quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Solla anuncia “recuo” de Rui em relação às Dires

Único político do PT a confrontar abertamente o governador Rui Costa por causa de suas primeiras medidas na área de Saúde, o deputado federal eleito Jorge Solla, ex-secretário estadual da pasta, comemorou hoje o que considerou um recuo do governo em relação às Dires (Diretorias Regionais de Saúde), a maioria das quais extinta por decisão do secretário Fábio Villas Boas. Em mensagem para uma lista estimada em mais de cinco mil pessoas pelo WhatsApp, principal veículo que passou a utilizar para manifestar sua insatisfação logo no início do governo, Solla exclama: “O governo recuou e aceitaram nossa proposta!”
Ela consiste em criar as Bases Regionais de Saúde onde funcionavam as Dires mantendo, no entanto, “as equipes técnicas de vigilância, imunização, controle de endemias, laboratórios e assistência farmacêutica”. No texto, sem citar o secretário Fábio Villas Boas, guindado à condição de desafeto pessoal de sua mulher, a enfermeira Marília Solla, pelas redes sociais, antes mesmo de ele ter tomado posse, Solla diz ter conseguido “mostrar que as Dires não eram escritórios burocráticos e que a Vigilância à Saúde não é cuidar de papel”. E acrescenta: “Convencemos. Parabéns a todos os companheiros”. Em seguida, reproduz nota técnica da Sesab com as medidas.
No dia anterior, em sua página no Facebook, Solla deu publicidade a uma carta que escrevera no dia 23 último ao governador Rui Costa em tom formal e, ao mesmo tempo, professoral, apresentando a proposta, precedida de uma aula, com referências à legislação, sobre o que significam as Dires no contexto de descentralização da Saúde proporcionado pelo SUS. No PT e na Secretaria da Saúde, especialmente no grupo ligado ao ex-secretário, a decisão do governo de acatar as sugestões do deputado federal eleito foram vistas como uma primeira derrota de Villas Boas, com o qual o casal Solla vem travando uma luta declarada na Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário