quarta-feira, 30 de abril de 2014

JOAQUIM BARBOSA DETERMINA "IMEDIATO RETORNO" DE GENOINO À PRISÃO

Genoino faz avaliação que será usada para STF definir regime de prisão
EX PRESIDENTE DO PT, CUMPRIA PRISÃO DOMICILIAR

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, determinou nesta quarta-feira (30) o "imediato retorno" do ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino (PT) à prisão. Condenado no processo do mensalão do PT, Genoino estava em prisão domiciliar provisória desde novembro do ano passado em razão de problemas de saúde.
Pela decisão de Barbosa, o ex-deputado tem 24 horas a contar da intimação para se apresentar ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR) do presídio da Papuda, em Brasília, onde também cumpre pena o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Se Genoino não se apresentar, será expedido um mandado de prisão.
"Indefiro o pedido de conversão do regime prisional do apenado José Genoino Neto. Determino o imediato retorno do apenado ao sistema prisional do Distrito Federal, onde deverá cumprir sua pena", afirmou Barbosa em sua decisão.
Genoino cumpria a prisão domiciliar em uma casa alugada em Brasília, onde também moram familiares. Até a última atualização desta reportagem, a defesa do ex-deputado informava que não tinha sido intimada, mas que cumprirá a decisão judicial.
Condenado a 4 anos e 8 meses de prisão, o ex-deputado, que tem problemas cardíacos, foi preso em novembro do ano passado, mas passou mal no presídio e, desde então, obteve o direito a cumprir temporariamente a pena em prisão domiciliar provisória. A defesa pleiteava a prisão domiciliar definitiva.

RESULTADO LOTERIA FEDERAL DO BRASIL

                                          EXTRAÇÃO 4.862                                                    

                                             Varginha / MG                                        
                                       QUARTA-FEIRA 30/04/2014                    
1º) 3 9. 5 7 3
2º) 9 5. 0 6 2
3º) 2 9. 1 9 3
4º) 6 1. 4 7 2
5º) 9 2. 5 8 9

CAPITÃO AZEVEDO É PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

azevedoNesta terça-feira (29/04), o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), recebeu uma ligação do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e definiu que será candidato a deputado federal na eleição deste ano.



ACM Neto assegurou que Capitão Azevedo será a prioridade do DEM na região cacaueira da Bahia, prova disso que o partido dará todo o suporte jurídico para anular o decreto legislativo que rejeitou as contas de Azevedo.

Capitão Azevedo é considerado pelo DEM um grande puxador de votos, em duas eleições obteve aproximadamente 100 mil votos em Itabuna. Por esse motivo ele terá uma atenção especial da cúpula do DEM

Fonte: Políticos do Sul da Bahia

CACIQUE BABAU RECEBE HABEAS CORPUS

Cacique suspeito de envolvimento em crime se apresenta à Polícia Federal, em Brasília (Foto: Caroline Fasolo/CIMI)Conforme foi publicado aqui ontem no Resumo Geral Bahia o desembargador Sebastião Reis, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão liminar, concedeu a liberdade de Rosivaldo Ferreira da Silva, líder indígena conhecido como cacique Babau, preso há no dia 24 de abril, quando se entregou à Polícia Federal em Brasília, sob suspeita de ser mandante da morte de um produtor rural no sul da Bahia.
De acordo com o STJ, o ministro justifica o voto reconhecendo que a prisão dele não é necessária na atual fase do processo. Por volta das 10h30, o advogado Adelar Cupsinski, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), informa que, pelos trâmites, a soltura deve ocorrer em torno do meio-dia. O cacique está preso há sete dias no Departamento Especializado da Polícia Federal de Brasília e não pôde comparecer à missa de canonização de padre José de Anchieta no Vaticano.
Adelar Cupsinski acredita que o inquérito precisava de mais tempo para ser concluído. "Não é tempo razoável para um inquérito minimamente qualificado. Tudo aconteceu em um período de 10 dias. Ele não foi procurado, não foi permitido o acesso da defesa ao inquérito e baseou a prisão em depoimentos de pessoas sem saber quem são", afirma.
O advogado aponta que o ministro do STJ considerou que o envolvimento do cacique no crime não está clara. "Pouco ou quase nada se referiu ao paciente, tendo se limitado a fazer referência a depoimentos de não se sabe quem (o acesso a esses depoimentos, de forma surpreendente está restrito à autoridade policial e ao Ministério Público, excluindo a defesa)" concluiu  Adelar Cupsinski.

terça-feira, 29 de abril de 2014

CACIQUE BABAU PODERÁ SER LIBERTADO DENTRO DAS PRÓXIMAS HORAS



Juiz determina transferência de cacique tupinambá (Foto Gervásio Baptista/ABr).Informações privilegiadas dão conta que cacique "Babau" poderá dentro das próximas horas receber habeas corpus, a aldeia Tupinambá Serra do Padeiro se prepara para uma grande festa para receber o seu líder maior.

PUBLICITÁRIO DIZ QUE “PAIXÃO DE CRISTO EM ITABUNA FOI UM ESPETÁCULO DIGNO DE CAPITAL”

Considerado uma das mentes criativas mais brilhantes da área de Marketing e Propaganda na região Sul da Bahia, o publicitário itabunense Gerson Menezes visitou, na quinta-feira (24), a sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para felicitar a equipe de servidores da fundação pelo excelente trabalho desenvolvido na produção do espetáculo “Paixão de Cristo”, encenado no dia 20 de abril, no Estádio Luiz Viana Filho.

Segundo Menezes, que esteve presente na encenação, “a produção foi maravilhosa, coisa de capital, um espetáculo de excelentíssimo nível. A atuação dos atores, o aproveitamento dos palcos, o som, a luz, os efeitos, tudo o que foi colocado à disposição foi aproveitado de uma maneira ímpar, tudo estava perfeitamente apropriado. O presidente da FICC, Roberto José da Silva, e toda sua equipe, além dos atores e equipe técnica do evento, todos estão de parabéns. Foi um show! Um espetáculo para fazer chorar”, desabafou o publicitário.

O presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, recebeu os comentários do publicitário como uma grande recompensa advinda naturalmente de um esforço que não foi somente dele, como presidente, mas de todas as pessoas que estiveram envolvidas. “A gente não economizou energia para realizar aquele espetáculo e tudo o que nós vislumbramos foi realizado a contento. O resultado foi aquele que todos verificaram. Estamos realmente muito felizes”, disse Roberto.

Na última quarta-feira (23), Roberto José da Silva e membros da equipe gestora da FICC estiveram reunidos, no Teatro Zelia Lessa, com parte do elenco e com o diretor do espetáculo, Marquinhos Nô. Na oportunidade, atores, o diretor do espetáculo e equipe gestora da FICC ouviram atentamente as sugestões para que, em 2015, o espetáculo seja ainda mais grandioso.

PREFEITURA DE ITABUNA: Centro de Artes e Esportes Unificado de Itabuna já está com 80% da obra prontos

A área de três mil metros quadrados onde está sendo construído o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) já modificou a paisagem do bairro Urbis IV. A estrutura está 80% pronta, de acordo com informação da construtora responsável pelas obras. O CEU chama a atenção pela oportunidade de melhoria da qualidade de vida, cultura e lazer que deve gerar para a população da Urbis IV e mais dez bairros vizinhos.
Os operários trabalham em ritmo acelerado para que a Prefeitura de Itabuna possa entregar o equipamento até o dia 28 de julho, durante as comemorações de aniversário do Município. A pista de skate e a quadra coberta já estão prontas, faltando apenas pintura, e o muro de proteção lateral também já foi concluído. A construção do CEU é uma parceria da Prefeitura de Itabuna com o Ministério da Cultura e tem investimento de cerca de R$ 1,9 milhão.
O CEU colocará a disposição da população quadra de esportes coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, equipamentos socioassistenciais, biblioteca, telecentro, cine-auditório/cineteatro com capacidade para 60 pessoas e salas de aula, reuniões e para oficinas.

PREFEITURA DE ITABUNA: Secretaria Municipal de Saúde recadastra famílias no cartão SUS


Mais de 50% das famílias de Itabuna já foram cadastradas pelo Núcleo do Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários da Secretaria Municipal de Saúde. Estão sendo cadastradas famílias de todas as classes sociais que utilizem o serviço público de Saúde ou não. Sua finalidade, de acordo com a Secretaria da Saúde é assegurar o elo entre o sistema de saúde na rede pública e a comunidade e garantir atendimento prioritário à população itabunense.
Atualmente, mais de 400 mil pessoas estão cadastradas no Cartão SUS, para uma população de 218 mil. O cadastramento, que começou em dezembro do ano passado, vai regularizar o quadro. O trabalho é executado por 430 agentes por meio de visitas domiciliares. Os dados coletados vão nortear o planejamento estratégico e o plano de ação para futuras intervenções que assegurem a assistência integral às famílias itabunenses quanto à prevenção e a promoção à saúde no município
O secretário da Saúde, Plínio Adry, ressalta a importância de a comunidade receber bem o agente comunitário para atualização de dados cadastrais. A partir da conclusão de todo o processo vai ser possível conhecer as condições sociais e econômicas e os principais problemas relacionados à saúde da comunidade. “Com isso estamos cumprindo também princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS”, afirma o secretário.  
A coordenadora do Núcleo do Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitário, Margarida Amorim, diz que esta é a primeira vez que a Prefeitura realiza um trabalho dessa dimensão em Itabuna, apesar de mais de 21 anos de implantação do Programa de Agentes Comunitários.  Por último, a coordenadora afirma que o município terá cobertura de cerca de 90% quando o cadastramento estiver integralmente concluído ante apenas 31% que apareciam nos registros da Secretaria Municipal da Saúde.

ITABUNA: ENCONTROS DE AMIGOS

O reporter Hélio Fonseca ao lado do Juiz Marcos Vinicius, Jornalista Ederivaldo Benedito,Empresário Carlinhos e o guerreiro Davi.

BRASIL: Governo enfrenta tumulto em debate sobre a Copa


Ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho
Um princípio de tumulto interrompeu durante alguns minutos o debate sobre Copa do Mundo entre o ministro da Secretaria da Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e representantes de movimentos sociais. Integrantes do Sindicato dos Estivadores interpelaram um militante da Frente Independente Popular (FIP), que se identificou apenas como Marcelo, desconfiados de que ele levava ovos para atirar nas autoridades presentes. Marcelo se recusou a abrir a bolsa e houve um princípio de empurra-empurra com gritos dos dois lados. “Eles tentaram me arrastar à força. Perguntei quem eles eram e não quiseram responder. Então, chegaram alguns companheiros e houve trocas de empurrões”, disse Marcelo. O sindicalista Luiz Antônio Buka, da ONG Só Nós da Estiva, disse que sua preocupação era defender as instalações do Sindicato dos Bancários, onde acontece o debate. “Ele já estava tumultuando antes. Isso aqui é nosso, é sindicato que funciona com dinheiro dos trabalhadores.” Alguns jovens na plateia gritaram que havia milicianos e os sindicalistas reagiram, dizendo que são trabalhadores.Depois de poucos minutos o debate foi retomado e transcorre com tranquilidade. Mais cedo, participantes de movimentos sociais questionaram o ministro sobre investimentos do governo. Uma moradora do Horto, na zona sul, onde famílias estão ameaçadas de remoção, reclamou das más condições das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), diante do dado de que a União investiu R$ 825, 3 bilhões em Saúde e Educação desde 2010.

ITABUNA: MORADORES INTERDITARAM BR 101 PARA COBRAR MELHORIAS EM BAIRRO

unnamed (5)

unnamed (4)


Na tarde desta segunda-feira moradores do bairro Santa Clara, em Itabuna, interditaram a BR 101. Os moradores incendiaram um veiculo e usaram entulhos para fechar a BR.

O protesto foi pela péssima condição de estrutura do bairro, e sendo que nesta segunda-feira o governo do estado anunciou o asfaltamento de várias avenidas da cidade.

Segundo os moradores, as avenidas já estão asfaltadas, sendo que a prioridade seria os bairros carentes da cidade.






Mãe de DG diz ter sido ameaçada de morte: 'Ele tinha uma pistola'.

A mãe do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, Maria de Fátima da Silva, afirmou que foi ameaçada de morte na manhã desta segunda-feira (28). Segundo ela, um homem apontou uma arma para ela enquanto andava pela Lagoa Rodrigo de Freitas."Vim caminhando, com a cabeça meio avoada, por causa das consequências, quando eu percebi tinha um carro diminuindo a marcha perto de mim. Eu vi que ele abaixava o vidro, vi que de dentro saia um braço com uma tatuagem, ele tinha uma pistola 360. Eu corri e me escondi atrás do poste", disse ela.Parentes e amigos de Douglas Rafael, conhecido como DJ, participaram da missa de sétimo dia em homenagem ao dançarino, morto na terça-feira (22) na Favela Pavão-Pavãozinho. A ex-mulher de Douglas também irá à delegacia porque foi intimada a depor sobre o caso do dançarino.

Eunápolis: Uma verdadeira carnificina foi instalada no presídio e seis presos queimados vivos por outros detentos em rebelião

Nuvem de fumaça parte de dentro do presídio (Foto PM).



Cenas captadas pelas câmeras do presídio de Eunápolis.
Os corpos, ainda não divulgados, foram encaminhados para o IML de Porto Seguro.




Seis presos foram mortos por outros detentos, em uma rebelião no presídio de Eunápolis nesta segunda-feira (28). Pelos menos oito feridos foram levados para o Hospital Geral.Atingidos por pedras, dois policiais militares receberam atendimento do Samu. Os mortos, em sua maioria presos acusados de estupro, foram amarrados a colchões e queimados. Os corpos, ainda não divulgados, foram encaminhados para o IML de Porto Seguro.
Por volta das 17h30, a rebelião foi contida por cerca de 50 policiais. A ala onde ocorreu a rebelião foi totalmente destruída e queimada.
Representantes da Polícia Militar, junto com o superintendente de gestão prisional da SEAP e o diretor do presídio decidem o local para onde os presos serão encaminhados, pois a ala não tem condições de abrigar os detentos.
De acordo com o major Cléber Santos, comandante da 7ª CIPM, a PM foi convocada para dar apoio a uma revista que seria feita nas celas da unidade prisional, o que provocou revolta no momento da fiscalização por volta de 9h30. “Cerca de 350 presos quebraram o pátio todo”, diz o major.

BRASIL: Barbosa rejeita crítica de Lula ao processo do mensalão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, repudiou as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao julgamento do mensalão. “Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte de Justiça do País. A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça”‘, afirmou. Relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa disse que a tramitação do processo foi “absolutamente transparente”. “Pela primeira vez na história do tribunal, todas as partes de um processo criminal puderam ter acesso simultaneamente aos autos, a partir de qualquer ponto do território nacional, uma vez que toda a documentação fora digitalizada e estava disponível na rede.” O ministro acrescentou que as cerca de 60 sessões consumidas com o julgamento foram públicas, com transmissão ao vivo pela TV Justiça. “Os advogados dos réus acompanharam, desde o primeiro dia, todos os passos do andamento do processo e puderam requerer todas as diligências e provas indispensáveis ao exercício do direito de defesa.”

BUERAREMA: DOIS ÍNDIOS EXECUTADOS

Nesta segunda-feira um duplo assassinato na fazenda Surubim, que fica na região de Santaninha, próximo a Olivença. As vitimas foram o ex-vereador e índio, Antônio Raimundo dos Santos e o seu filho de nome não revelado.

Segundo informações, Antônio Raimundo foi morto quando estava saindo de uma fazenda. Ele estava acompanhado do filho, de 27 anos, que também foi alvo dos pistoleiros.

Segundo o jornalista Fábio Roberto, foram ouvidos os estampidos de mais de 15 disparos. Ainda não se sabe o que motivou o crime.
A Polícia Federal juntamente com o DPT de Ilhéus já se deslocaram para o local do fato.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

O ESPORTE FEZ A FESTA NO KM 3 DE BUERAREMA



Nesse domingo, 27, a decisão do 2º Campeonato da Farinha, fez a festa do esporte no KM 03 de Buerarema, com a presença de um grande numero de torcedores que vibraram com suas equipes durante e depois do encerramento da partida entre Força Jovem (Santa Helena) X Rua Itabuna.
equipe campeã

depois de um empate sem gols, a equipe do Santa Helena sagrou-se campeã ao bater a Rua Itabuna nas penalidades, por um placar de 4 X 3.

 A Fanfarra FAMUCCEO e a charanga OS BOYS abrilhantaram o evento, a Policia Militar garantiu a segurança no local que não contou com nenhuma ocorrência. Os comerciantes e vendedores ambulantes ao mesmo tempo que vendiam suas mercadorias se contagiavam com uma festa jamais observada naquele local.

Alcântara Pellegrini e o prefeito Guima Barreto
O prefeito Guima Barreto se fez presente durante todo o evento recebendo a todos os convidados, entre eles o desportista itabunense Alcântara Pellegrini, que representou o vereador de Itabuna Aldenes Meira, que deu o nome ao Troféu de Campeão.

"Estamos trabalhando para promover muito o mais esporte, principalmente nos bairros, o futebol é a modalidade mais praticada pelos nossos desportista, investir em esporte é promover a integração social" disse Guima Barreto.

SALVADOR: Guarda Municipal participa de simulado para a Copa do Mundo

A Guarda Municipal de Salvador (GMS) foi uma das entidades participantes do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), encerrado na quinta-feira, com um simulado na Arena Fonte Nova. O curso, com carga horária de 40h, teve como intuito integrar forças e preparar as equipes para o gerenciamento de incidentes de grandes proporções. Também estiveram presentes a Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e Polícia Federal. De acordo com a GM Carolina Santana, participante do curso, a capacitação é de extrema importância para garantir o sucesso do setor de segurança no evento. “A integração dos órgãos é fundamental para o sucesso das ações que possam ser realizadas em eventos como a Copa. Os agentes de todas as forças precisam estar alinhados e com pleno conhecimento dos respectivos papeis para atuação em eventos com grande concentração de pessoas”, pontuou.

BRASIL: Dilma elogia Daniel Alves e diz que Brasil quer Copa sem racismo



Dilma apoiou gesto de jogador baiano
A presidenta Dilma Rousseff elogiou hoje (28), pelo Twitter, a atitude do jogador brasileiro Daniel Alves, que ontem, em uma partida pelo Barcelona, foi vítima de um episódio de racismo. Alves  se preparava para uma jogada, quando a torcida atirou uma banana no campo. O jogador descascou e comeu a fruta. “O jogador Daniel Alves deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. Diante de uma atitude que infelizmente tem se tornado comum nos estádios, Daniel Alves teve atitude”, escreveu a presidenta em sua conta pessoal da rede social (@dilmabr). Ela também citou a campanha #somostodosmacacos, lançada pelo também jogador Neymar, em apoio a Daniel Alves. Neymar fez fotos ao lado do filho comendo uma banana, postou nas redes sociais, e o gesto passou a ser repetido por milhares de internautas. “Neymar lançou a campanha #somostodosmacacos para mostrar que temos todos a mesma origem e que nada nos difere, a não ser nossa tolerância com o outro”. A presidenta voltou a defender o combate ao racismo no futebol e disse que a Copa do Mundo, que o Brasil vai sediar a partir de junho, terá como bandeira o enfrentamento da discriminação racial. “Vamos mostrar que nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos. #CopaSemRacismo”, escreveu Dilma.

BAHIA: PF FLAGRA TROCA DE MENSAGENS ROMÂNTICAS ENTRE LUIZ ARGÔLO E DOLEIRO

830_alberto_youssef


Da Revista “Época”.

O relatório da Operação Lava Jato da Polícia Federal contém uma afetuosa troca de mensagens eletrônicas entre o doleiro Alberto Youssef e o deputado Luiz Argôlo (SSD-BA).

Eis a transcrição literal da conversa interceptada pela PF às 8h33 do dia 28 de fevereiro deste ano.

Argôlo: Bom dia.
Youssef: Bom dia.
Argôlo: Você sabe que tenho um carinho por vc e é muito especial.
Youssef: Eu idem.
Argôlo: Queria ter falado isso ontem. Acabei não falando. Te amo.
Youssef: Eu amo você também. Muitoooooooooo<3
Argôlo: Sinto isso. E aí já melhorou?? Melhorou???
Argôlo: Por favor me diga alguma coisa.

SALVADOR: Documentário apoiado pela Prefeitura é premiado nos EUA



Equipe responsável pelo documentário Jonas e o Circo Sem Lona
Um dos projetos apoiados pelo edital Arte em Toda Parte, promovido pela Prefeitura do Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), é um dos ganhadores do TFI Latin America Media Arts Fund 2014. O documentário baiano Jonas e o Circo Sem Lona, da Plano 3 Filmes e direção de Paula Gomes, foi um dos agraciados pela premiação promovida pelo Tribeca Film Institute (TFI), uma organização de apoio as artes criada pelo ator norte-americano Robert de Niro, em Nova Iorque. A filmagem foi realizada durante um ano na Região Metropolitana de Salvador e a história gira em torno do garoto Jonas, de 13 anos, que sonha em manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa. Ao mesmo tempo, Jonas enfrenta o grande desafio de crescer. É também muma reflexão sobre o fim da infância e o que as pessoas fazem com os próprios sonhos. A obra, inclusive, foi exibida gratuitamente na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, no último dia 14.

BRASIL: Petrobras pede arbitragem contra ANP para campo de Lula

A Petrobras decidiu entrar em arbitragem contra a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) para obter a separação de áreas do campo de Lula, na Bacia de Santos. A decisão aconteceu após dois pedidos formais direto à ANP, em 2011, para que a área fosse dividida em dois campos diferentes, de Lula e Cernambi. A agência reguladora negou os pedidos, à época, e se pronunciou contra a realização da arbitragem, considerada “ilegal”. O pedido de arbitragem visa reduzir o valor devido pela Petrobras à agência no pagamento de “participações especiais” referentes à produção de Petróleo na área. De acordo com a agência, o valor chegaria a R$ 50 bilhões em 35 anos. A cobrança é prevista em contrato e ocorre nas áreas de exploração em que há grande rentabilidade da produção. A estatal entrou com pedido de arbitragem junto à Câmara de Comércio Internacional, sediada em Paris. Em nota, a Petrobras afirma que “buscou tentativas de conciliação na via administrativa, sem êxito”. O comunicado informa ainda que a arbitragem estava prevista no processo de concessão, realizado sob confidencialidade.

ITABUNA: PREFEITURA MANDA RETIRAR FAIXAS DE GERALDO E THIAGO

unnamed (3)

Em Itabuna o grupo do PT está bastante insatisfeito com o governo do prefeito Claudevane Lite (PRB). Segundo informações, a insatisfação é pelo fato da prefeitura retirar várias faixas que o deputado federal Geraldo Simões (PT), e o pré-candidato a deputado estadual Thiago Feitosa (PSL), colocaram em vários pontos da cidade.

As faixas estavam saudando e agradecendo ao governador Wagner (PT), pela liberação de recursos para o asfaltamento de várias avenidas do centro de Itabuna.

A queixa foi maior, pelo fato de ter deixado apenas as faixas do deputado federal Márcio Marinho (PRB).

BAHIA: Procon autua 32 agências bancárias em 12 dias de fiscalização

Das 51 agências bancárias fiscalizadas no período de 14 a 25 deste mês, em Salvador, o Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), autuou 32, por diversas irregularidades como recusa para efetuar pagamento no caixa quando a quantia/valor é abaixo de R$ 700 e R$ 1 mil, descumprimento da lei dos 15 minutos e indisponibilidade de senha eletrônica para o devido registro e controle dos horários de atendimentos aos consumidores, uma vez que o terminal de senha não se encontrava em funcionamento. Os fiscais também constataram ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), descumprimento do prazo máximo de espera estabelecido na legislação (25 minutos), dia seguinte a feriado prolongado, falta de divisórias opacas nos caixas de atendimento e de maquineta para retirada de senhas em local visível. Além disso, recusa para efetuar pagamento quando se deve digitar os numerais (quando o leitor óptico não realiza a leitura), indisponibilidade de caixas (auto atendimento) exclusivos para atendimento preferencial, ausência de dois seguranças, no mínimo, nos caixas eletrônicos 24 horas e não autenticação da senha do consumidor com o horário de atendimento final.

ILHÉUS: CARRO DA PREFEITURA COM “PANE SECA”

unnamed (2)


Na manhã desta segunda-feira durante a visita do governador Wagner (PT) a prefeitura de Ilhéus um carro do governo municipal causou um grande transtorno.

O carro deu uma pane seca e pelo fato da rua ser apertada, com capacidade de apenas um carro, foi preciso alguns guardas municiais empurrarem o veiculo.

O veiculo com pane seca causou um pequeno engarrafamento e deixou o governador Wagner chateado e o prefeito Jabes Ribeiro (PP), envergonhado.

sábado, 26 de abril de 2014

RESULTADO LOTERIA FEDERAL DO BRASIL

                                          EXTRAÇÃO 4.861                                                    

                                             Varginha / MG                                        
                                       SÁBADO 26/04/2014                                   
1º) 1 3. 6 9 6
2º) 2 7. 7 8 9
3º) 1 4. 1 9 2
4º) 1 0. 8 5 6
5º) 8 3. 1 5 8

VANE COM POUCO PRESTÍGIO COM SEUS LIDERADOS EM ITABUNA


Nesse sábado, 26, o prefeito Claudevane Leite participou de um evento de posse da nova executiva do partido( PRB ) ao qual pertence, e mesmo com a divulgação, não foi observado um numero satisfatório de presentes, deixando  as autoridades presentes e o próprio prefeito muito preocupado com a falta de prestígio, acendendo assim uma luz "amarela" no governo. Foi observado um grande atraso  para iniciar o evento na esperança que o público comparecesse, como isso não aconteceu foi feita a abertura, com um público considerado muito pequeno.

SAÚDE NA BAHIA CONTINUA EM ESTADO DE CALAMIDADE; POR FALTA DE MÉDICO BEBÊ MORRE EM TRABALHO DE PARTO FEITO NA CALÇADA DE HOSPITAL



Uma mulher deu à luz na recepção do Hospital Maternidade Luís Argôlo, em Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador) no Recôncavo baiano. 

O parto improvisado, que aconteceu por volta das 6h30 da manhã deste sábado, 26, e foi feito por outros pacientes e pessoas que aguardavam atendimento no local, mas o bebê não resistiu e morreu. O Hospital é administrado pela Santa Casa de Misericórdia e passa por problemas financeiros e estruturais, além da falta constante de médicos. 
Maria Jamile de Jesus Santos, de 20 anos, estava grávida de seis meses e chegou ao hospital por volta das 4h da madrugada, Maria Antônia de Jesus Santos, mãe da jovem, contou que ela estava sentada em um banco da recepção e começou a sentir muitas dores por volta das 6h. Às 6h30, já sangrando, entrou em trabalho de parto, que teve que ser feito no chão, pois não havia médico e nenhum enfermeiro do hospital se prontificou a colocar a gestante em uma maca ou levá-la para enfermaria. "A criança morreu por falta de cuidados depois que nasceu, pois estava viva. Só depois que a polícia chegou foi que apareceram alguns funcionários que a levaram para uma sala", contou. Ela informou ainda que a filha procurou atendimento no Hospital Maternidade na noite de sexta-feira, 25, mas a mandaram voltar na manhã de sábado, quando haveria um médico plantonista. "Mas isso não aconteceu. Não tinha nenhum médico hoje", denunciou. Em entrevista a uma rádio local, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Aurelino Reis, explicou que o médico plantonista faz pós-graduação em Salvador e não pôde cumprir o horário do plantão que terminou no sábado. "Ele se ausentou na noite de sexta-feira. Tentamos substitui-lo, mas não achamos um médico que pudesse fazer o plantão deste fim de semana. Estamos tentando corrigir o problema desde que fizemos o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, em novembro. Mas há dificuldades de achar médico para o fim de semana. Fui pessoalmente na casa de um médico, que atendeu na sexta-feira, mas não pôde ficar de plantão no sábado. Estamos nos esforçando para que isso não aconteça", garantiu. Aurelino Reis afirmou ainda que a Santa Casa passa por dificuldades financeiras e não recebe ajuda do Estado ou da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus. O único repasse que a prefeitura faz é de R$ 30 mil, referente aos serviços do SUS que a Santa Casa executa. "Fora isso, não recebemos nenhuma ajuda da prefeitura ou do governo do Estado. Eles pagam pelos serviços que a Santa Casa executa", lamentou. O provedor informou ainda que a Santa Casa tem um déficit mensal com obstetrícia de mais de R$ 225 mil. São realizados 197 partos por mês. "Gastamos R$ 1.475,21 para executar cada parto normal. Recebemos R$ 443,50. Em cada parto normal, há um déficit de R$ 1.031. Com cesárea, o déficit é de R$ 1.347. A Santa Casa é um comércio de saúde e as dificuldades são grandes quando não recebemos ajuda", salientou.

fonte  (A Tarde)

Papas João Paulo II e João XXIII se tornam santos neste domingo.

Cartazes anunciam a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II no Vaticano (Foto: Filippo Monteforte/AFP)

Cerca de 800 mil peregrinos são esperados em Roma neste fim de semana para a cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, que será realizada a partir das 10h locais (5h de Brasília) na Praça São Pedro, no Vaticano. A canonização dupla será especial por reunir em um único evento a “presença” de quatro Papas – os dois que serão canonizados, o Papa Francisco, e o Papa emérito Bento XVI, que estará presente.
Ambos os pontífices, cuja bondade e carisma fizeram com que após sua morte fossem solicitadas suas beatificações por aclamação, atravessaram nos últimos anos um complexo processo de canonização, requisito “sine qua non” para se tornar um santo católico.Os dois futuros santos estão tão próximos no tempo que suas causas se entrelaçam, até o ponto de o segundo deles, João Paulo II, ter sido o encarregado de decretar as "virtudes heroicas" e a beatificação de João XXIII. Juntos, eles simbolizam a abertura para o mundo e a confiança de ser católico: faces complementares nas quais o Papa Francisco se reconhece.
João Paulo II será canonizado apenas nove anos após sua morte, em 2005. O segundo milagre atribuído ao polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, foi reconhecido pelo Vaticano em julho do ano passado.  Já João XXIII, que foi papa entre 1958 e 1963, será canonizado com apenas um milagre comprovado.
A cerimônia de canonização terá os mesmos moldes de uma missa e será mais simples, sóbria e sem extravagâncias, segundo o Vaticano. Em 2011, a beatificação de João Paulo II, feita por Bento XVI, durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão, reunindo 1,5 milhão de fiéis na praça e arredores, segundo a polícia de Roma.
O Papa Francisco chegará à praça com uma procissão ao ritmo da ladainha dos santos. E, diante dos gigantes retratos dos dois papas exibidos na fachada da Basílica do Vaticano, pronunciará as palavras que ficarão gravadas para sempre no "registro celestial", daqueles a que todos os católicos são convidados a orar pedindo ajuda para sua vida terrena.
Francisco concelebrará uma missa solene com cinco prelados, entre eles o bispo de Bergamo (cidade natal de João XXIII), Francesco Beschi, e o ex-secretário particular do papa João Paulo II e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz. Leia mais: http://g1.globo.com/

Ocorrências do 15º Batalhão da Polícia Militar


ITABUNA
8.1 VEÍCULO ABANDONADO
Por volta das 10h10 do dia 25/04, uma Guarnição PM por determinação do CICOM deslocou até a rua São Geraldo, no bairro Novo Lomanto, e lá no matagal próximo, foi encontrado abandonado o veículo tipo motocicleta JTA/Suzuki EN 125 YES de placa policial JRD-4180, a qual foi apresentada no plantão policial.

8.2 AGRESSÃO FÍSICA
Por volta das 09h do dia 25/04, uma Guarnição PM encontrava-se no Posto Policial do Centro Comercial, quando foram procurados pelo adolescente J. F. D. A. N., junto com a sua genitora alegando que teria sido agredido fisicamente pela pessoa de EDIRNEI JESUS DE ARAUJO. Vítima e acusados foram apresentados no CPI. 

8.3 APRESENTAÇÃO DE ARMA DE FOGO
Por volta das 10h30 do dia 25/04, uma Guarnição PM estava em ronda no Centro da cidade quando populares informaram a Guarnição que havia ocorrido um assalto na Ótica V. com disparo de arma de fogo e possivelmente uma vítima alvejada, ao chegar no local a Guarnição encontrou funcionários e clientes em pânico no interior da loja, a vidraça da vitrine dos óculos quebrada e vestígio de sangue no piso, a arma de fogo tipo revólver Cal. 38, marca Taurus, nº 515372, com cabo de madeira e oxidado, estava no local, com cinco munições, sendo duas capsulas deflagradas e três intactas, diligência foi empreendida no intuito de localizar o indivíduo, mas sem êxito. A arma foi apresentada no CPI. 

8.4 DESACATO
Por volta das 16h do dia 25/04, uma Guarnição PM deslocou até a rua São Mateus, bairro Califórnia, pois um vizinho informou a Guarnição que estava havendo uma agressão no local, ao chegar a suposta vítima disse que não havia sido agredida, mas o conduzido CELSO DIONÍSIO DOS SANTOS ao perceber a presença da polícia começou a desacatar a Guarnição. CELSO DIONÍSIO DOS SANTOS foi apresentado no CPI. 

8.5 HOMICÍDIO/ LESÃO CORPORAL 
Por volta das 22h12 do dia 25/04, o CICOM foi informado que na Vila da Paz, BR 415, proximidades da Churrascaria Los Pampas, havia uma vítima de arma branca, foram deslocadas Guarnições para o local, que constataram a informação, o SAMU foi acionado e confirmou o óbito de SIDNEI JANUÁRIO DOS SANTOS, 37 anos, que residia na Vila da Paz, BR 415, em frente ao Macro, o mesmo foi vítima de golpes de faca. No local ainda foi constatado o espancamento de ERLANE DE JESUS DA SILVA, 20 anos, que foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para o HBLEM. 

8.6 LESÃO CORPORAL
Arma de fogo
Por volta das 23h02 do dia 25/04, o plantão de guarda da emergência do HBLEM, informou ao CICOM que deu entrada naquela unidade hospitalar EMMANUEL CHAVES SOUZA, 28 anos, alvejado na boca por um disparo de arma de fogo, o mesmo informou que é caminhoneiro e se encontrava no Posto de Combustível A. quando ouviu um estampido onde foi atingido, o mesmo chegou no hospital como carona em uma motocicleta. O autor do disparo não foi identificado. 

Índio assassinado em Ilhéus

Um índio da tribo Tupinambá, identificado como Luiz, foi assassinado a tiros, quando dormia, na madrugada deste sábado (26), na Vila Santana, município de Ilhéus. Segundo um sobrinho da vítima, o seu tio não tinha inimigos, mas recentemente o antigo proprietário da fazenda, esteve no local, retirou alguns cachos de banana e depois foi embora. "A gente não quer julgar, mas foi muito estranho", declarou. O levantamento cadavérico ainda não foi efetuado, já que o DPT de Ilhéus, depende de alguns trâmites legais, principalmente a liberação por parte da Funai- Fundação Nacional do Índio, o que ainda não foi feito.

Engenheiro teixeirense morre em acidente na BR-101

O grave acidente automobilístico aconteceu na tarde desta sexta-feira (25), na altura do Km-899 da rodovia BR-101, próximo ao acesso do distrito de Rancho Alegre, em território do município de Caravelas e envolveu três veículos, sendo um caminhão Mercedes Benz, modelo 2425, licença de Cariacica/ES., um Volkswagen Gol, de cor prata, placa OUV-8234 e um Fiat Doblô, de cor branca, placa policial NZJ-2625, pertencente à Prefeitura de Caravelas. A caminhão seguia de Teixeira de Freitas rumo ao Espírito Santo, enquanto os veículos menores faziam o trajeto inverso. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão, esse que fugiu do local, teria forçado uma ultrapassagem e acabou chocando-se inicialmente no Doblô e depois no Gol. O motorista do Doblô, que por causa de seus ferimentos não teve o nome levantado, foi socorrido e permanece internado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Já no Gol viajava Carlos Luiz Rocha Júnior, que era engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Teixeira de Freitas (CREA) e dono da Prevcom, empresa especializada em Segurança do Trabalho, esse que morreu no local. O próximo passo da polícia é identificar o condutor do caminhão e tentar saber dele os motivos que o levaram a fugir do local sem pelo menos tentar prestar socorro às vítimas.

ITABUNA: DEPUTADO CORONEL SANTANA DESCONHECE “BANCO DE SANGUE” DA SANTA CASA

Coronel Santana

Parece que o deputado estadual Coronel Santana (PTN),não conhece muito a realidade de Itabuna. Ele encaminhou a Secretaria de Saúde da Bahia e a Hemoba indicação requerendo a instalação de uma unidade hemoterápica na cidade de Itabuna.

Na matéria enviada para a imprensa, ele justificou que Itabuna é uma das cidades mais expressivas da região Sul da Bahia, sendo uma importante base de serviços públicos essenciais atendendo a população local e de áreas circunvizinhas.

“Mesmo com tanta potencialidade o município ainda não dispõem de um posto hemoterápico e hematológico para doação, coleta e processamento de sangue.”.

Porém, ele deveria saber que no município existe o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna (SCMI). Sendo que é parceiro do Hemoba, prova disso é que nos dias 16,17,18 de maio o Hemoba estará no Hospital Manoel Novaes realizando cadastro para doação medula óssea.

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA: PACIENTES TÊM QUE EMPURRAR MICROÔNIBUS

unnamed

unnamed (1)


Na manhã desta sexta-feira em Itabuna um microônibus da prefeitura São José da Vitória apresentou um problema mecânico e precisou ser empurrada pelos pacientes, que estavam no veículo.


O microônibus transporta pacientes de São José da Vitória para Itabuna, mas os próprios pacientes empurraram o veiculo sob o sol forte, na J S Pinheiro.

Parece que prefeito Dute (PT), não tem muita capacidade como gestor, pois enquanto pacientes tem que empurrar o microônibus da prefeitura, o seu governo gastou R$ 30.500(Trinta mil e quinhentos reais), na realização de uma cavalgada e vai gastar com combustíveis automotivos o valor de R$ 1.245.650,00 ( um milhão e duzentos e quarenta e cinco mil e seiscentos e cinqüenta reais).

Educadores discutem alfabetização na Rede Municipal de Ensino de Itabuna

Exibindo Encontro com educadores  em Itabuna  - Foto  Wilson Oliveira (3).jpg



Exibindo Encontro com educadores  em Itabuna  - Foto  Wilson Oliveira (3).jpg

Palestras e oficinas marcaram o Encontro de Alfabetização da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna ocorrido nesta sexta-feira, 25, no Campus II da Unime. De acordo com o Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), a ideia do encontro nasceu da necessidade de discutir com os professores da rede municipal sobre o processo de aprendizagem que ocorre com os alunos dos Ciclos de Formação Humana – CIN I e CIN II, que correspondem ao 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Na abertura do encontro, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, disse aos educadores que é chegado o momento da Rede, efetivamente, ocupar-se da aprendizagem dos alunos. “Pois, é lugar comum a ideia de que ensinar compete ao professor e aprender compete ao aluno. Isso aponta para a necessidade de uma mudança de concepção do que verdadeiramente são atribuições dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. É preciso que entendamos de que não há ensino se não acontecer a aprendizagem”, afirmou a secretária.
A diretora do Departamento de Educação Básica, Márcia Lima, destacou que a proposta do encontro caracterizou-se por um momento de reflexão sobre o aprender, como esta ação acontece internamente nos alunos e quais os mecanismos que os professores podem utilizar para suscitar e/ou mediar este processo nos seus educandos, não apenas no momento inicial da alfabetização, mas e principalmente, em como dar continuidade ao mesmo durante o segundo ciclo de aprendizagem. “O que pretendemos é instigar o professor a gerenciar o processo de ensino, através de reflexões e atividades práticas, visando construir um perfil alfabetizador”, disse.
No turno matutino, o Encontro contou com a participação dos professores Arsênio Carmona e Genigleide Santos da Hora, que abordaram “Os aspectos neurológicos do aprender e do não aprender”. Num segundo momento, a pedagoga Rita Prudente falou sobre “As diversas linguagens como expressões promotoras da aprendizagem”. Além de uma plenária, dois momentos culturais também fizeram parte da programação, com a participação do Coral da Escola Ação e Cidadania e do Grupo de Dança Maktub.


BAHIA: Caso de advogada ameaçada por vereador tem primeira audiência


Advogada Iva Caroline
Na próxima quarta-feira (30) acontece no Fórum de Olindina, a 200 Km de Salvador, a primeira audiência do caso da advogada Iva Caroline, que acusa o presidente da Câmara de Vereadores de Crisópolis, no Nordeste baiano, Denycarlos Nicolau dos Santos, de tê-la ameaçado de morte. O motivo seria a atuação profissional da advogada num processo judicial que envolve o parlamentar e que já dura quatro anos. Iva, que milita no distrito judiciário de Crisópolis, cuja sede é em Olindina, só entra ou sai dos dois municípios com escolta da Polícia Militar. De acordo com a advogada, no dia 10 de fevereiro o vereador, conhecido na região como Dei de Delfino, teria lhe mandado um recado ameaçador. Denycarlos teria dito que “se ela queria briga, teria briga” e que ele havia acabado de sair da casa de um cigano, frisando que “a partir daquele momento, o assunto seria tratado pelo cigano”. Segundo Iva, a ameaça foi feita após o vereador ter recebido uma intimação da Justiça para pagar a quantia de R$ 70 mil, em decorrência do processo judicial no qual a advogada atua. Ela prestou queixa à policia. O vereador nega as acusações. No dia 26 de março, o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, e o vice-presidente Fabrício de Castro, acompanharam a advogada em reuniões com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e com o procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel, para pedir empenho e celeridade na investigação. A Policia Civil já concluiu o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o caso agora está na Justiça.