessoa, o que equivale, em valores atuais, a R$ 1.970. O limite atual é uma renda bruta de 20 salários mínimos.
Agência Brasil

UTC doou 10 milhões para campanhas de políticos baianos


Conforme dados do TSE, o então governador Jaques Wagner (PT), que disputou a reeleição e venceu o pleito, foi o maior beneficiado com recursos doados pela UTC
A lista de políticos que receberam doações da UTC Engenharia nas últimas três eleições na Bahia (2010, 2012 e 2014) é grande e o volume de dinheiro investido pela empreiteira baiana chega a R$ 10 milhões. Por mais que as doações tenham sido declaradas na Justiça Eleitoral, a Operação Lava Jato investiga se esses recursos podem ter sido oriundos do esquema de corrupção na Petrobras.O presidente da UTC, Ricardo Pessoa, está preso em regime domiciliar, e é apontado como chefe do cartel formado por construtoras que combinavam entre si preços de licitações na Petrobras. Apesar de todos os políticos beneficiados com doações de empresas suspeitas afirmarem que os repasses foram registrados na Justiça Eleitoral, em sua delação premiada, já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o empreiteiro deu nova dimensão às investigações ao misturar em seus depoimentos doações legais de campanha.Pessoa afirmou que boa parte dos recursos, mesmo os declarados na Justiça Eleitoral e repassados a políticos, foi compensada por desvios de contratos com a Petrobras, o que pode ser considerado ilegal, mesmo havendo registros junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No caso da Bahia, desde as eleições de 2010 a UTC tem investido em candidatos a cargos eletivos e em partidos políticos.Na apuração feita pela Tribuna, conforme dados do TSE, o então governador Jaques Wagner (PT), que disputou a reeleição e venceu o pleito, foi o maior beneficiado com recursos doados pela UTC. Leia mais na Tribuna da Bahia.

Camamu: Homem é preso com 5kg de maconha dentro de ônibus

A polícia prendeu no último domingo (28), um homem identificado como Alberto Savio de Melo, 52 anos, que carregava cinco quilos de maconha prensada próximo a Camamu, no sul da Bahia. De acordo com informações da polícia, a prisão aconteceu durante abordagem a um ônibus que fazia linha Bom Despacho/Itacaré. O material foi apreendido e o acusado levado para a delegacia da cidade. A prisão foi feita pela Cipe Cacaueira. *Informações do Bocão News.

Lídice: “Não cabe ao Senado e à Câmara uma decisão sobre a implantação do Parlamentarismo”


Senadora Lídice da Mata
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou a postura do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que defende a implantação do Parlamentarismo no Brasil. Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente da Câmara Federal disse que pretende votar o projeto que prevê a mudança no Sistema de Governo ainda durante a sua gestão à frente do Legislativo, cujo mandato só expira em 2017. Apesar de ser favorável ao sistema de governo que reduz os poderes do presidente da República, Lídice afirmou que não cabe ao Senado e nem à Câmara dos Deputados uma mudança. “Tivemos um plebiscito em 1993 e a maioria da população votou pelo Presidencialismo, portanto essa decisão não pode ser do Legislativo. Seria preciso fazer uma nova consulta ao povo brasileiro”, disse. Sobre a possibilidade de Cunha ser um provável primeiro ministro, a senadora baiana disse que a própria hipótese já é um desastre. “Isso já podemos ver dada a experiência de vê-lo como presidente da Câmara”, disse.

Ipiaú: Período chuvoso deve permanecer até quarta-feira

Foto:Arquivo/Giro em Ipiaú
Um sistema de alta pressão atmosférica no oceano está favorecendo ventos constantes e moderados em direção à costa leste do Nordeste. Essa situação favorece a formação de muitas nuvens, que já provocaram chuva volumosa em algumas áreas da região Sul da Bahia. Segundo medições do INMET, apenas entre 18 horas deste domingo (28) e 06 horas desta segunda-feira, foram 115 milímetros em Ilhéus. Esses valores em tão pouco tempo são muito elevados para qualquer local em qualquer época do ano, e já são suficientes para causar alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas. De acordo com  dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo, em Ipiaú e cidades do sul da Bahia, vai permanecer nublado com chuvas esparsas até quarta-feira. Na quinta, feriado da Independência da Bahia, o tempo segue nublado, mas as chuvas serão mais isoladas. O dia com maior volume de chuva será amanhã, com 17 mm. Para quarta, estão previstos 8 mm e, para hoje, 10 mm. O tempo só ficará firme mesmo na sexta-feira (3)

Atraso em plano de educação pode dar multa e até ação por improbidade

Pouco mais de 70% dos municípios sancionou os seus planos.
Secretários municipais e estaduais de Educação que descumprirem os prazos de metas e estratégias de seus planos locais e do Plano Nacional de Educação (PNE) estão sujeitos a multas, processos administrativos ou até ações por improbidade. Especialistas ouvidos pelo G1, porém, explicam que a fiscalização não deve se ater apenas ao mero cumprimento de prazos, mas entender quais são os gestores que estão trabalhando, e os que estão sendo omissos. De acordo com dados do Ministério da Educação, até a noite desta sexta-feira (26), 3.924 dos 5.570 municípios já tinham sancionado seus planos municipais, ou seja pouco mais de 70%. Em 24 horas, quase 200 municípios entraram nessa lista. Já entre os estados, o número se manteve: 11 dos 26 estados já têm a lei sancionada. O Distrito Federal ainda não havia sancionado a lei, segundo o site de acompanhamento dos planos. O MEC tem considerado, porém, que os municípios cumpriram a meta quando já têm o projeto de lei elaborado, mesmo que ele ainda não tenha sido enviado ao Legislativo para a aprovação antes da sanção. Nesta sexta, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro afirmou que cerca de 90% dos 5.570 municípios brasileiros estão nesta situação. "Em muitos casos, a discussão só começou mesmo este ano. O importante é ter planos discutidos maduramente mais do que aprovados a toque de caixa", disse ele, após reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. *Informações do G1.

Lei proíbe motorista acumular função de cobrador em Itabuna

As duas empresas permissionárias do transporte público terão prazo, após a regulamentação pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito – Setran para se adaptar à nova Lei Municipal que proíbe o acúmulo das funções de motorista e cobrador por um único trabalhador no sistema. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, sancionou a Lei nº 2.0317, de 16 de junho, de autoria do vereador Ailson Sousa (PRTB), que foi votada pela Câmara e está publicada no Diário Oficial do Município do dia 19 passado. De acordo com a justificativa do autor do projeto, o acúmulo de funções prejudica a categoria rodoviária por implicar na redução de postos de trabalho. As empresas que descumprirem a determinação legal terão que pagar multa no valor de 300 Unidades Fiscais Municipais, calculadas pelo valor da UFM do dia em que se verificar a transgressão. Caso a empresa seja reincidente a multa será cobrada em dobro, aplicando-se a regra da progressividade nas hipóteses de novas transgressões. Atualmente o valor da UFM é de R$ 102,68 para cálculo de tributos, preços públicos, multas e penas pecuniárias, no âmbito do Município de Itabuna.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Jaguaquara: Com chuva, motorista perde controle e capota caminhonete na BR

Veículo D-20 capotou na BR-116. Foto: Leitor BMF
A chuva que cai nos últimos dias na região tem deixado trechos de rodovias escorregadios, aumentando a probabilidade de acidentes nas estradas. Na BR-116, rodovia que registra o maior fluxo diário de veículos, uma caminhonete capotou na manhã deste domingo (28/6) nas proximidades do Entroncamento de Jaguaquara após o condutor perder o controle da direção do veículo. De acordo com informações, por sorte, apesar da gravidade do capotamento, houve apenas danos materiais. O motorista teria sofrido escoriações. A Polícia Rodoviária Federal pede cautela aos condutores nesse período chuvoso. *Informações do Blog Marcos Frahm.

Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos na Chapada Diamantina

Foto:Reprodução/Whatsapp.
Um acidente com a viatura da PM deixou dois soldados feridos. O capotamento aconteceu na cidade de Ibicoara, por volta das 18h30 de domingo (28), no Km 242 da BA-142, na Chapada Diamantina. De acordo com a informações do blog Cruz na Tela, o veículo acabou capotando deixando feridos os policiais, Ferreira e Almeida. Eles  foram socorridos para o hospital local, onde permanecem em observação. O estado de saúde dos policiais não foi divulgado. A viatura ficou praticamente destruída. As causas do acidente não foram reveladas.

Dono da UTC pagou R$ 5 milhões para não ser convocado à CPI da Petrobras

Dono da UTC pagou R$ 5 milhões para não ser convocado à CPI da Petrobras
Foto: Reprodução/ Flickr Gim Argello
O dono da UTC, Ricardo Pessoa, afirmou ter pago R$ 5 milhões ao ex-senador Gim Argello (PTB) para não ser convocado a depor na CPI da Petrobras. Argello, líder do PTB e vice-presidente da comissão, ficou à frente das tratativas porque exercia "forte influência" sobre o presidente da CPI, Vital do Rêgo, atual ministro do Tribunal de Contas da União, e sobre o relator da comissão, o deputado Marco Maia (PT-RS). Pessoa contou aos investigadores da Operação Lava Jato, de acordo com Veja, que foi orientado a pagar os R$ 5 milhões em forma de "doações oficiais" da UTC. O executivo entregou às autoridades uma lista dos partidos que foram usados para receber o dinheiro e o nome do operador do esquema, o lobista Paulo Roxo. Além de Argello, foi citado o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), a quem Pessoa teria dado R$ 150 mil na mesma operação.

Trabalho: Empresa de telemarketing abre 200 vagas em itabuna

Imagem: TEL Telemática e Marketing.
Interessados em disputar as duzentas vagas de emprego abertas em Itabuna pela Tel Telemática e Marketing devem se apresentar até o próximo sábado na agência do Sinebahia, no Jequitibá Plaza Shopping. O recrutamento funciona em horário comercial. 

De acordo com o gerente nacional de recursos humanos da empresa, Rodrigo Sales Neri, nessa primeira etapa, as contratações serão realizadas nos meses de agosto e setembro. 

Para concorrer às vagas de operador de telemarketing é necessário que os candidatos tenham ensino médio completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. 

Para o cargo de supervisor de atendimento, o candidato precisa ter curso superior (ou estar cursando) em qualquer área, conhecimento em informática e experiência em gestão de equipes. São oferecidas ainda vagas para supervisor, supervisor instrutor, analista de recursos humanos, agente de administração e financeiro.

Chuva causa transtornos e alagamentos em Itabuna e Ilhéus

A chuva que cai na cidade de Itabuna e região já dura cerca de uma semana, causando transtornos e alagamentos em vários pontos da cidade. Na manhã de hoje (29), na Rua Alto Brasileiro, bairro Mangabinha, um carro ficou alagado por conta de um boeiro entupido. 

Vale lembrar que a cidade já sofre com a falta de saneamento básico e pra piorar, a população não colabora com a limpeza, jogam lixo na rua, o que contribui para muitos desses transtornos. 

 Mas não é só em Itabuna que a chuva está causando transtornos, em Ilhéus vários pontos da cidade também ficaram alagados. 

 Na tarde de ontem (28), na BR 101, uma árvore caiu próximo a São João do Paraíso, deixando um motorista ferido. Segundo a meteorologia, a chuva irá durar até a próxima quarta-feira (01).

TICOMIA CONFIRMA SUCESSO COMO SENSAÇÃO DO SÃO JOÃO NA BAHIA

unnamed (5)

Uma multidão reunida na Fazenda Eldorado, a 07 km da cidade de Ibicuí, no último dia 21 de junho, confirmou o grande sucesso do TicoMia, a maior festa de camisa do São João da Bahia.

Logo após o meio dia, a Banda Forrozão foi a primeira a esquentar os foliões, marcados pela alegria, pela descontração e pelo clima de paz. Em seguida, foi a vez do Lordão, única banda a participar da maioria das edições do evento, que comemora em 2015 a marca de 28 anos de história.

O arrasta-pé continuou ao som de Cavaleiros do Forró, cujo vocalista, o popular Peruano, disse em entrevista à imprensa que após uma sensação forte de energia e alegria do grande público do TicoMia “só restam o sentimento de agradecimento pela oportunidade de participar do evento e a vontade de voltar outras vezes.”

ESTREIA –

Já o cantor Luan Santana mostrou a força do sertanejo ao estrear no TicoMia e provocou com sua playlist romântica até a histeria de muitas fãs. O cenário montado pela produção do artista era magnífico, através de leds em alta definição. Ao final do show, ele disse que o momento foi inacreditável.

FORRÓ E TRADIÇÃO –

O criador e produtor do Ticomia, Douradinho, resumiu o sucesso do evento com a frase: “a tradição vence a crise”. Segundo ele, que está há 28 anos no comando da festa, a missão do TicoMia é a preservação do forró tradicional, sob a influência de Luiz Gonzaga e outras personalidades musicais do nordeste brasileiro, e enriquecer o São João de Ibicuí, considerado o mais original do Estado. “Manter essa tradição que nós temos da cultura nordestina, do homem que sofreu pra levantar o país, inclusive, de um modo diferente, isso é muito importante para nós”, afirmou.

ILHÉUS: O FIASCO DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE, CONTRATO DE DANIEL VIEIRA DEVERÁ SER INVESTIGADO

11209664_888335321246590_6330711119654687341_n

A festa em comemoração ao aniversário do municipio de Ilhéus foi considerado um fiasco, isso se avaliar pela quantidade de pessoas no evento. Pelo jeito a população não aprovou a grade do evento, que por sinal teve seu valor elevado.veja abaixo:

Cantor Léo Santana R$ 35 mil.
Daniela Mercury R$ 80 mil.
Daniel Vieira R$ 80 mil.
Kart Love R$ 35 mil.
banda Forrozão por R$ 35 mil.

Consultando produtores de eventos, todos acharam muito elevado o valor do contrato de Daniel Vieira, a prefeitura pagou R$ 80 mil, sendo que normalmente o valor do contrato é a metade deste:

“muito estranho o valor pago por Daniel Vieira, o valor do cachê normalmente fica em torno de R$ 30 a R$ 40 mil. Seria interessante a oposição e o Ministério Público investigar essa contratação”, declarou um produtor que preferiu não se identificar.

daniel

Apontado como criminoso mais procurado da RMS, 'Colorido' é preso em São Paulo

Apontado como criminoso mais procurado da RMS, 'Colorido' é preso em São Paulo
Antônio era o Dez de Ouros do Baralho de Procurados| Foto: Divulgação/PC-BA
Apontado pela Polícia Civil como o criminoso mais procurado da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”, de 33 anos, foi preso neste domingo (28) pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), no bairro Jardim São Carlos, em São Paulo (SP). O 10 de Ouros do Baralho dos Procurados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem vários mandados de prisão em aberto por homicídio, tentativa de homicídio, extorsão seguida de morte e tráfico de drogas, e era procurado há dois anos. Ele também responde por vários inquéritos policiais por homicídio, latrocínio, tráfico e roubo a banco. Como traficante, ele atuava nos municípios de Pojuca, Mata de São João, Catu, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Esplanada, Alagoinhas, São Sebastião, Dias D’ Ávila e Lauro de Freitas. As investigações apontam que só neste ano, “Colorido” já participou de vários ataques a agências bancárias, explodindo caixas eletrônicos, nos municípios de Governador Mangabeira, Gandu, Araçás, Riachão do Jacuípe, Entre Rios, Berimbau, Pojuca, Mata de São João e Esplanada.    Segundo o delegado Jorge Figueiredo, diretor do Draco, é atribuída a “Colorido” a autoria intelectual de vários homicídios e crimes contra instituições financeiras, na RMS, incluindo o assassinato do comissário de menores Uindson dos Santos Prazeres Souza, em março de 2013, na Avenida Percílo dos Santos, em Pojuca,  e o de um policial militar em Dias D’ Ávila. Ele já cumpriu pena de sete anos por homicídio, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Colorido estava na capital paulista há quatro meses e pretendia fugir na próxima semana para Santa Catarina.  Antes desse período, ele esteve escondido por um ano e meio em Itabuna e Ilhéus por um ano e meio, e usou identidades falsas, passando a liderar o tráfico nas duas cidades. “A organização criminosa comandada por Colorido possui logística bem delimitada e definição de papéis para cada integrante”, disse Figueiredo. “Isso nos levou a descobrir que, além dos responsáveis pela movimentação financeira, a quadrilha possui pessoas para atuar apenas como “laranjas”, explicou. O delegado relata ainda que sua equipe realiza diligências em São Paulo desde abril para localizar “Colorido”, cuja prisão teve apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de São Paulo. As apurações indicam a ligação de “Colorido” com o traficante Genilson Lima da Silva, o “Perna”, que está no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.