sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CLIENTELA FIEL COMEMORA OS 83 ANOS DO CABOCLO ALENCAR



Os 83 anos do Caboco Alencar, que há mais de meio século comanda o ABC da Noite, boteco que é reduto da boêmia itabunense -ou do que restou dela- serão comemorados neste sábado, com uma festa no Beco do Fuxico, célebre viela da qual o ABC é referência.
A festança, que começa às 10 horas do sábado (2 de fevereiro), terá som mecânico com marchinhas dos carnavais de antigamente e show da banda Charanga Elétrica de Itajuípe, especialmente convidada para o ágape, além de homenagens ao Caboco Alencar.
Alencar Pereira, nome que o Caboco recebeu na pia batismal em Sorocaba, no interior paulista, itabunense de coração desde que aportou em terras grapiunas ainda menino, chega aos 83 anos em plena forma, tanto nas tiradas espirituosas quanto nas batidas de sabor inigualável, que fazem do ABC um boteco único, que nem se dá ao luxo de oferecer uns tira-gostos à sua legião de acólitos.
O ABC da Noite foi tombado pela Prefeitura de Itabuna em 2013, mas o Caboco segue firme, para alegria dos amigos que batem ponto no boteco para saborear as batidas (quem quiser tira-gosto que leve ou se acerte com outra legenda, Dedé do Amendoim), e para um bate papo, onde política, religião e futebol convivem pacificamente. Às vezes, mais ou menos pacificamente.
A festa dos 83 anos do Caboco Alencar é realizada pela Associação dos Amigos do Caboco (sim, o mestre das batidas tem até Associação!), com o apoio da FICC, ACATE, Associação dos Blocos de Carnaval de Itabuna (viúvas do quase-carnaval de Vane), Bloco Pó de Giz e da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., a gloriosa e beberosa Alambique.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ APREENSÃO DE ALIMENTOS DESCONGELADOS EM SUPERMERCADOS

Produtos apreendidos em supermercado na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Mirante, na última quarta, pelos fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna (Foto Divulgação).

A Vigilância Sanitária de Itabuna apertou o cerco a supermercados que insistem em degelar e, logo após, refrigerar mercadorias. A prática representa riscos à saúde e pode mascarar produtos estragados.
Após a apreensão de mais de 65 quilos de produtos como queijo, presunto, milho verde, ervilha no Supermercado Meira, na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Mirante, há pouco os fiscais da vigilância deram batida no supermercado Carisma, no Santo Antônio. Lá, foram apreendidos 80 quilos de frangos inteiros, 12 quilos de peito, coxa e sobrecoxa de frango e 3 quilos de hambúrguer descongelados.
Os técnicos da Vigilância Sanitária afirmam que produtos que sofrem degelo não podem mais ser refrigerados. Apesar desta ameaça ao consumidor, supermercados reaproveitam gêneros alimentícios da área de frios, refrigerando-os após degelo. Consumidores de Itabuna podem denunciar estabelecimentos à Vigilância Sanitária, acionando o número 73-3617.9169.

SALVADOR: Recadastramento do Passe Livre começa no dia 10

O recadastramento do cartão “Passe Livre”, benefício que garante a pessoas com deficiência e idosos acesso ao transporte público gratuitamente, será iniciado no dia 10 de fevereiro, com encerramento previsto para o dia 10 de maio. O procedimento é realizado na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT, situada na avenida Newton Vieira, bairro Caseb, em frente ao Boulevard Shopping. Devem comparecer para o recadastramento os deficientes físicos que não o fizeram em 2013, visto que a validade do cartão neste caso é de três anos. O cadastramento de novos usuários também estará sendo realizado durante o período. Diariamente, serão distribuídas 150 senhas, obedecendo a ordem de chegada. O diretor de Planejamento e Estatísticas da SMTT, José Carlos de Cerqueira Bacellar, informa que o prazo foi estendido visando atender com conforto e tranquilidade todos os usuários. “Estamos orientando as pessoas no sentido de que não há necessidade de grandes filas, de tumultuo, pois há tempo hábil para atender a todos”, observa. Atualmente, mais de seis mil pessoas são contempladas com o benefício. Para o recadastramento são necessários: comprovante de endereço atualizado e documentos pessoais  - carteira de identidade e CPF, além da cópia do relatório médico atualizado emitido em Feira de Santana com o número do Código Internacional de Doença – CID. Já aqueles que estão se cadastrando pela primeira vez também devem levar duas fotos 3×4.

ITABUNA: ALDENES MEIRA PROMETE MARCAÇÃO CERRADA CONTRA CLAUDEVANE LEITE

1656430_809906919026599_1902979320_n

O presidente da câmara de vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PC do B), esteve nesta semana com a secretária de governo Cleide Oliveira. O edil manifestou sua insatisfação com o prefeito Claudevane Leite (PRB).

Claudevane Leite vetou o projeto de autoria de Aldenes, que concedia a meia passagem aos domingos no município.

Aldenes Meira declarou que o veto do prefeito será derrubado na câmara e que o governo terá dificuldade para aprovar projetos no legislativo. E mandou o recado, existe a possibilidade de criação de Comissão Especial de Inquérito para investigar o governo.

ITABUNA: HOSPITAL DE BASE NÃO CONSEGUE COMPRAR MEDICAMENTOS A “PRAZO”

A situação do Hospital de Base de Itabuna é complicada, a direção do hospital tentou comprar soro a prazo, mas nenhuma empresa teve coragem de vender.

Foi sugerida a alternativa do diretor Paulo Bicalho, ou a diretora Mirian Paranhos, deixar um cheque pessoal como forma de garantia de pagamento.

Os diretores do hospital não aceitaram a alternativa e a o hospital continua com poucos medicamentos para o atendimento clinico. Outros hospitais estão emprestando os medicamentos.

IBICUÍ: POSTOS DE SAÚDE FECHADO NO MÊS DE DEZEMBRO.

psf

Em Ibicuí o atendimento nas unidades básicas de Saúde foi suspenso no mês de dezembro. Isso porque os funcionários ganharam folga.

A prefeita Gilnay Santana (PTN), foi bastante criticada por conta desta situação. O vereador Lega Alves (PV), declarou que mesmo fechados, o recurso para os postos de saúde foram enviados para a prefeitura.

Por conta disso ele pretende apresentar um projeto na câmara proibindo o fechamento dos postos de saúde do município.

ITAPÉ: PREFEITURA INICIA PAGAMENTO DA FOLHA DE JANEIRO E REFORMA ESCOLAS.

pd

O prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), anunciou nesta quinta-feira 30/01, o início do pagamento da folha de janeiro dos funcionários do município, assim como uma série de medidas e ações em varias áreas.

Ainda nesta quinta-feira 30, estarão recebendo os salários os funcionários da Administração, concursados, nomeados internos e saúde concursados.

No dia 05/02 será a vez dos funcionários da Educação/Fundeb professores e apoio. Já no dia 10/02 será creditado os salários de nomeados e contratados.

AÇÕES DA PREFEITURA

O município esta gastando aproximadamente 10 mil reais no conserto do motor da Moto Niveladora (Patrol). Nos próximos dias esta máquina entrará em funcionamento e irá trabalhar na recuperação de ruas e das estradas da zona rural.

O município também comprou mais uma roçadeira elétrica e, já teve inicio o trabalho de roçagem das margens da pista que liga Entroncamento a Itapé. Em seguida será feita a roçagem das escolas, postos médicos e da creche.

A prefeitura também iniciou a reforma das escolas da Rede Municipal, que já foram dedetizadas visando o início das aulas no fim de fevereiro.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ITAJUÍPE: PREFEITURA ASSINA ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE ABRIGO

A Prefeitura de Itajuípe se comprometeu a concluir, no prazo de 90 dias, a instalação do abrigo para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, após ter sido cobrada pelo Ministério Público da Bahia em reunião realizada com a promotora de Justiça Lívia Luz Farias.

De acordo com um termo de compromisso entregue à promotora pela secretária de Assistência Social da cidade, Cadja Nunes Soares, o abrigo deve acolher 20 crianças e adolescentes, que contarão com assistência médica, psicológica e social.

O acordo foi firmado após encontro realizado no fórum do município, no qual foi discutida a rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social na cidade, com a participação da prefeita Gilka Badaró (PSB), do procurador municipal Fernando de Sá Hage e do conselheiro tutelar Antônio Ricardo dos Santos Melo.

ITABUNA: PREFEITO FICARÁ APENAS 10 DIAS DE FÉRIAS

Vane-do-Renascer-entrevista-1-abertura-Foto-Gabriel-Oliveira

Enganou-se quem esperava que o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), fosse deixar o cargo para tirar férias por 30 dias. Informações do QG do prefeito é que o mesmo sairá de férias apenas 10 dias.

O prefeito deverá sair de férias de 6 a 16 de fevereiro, já no dia 17 ele estará na cidade para a reabertura e apresentação da mensagem ao Legislativo.

Resta saber se o vice-prefeito Wenceslau (PC do B), assumirá o cargo com a ausência do alcaide.

BAHIA: PAULO SOLTO DEFINE CANDIDATURA

400x267xMAX_0144.jpg.pagespeed.ic.GjWr0E_0JC

Nesta quinta-feira o ex-governador Paulo Souto (DEM), vai participar de uma reunião com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Na reunião ficará definido quem será o candidato ao governo pela oposição.

Paulo Souto tem apresentado resistência em ser candidato ao governo, mas a pesquisas tem colocado ele em uma situação confortável e o candidato mais forte da oposição.

Caso Paulo Souto não aceite ser candidato, provavelmente o escolhido será Geddel Vieira Lima (PMDB).

ITABUNA: JOILSON ROSA DECLARA APOIO A DAVIDSON MAGALHÃES

1618494_3711112394118_308301464_n

Em Itabuna o vereador Joilson Rosa (PROS) está demonstrando que não vai seguir a cartilha do eu partido. Já que nesta semana ele declarou que o seu candidato a deputado federal será o comunista Davidson Magalhães (PC do B).

Joilson Rosa já tinha declarado que o seu candidato a deputado estadual seria o comunista Aldenes Meira (PC do B).

O vereador deixou o PSDC para se filiar no PROS, mas em pouco tempo comprovou que é carreira solo.

ITAPÉ: GERALDO VISITA OBRA PARALISADA DA BARRAGEM

gs

O deputado Geraldo Simões visitou, na manhã dessa quinta-feira (30), as obras paralisadas da barragem do rio Colônia, no município de Itapé. O empreendimento foi paralisado em setembro de 2013, depois que a construtora Andrade Galvão, vencedora da licitação, viu que os custos seriam maiores que orçamento e não foi atendida em seu pedido de aditamento do contrato junto ao governo estadual.

O parlamentar disse que esse impasse está prejudicando não apenas ao município de Itapé, que inicialmente viu sua economia reforçada com o aumento da renda dos trabalhadores locais, dinheiro que circulava no próprio município, mas depois amargou o retorno do desemprego.

“Eram cerca de 100 empregados, quase todos da localidade da Estiva, e agora estão todos desempregados. Dessa comunidade de pouco mais de 500 habitantes, 100 estavam empregados na obra, a maioria jovens. Só não trabalhou quem era menor de idade”.
Geraldo observa que, com a paralisação da obra da barragem, o abastecimento de água em Itabuna continua prejudicado, porque, apesar das chuvas, a Emasa não tem condições de fornecer água de maneira contínua para toda a população.

“Sem falar que a própria economia regional também se ressente da falta dessa obra, visto que diversos empreendimentos são perdidos ou adiados porque a cidade não tem condições de oferecer água para as indústrias”.

IMPASSE

O custo inicial da barragem foi de R$ 18 milhões. A obra total, incluindo acessos, desapropriações etc., teria um custo de R$ 75 milhões, aportados pelo Governo da Bahia e Governo Federal. A empresa alega que encontrou dificuldades extras de execuções, como uma área pedregosa, que aumentará os custos, sendo necessário um contrato aditivo, que vai aumentar o valor – da barragem, não da obra completa – em 112%.

“Governo e empresários, com anuência dos órgãos de controle, devem encontrar uma solução. O ideal é evitar soluções burocráticas que impliquem em reiniciar todo o processo, o que atrasaria em muito a conclusão da barragem. Mas, se isso for necessário, que se faça imediatamente”. A barragem do rio Colônia ocupará uma área de 1.621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão de 1.400 litros por segundo.

ITABUNA: CLAUDEVANE É CONVOCADO POR COMUNISTAS PARA REUNIÃO

van

A cúpula do PC do B de Itabuna convocou o prefeito Claudevane Leite (PRB), para uma reunião na noite desta quinta-feira. o objetivo dos comunistas é “discutir a relação” política com o prefeito.

Circula nos bastidores políticos que depois do cancelamento do carnaval a relação ficou estremecida entre o grupo do prefeito e os comunistas. Segundo informações, o prefeito será “enquadrado” pelos comunistas.

O prefeito vai levar para a reunião uma bíblia, já a turma do PC do B estará com oum livro contendo os ideais comunistas formulados por Karl Marx.

A reunião deverá ser comandada pelo vice-prefeito Wenceslau (PC do B).

CANAVIEIRAS: AEROPORTO TERÁ OBRA DE REQUALIFICAÇÃO REINICIADA

ot

A retomada das obras de reforma e ampliação do aeroporto Sócrates Resende, em Canavieiras, é uma das prioridades da Secretaria Estadual da Infraestrutura. A garantia foi dada pelo secretário e governador em exercício, Otto Alencar, durante encontro que manteve com o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, em Salvador.

A reforma do aeroporto de Canavieiras está sendo executada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e se encontra temporariamente paralisada. O governador em exercício, Otto Alencar concordou com as mudanças sugeridas pelo prefeito Almir Melo, a exemplo da relocação da estação de passageiros.

ILUMINAÇÃO –

O governador Otto Alencar também disse ao prefeito Almir Melo que outras reivindicações feitas por ele já se encontram aprovadas, a exemplo de iluminação da rodovia de acesso a Canavieiras. O governador ressaltou que assim que o orçamento do Estado seja totalmente liberado, serão iniciadas as obras.

A iluminação da entrada da cidade de Canavieiras foi solicitada pela Prefeitura à Secretaria Estadual da Infraestrutura no ano passado, e seu projeto totalmente aprovado. “Esperamos que essas questões de ordem orçamentárias possam ser ultrapassadas o mais rapidamente, para que possamos contar com mais essa importante melhoria em nossa cidade”, concluiu o prefeito Almir Melo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

RESULTADO LOTERIA FEDERAL DO BRASIL

RESULTADO LOTERIA FEDERAL DO BRASIL

      QUARTA-FEIRA  29/01/2014      
LOCAL: JUAZEIRO - BAHIA            

0 8. 5 3 5 

5 9. 1 8 8 

3º 0 2. 6 2 0 

4º 3 9. 4 7 6 

2 5. 7 7 9 

ITABUNA: DEPOIS DE 4 MESES UNIDADE DE SAÚDE REINAUGURADA É FECHADO PARA SER REFORMADA

Unidade-de-Saúde-do-bairro-são-Roque-está-pronta-para-ser-inaugurada-Foto-Gabriel-de-Oliveira-1


Em agosto de 2013 a prefeitura de Itabuna reinaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dilson Cordier, no bairro São Roque. Na oportunidade foi relatado que a unidade foi totalmente reformada.

O teto, que estava comprometido por cupins, passou por retelhamento e o forro de madeira foi substituído pelo de PVC. As redes elétrica e hidráulica foram reparadas e um espaço nos fundos foi reformado e transformado em copa.

O problema é que depois de 4 meses da reinauguração, a Unidade Básica Dilson Cordier foi fechada para passar por uma reforma. Já que apresentou problemas no telhado, rede de esgoto e de água.

Segundo informações, o atendimento foi transferido para o Posto de Saúde do bairro Novo Horizonte.

O prefeito Claudevane Leite (PRB), tem que informar qual foi a empresa que realizou a reforma e o valor a obra. Pois em menos de 4 meses o posto foi fechado e a população prejudicada.

Com a palavra o Ministério Público e o prefeito...

PROJETO DE AUGUSTO CASTRO QUE CRIA DIA DE COMBATE AO CRACK É APROVADO NA ALBA

DEPUTADO AUGUSTO CASTRO

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na noite de hoje (28/01), por unanimidade, projeto do deputado Augusto Castro que institui 25 de setembro como “Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack”. A celebração desse dia será com atividades que promovam o combate às drogas, em destaque ao crack, e incentivem práticas esportivas, culturais e artísticas, especialmente entre as crianças e adolescentes da rede de ensino estadual. A data fica incluída no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia.

Na avaliação de Augusto Castro, o crack é o maior problema de saúde pessoal, moral e social em nosso Estado. “Ele afeta física e moralmente o usuário, destrói famílias e atinge as instituições pelo poder de corrupção engendrado pelo dinheiro da droga. Aquele que escapa de seus múltiplos e danosos efeitos não sabe como agir e reagir”, ressalta, justificando que, nesse contexto, a luta pelo combate às drogas, dando destaque ao crack, deve ser, permanente, vigorosa e inteligente; se possível envolvente; ou seja, a comunidade como um todo deve assumir essa batalha que não é nada fácil para ser vencida.

“Minha intenção, com este projeto, foi lançar na comunidade mais uma ferramenta, com data oficialmente reconhecida, de combate ao crack e ao mesmo tempo indica caminhos para promover o gosto pelo esporte, a cultura e a arte”,argumenta o deputado, acrescentando que prática de atividades, comprovadamente, afasta as crianças e adolescentes das drogas.

Para Augusto Castro, o Estado tem o dever legal de combater o uso de drogas, enquanto a sociedade civil organizada poderá ser uma excelente parceira nessa luta que é cada vez mais ferrenha. Ele considera de bom alvitre que haja efetivo engajamento das Secretarias de Estado, em especial da Educação, Esporte e Cultura, Justiça e dos Direitos Humanos, juntamente com demais entidades, para celebrar o Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack, associando o incentivo ao esporte, cultura e arte.

FLORESTA AZUL: 1º AULÃO DE ZUMBA FITNESS AO AR LIVRE

sd

Malhar o corpo todo sem perceber a hora passar. Dançar os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias com facilidade, mesmo sem nunca ter sido a rainha do gingado. Perder centenas de calorias (são, em média, 600 a cada hora); ganhar fôlego, disposição, saúde, Sorrir, sorrir e sorrir…

É assim a vida de quem pratica Zumba Fitness, uma ginástica em forma de festa que já arrebatou mais de 14 milhões de pessoas de todos os tamanhos, formas e idades em mais de 150 países do mundo todo.

É com o objetivo de incentivar a pratica do esporte e da cultura, que a Prefeitura Municipal de Floresta Azul, através das Secretarias de Assistência Social, Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde e da Academia Braga Fitness, vai promover no próximo domingo, 26, às 20:30h, na Praça Jardim Encantado, o 1º Aulão de Zumba Fitness do município. O evento contará com a participação dos renomados professores da modalidade na região: Fabiox Zumba Zin, Juninho Toa Toa e Sara Braga da Academia Braga Fitness.

Azevedo e Magela acusados de desviarem R$ 2,5 milhões



O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), e o ex-secretário de saúde, Geraldo Magela, estão sendo réus em uma ação civil de improbidade administrativa na justiça federal. Os dois estão sendo acusados de desviar R$ 2,5 milhões da saúde repassados pelo Governo Federal para reforma, ampliação e informatização das unidades básicas de Itabuna em 2012. A juíza federal Maízia Seal Carvalho Pamponet, será a responsável pelo processo que foi distribuído no último dia 22. Segundo o resultado da auditoria realizada pelo ex-secretário de saúde Renan Araujo, o Ministério da saúde repassou para prefeitura R$ 2,4 milhões para a reforma e ampliação das unidades básicas, dentro do Programa de Requalificação, mas nenhuma unidade de saúde foi reformada ou ampliada com esta verba. (Políticos do Sul da Bahia)

Casa de Jorge Amado, em Salvador, deve virar Museu


A casa em que os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai passaram os últimos anos de suas vidas será administrada pela Prefeitura de Salvador. Desde a morte do casal, o imóvel, no Rio Vermelho, está vazio. Os herdeiros já tentaram até fazer um restaurante no lugar, mas a ideia não vingou. O plano é investir R$ 6 milhões na reforma e manutenção de objetos de Jorge Amado, como louças, roupas, mobiliário e presentes que ganhou em viagens pelo mundo. O exemplo a ser copiado é o do Chile, em que a casa de Pablo Neruda em Isla Negra segue intacta, funcionando como um museu. (Mônica Bergamo)

Vane defende a criação da Região Metropolitana do Sul BA


O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, participa neste momento de seminário que discute a criação da Região Metropolitana Região Sul da Bahia. Vane defende a RM Sul da Bahia porque a sua criação propiciará aos municípios a oportunidade de compartilhar investimentos federais na solução de problemas que afetam todas as cidades da região. O prefeito cita o transporte urbano, a estrutura de saúde e tratamento de resíduos sólidos como exemplos de questões que os municípios podem planejar de forma integrada e encontrar soluções mais rápidas e com menor ônus econômico. “O anúncio e o início da implantação de projetos e investimentos na região, como a universidade federal, o porto Sul, a ferrovia Oeste-Leste, o gasoduto, entre outros, tornam ainda mais oportuno e urgente formalizar a região metropolitana, para que o planejamento e os resultados desse desenvolvimento sejam integrados, com benefício para todos”, prevê o prefeito de Itabuna.

URGENTE: "Anjinho" é preso suspeito de ser incendiário em Itabuna




Anderson Albuquerque (Anjinho), 19 anos, foi preso pela PM, acusado de ser um dos incendiários que tocaram fogo em quatro carros em Itabuna. Quando interrogado ele confessou o crime. Residente no Jardim Grapiúna (Favela do Bode), Anjinho já tem passagens pela polícia por furto de moto. Outras três pessoas envolvidas nos incêndios, identificadas como Mateus, Gibí e uma menor, estão sendo procuradas. Desde o início deste mês, veículos são incendiados em Itabuna. A ação sempre é realizada no período da noite. O último incêndio foi provocado na noite de segunda-feira (27). Na semana passada, dois carros foram incendiados na quarta-feira (22), um deles próximo ao centro da cidade e os donos prestaram queixa. Já os dois veículos queimados na segunda (27), estavam estacionados em frente a uma oficina, pois não havia espaço dentro do local para realização do conserto dos carros. Um dos veículos queimados pertence a um policial. No mesmo local, no começo de janeiro, outros dois carros também foram queimados. Eles pertenciam a clientes e aguardavam por conserto.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BAHIA: Deputado defende pacto contra exploração do trabalho escravo

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado hoje, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), subiu na tribuna da Assembleia para defender um pacto contra a exploração do trabalho análogo à escravidão na Bahia. Autor de Projeto de Lei que propõe punições mais severas contra os “exploradores da dignidade humana”, Joseildo ressaltou a necessidade de aperfeiçoamento da legislação. “Essa é uma chaga que persiste entre nós a despeito do estado moderno, do arcabouço jurídico legal. Nosso projeto fere de morte e mexe no bolso dos empresários que têm lucro afrontando a dignidade humana e o respeito ao trabalho do ser humano”, afirmou. A iniciativa propõe a cassação do cadastro de contribuinte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das organizações envolvidas. Na prática, a iniciativa provoca o fechamento das empresas e impede que os proprietários e sócios exerçam o mesmo ramo de atividade ou abram uma nova empresa durante dez anos. A proposição já foi aprovada pela CCJ da AL-BA em novembro do ano passado. De acordo com o deputado, o projeto tem apoio do governo estadual que pode se tornar autor da iniciativa. “Há uma discussão da origem e o poder executivo poderá apresentar o projeto, que, não tenho dúvida, terá apoio unânime dessa Casa porque ele pune exemplarmente aqueles que se beneficiam direta e indiretamente do trabalho análogo à escravidão”. Na Bahia, casos recentes de trabalho escravo vieram à tona envolvendo obras do Minha Casa, Minha Vida, distribuidoras de listas telefônicas, indústrias de confecções e flagrantes em frigoríficos e propriedades rurais no oeste do estado. O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi estabelecido em homenagem às vítimas da chacina de Unaí (MG), onde há dez anos fiscais do Ministério do Trabalho foram assassinados durante exercício de suas atividades.

BAHIA: Auditores protestam após 10 anos da chacina do Unaí



Os auditores fiscais do trabalho da Bahia disseram não à impunidade e cobraram melhores condições de trabalho numa manifestação realizada na manhã desta terça-feira (28), em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA), na Avenida Sete. Organizado pela Delegacia Regional do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia (Safiteba), o ato lembrou os 10 anos da Chacina do Unaí, em Minas Gerais, quando quatro servidores foram assassinados durante uma fiscalização em fazendas da região. Com faixas e interrupções do trânsito, os servidores pediram que os mandantes do crime fossem julgados e condenados. Em seu pronunciamento, o presidente da Delegacia Regional do Sinait, Wellington Maciel, afirmou que o clima de insegurança acompanha os auditores de todo país no desempenho de suas funções diárias. “O Trabalho escravo e análogo, infelizmente, ainda é uma realidade em nosso país, inclusive na Bahia, onde situações de risco e ameaças são vividas constantemente pela categoria. Precisamos de melhores condições de trabalho, para que possam exercer nossas funções com segurança, resgatando a dignidade dos trabalhadores brasileiros”, afirmou.
O crime que ficou conhecido internacionalmente como “Chacina de Unaí” ocorreu no dia 28 de janeiro de 2004. Foram assassinados os auditores fiscais do trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, além do motorista do Ministério do Trabalho e Emprego Ailton Pereira de Oliveira. Eles foram mortos por pistoleiros em uma emboscada, durante fiscalização de trabalho escravo em fazendas da região do noroeste de Minas Gerais. Dez anos após o crime, dos nove indiciados, apenas três foram julgados e condenados. A ação é movida pelo Ministério Público Federal (MPF). O inquérito policial aponta como mandantes dos assassinatos os irmãos Norberto e Antério Mânica, fazendeiros grandes produtores de feijão na região. Três réus foram julgados e condenados no final de agosto de 2013 pela Justiça Federal em BH. Os demais seriam julgados em setembro e outubro, mas uma liminar do ministro do Superior Tribunal Federal, Marco Aurélio, suspendeu os julgamentos. Além disso, dois dos réus têm recursos pendentes de análise no STF. José Alberto de Castro e Norberto Mânica pediram para que o julgamento seja realizado na Vara Federal de Unaí.

BR 101 Alagoinhas: Homem tenta atravessar pista e morre atropelado por uma carreta



Por volta das 19:55 na BR 101 próximo ao Grupo Petrópolis em Alagoinhas, um homem que ainda não foi identificado. Tentava atravessar a pista quando foi colhido por uma carreta que transitava no momento. O homem teve a cabeça esmagada e múltiplas fraturas, tendo morte instantânea. A carreta também não foi identificada e seguiu viagem. O corpo encaminhado ao IML.

12700: Ônibus da tragédia que deixou treze mortos na BR 110, já havia se envolvido em outro acidente com vítimas no interior paulista



12700, esse é o numero de ordem do ônibus da empresa Gontijo envolvido na tragédia desta segunda-feira (27) que deixou cerca 13 vítimas fatais na BR 110 estrada que liga Inhambupe / Alagoinhas, numero esse que vai ficar guardado na memória de muitas pessoas. O “Portal Notícias de Alagoinhas” conseguiu uma informação através do site Visão Notícias de Marilia, interior paulista, relatando que esse mesmo ônibus interestadual transportava cerca de 27 passageiros de Foz do Iguaçu para Belo Horizonte na madrugada de segunda-feira 22 de novembro de 2010, no momento em que acabou se chocando no fundo de uma carreta em Marília, as margens da rodovia SP-333, próximo a FEBEM, deixando pelo menos 18 vítimas, sendo que três morreram, a passageira Geralda Ferreira dos Santos, de 66 anos, que havia sofrido fraturas expostas nas pernas, Carlos Alexandre Antonello, 29 anos, o auxiliar do motorista e Vanildo Batista, 68 anos. Já segundo boletim médico, houve 15 vítimas leves e quatro graves. De acordo com informações passadas pela Polícia Rodoviária Estadual no dia do acidente, a carreta com placa de Londrina estava parada sobre uma das pistas (o trecho é pista dupla) por causa de um defeito mecânico. O condutor do ônibus, da empresa Gontijo, bateu na traseira. Os patrulheiros não encontraram marcas de frenagem e o velocímetro do ônibus travou em 80 Km/h.

ITABUNA: PREFEITO CLAUDEVANE CONVOCA REUNIÃO

Vane-do-Renascer-entrevista-1-abertura-Foto-Gabriel-Oliveira

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), marcou pra o próximo sábado uma reunião com todos os secretários do governo e com o vice-prefeito Wenceslau Junior (PC do B).

A pauta da reunião não foi divulgada, por esse motivo a expectativa é grande entre os membros do primeiro escalão do governo. Será a primeira reunião após o cancelamento do carnaval.

Provavelmente o prefeito vai comunicar o seu afastamento por 30 dias para “descansar’.

ITABUNA: EVENTO DA FICC CAUSA “INSATISFAÇÃO” NOS COMUNISTAS

Roberto-Silva-blogdoricky1

Mais uma vez o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).Roberto José, mostrou que goza de prestígio junto ao prefeito Claudevane Leite (PRB).

Isso está causando grande insatisfação no PC do B, prova disso foi que o prefeito Claudevane Leite (PRB), vetou o carnaval alegando que a prefeitura não poderia gastar nada com a festa.

Mas no último sábado a FICC realizou na Praça Olinto Leoni um show da cantora Amanda Chaves, que participou da última edição do reality show “The Voice Brasil.

ITORORÓ: PREFEITO MARCO BRITO É CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL E TEM DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS

le

O prefeito de Itororó, Marco Brito (PMDB), foi condenado pela justiça federal em uma ação civil de improbidade administrativa.

O juiz Victor Cretella Passos Silva, condenou o prefeito ao ressarcimento integral do dano em favor da FUNASA, no valor originário de R$ 80 mil, pagamento de multa civil, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), ressarcimento integral do dano em favor da FUNASA, no valor originário de R$ 49.783,47 e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.

O Ministério Público Federal acusou o prefeito de por dano ao Erário – Improbidade Administrativa – Atos Administrativos – Administrativo.

Com a condenação o prefeito só poderá ser candidato novamente em 2018, com isso provavelmente não poderá ser candidato a reeleição em 2016. Veja a sentença abaixo:


mb

ITABUNA: HOSPITAL DE BASE SUSPENDE ATENDIMENTO CLINICO POR FALTA DE MEDICAÇÃO

vaca-no-Hospital-de-Base-de-Itabuna

Na manhã desta terça-feira a direção do Hospital de Base de Itabuna suspendeu o atendimento clinico, só estão sendo atendidos casos de urgência e emergência.

Segundo informações, a suspensão do atendimento é por conta da falta de medicamentos. A direção do hospital alegou que o fornecedor atrasou a entrega, por isso não tem medicação suficiente.

A direção informou que no período da tarde a situação estará regularizada.

Os vereadores e Ministério Público têm que tomar uma posição em relação a essa situação do Hospital de Base. Estão brincando coma vida humana.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BR 101 Alagoinhas: Acidente envolvendo celta e caminhão deixa uma vitima fatal



O acidente com vitima fatal aconteceu por volta das 17:00 horas desta sexta-feira (24) no trevo da BR 101 que dá acesso a cidade de Inhambupe, um caminhão branco placa KLQ 3590, licença da cidade de Abreu e Lima em Pernambuco, acabou colidindo na lateral esquerda de um veiculo Celta de cor prata, placa JRD 5542 licença da cidade de Simões Filho, que estava sendo conduzido por Marcelo Bispo de Santana, 35 anos. Marcelo não resistiu aos ferimentos e morreu no local, a vitima estava acompanhado da sua esposa que não teve o nome divulgado, ela sofreu leves escoriações sendo socorrida até o Hospital Regional Dantas Bião. O corpo de Marcelo foi removido por volta das 17:50 pela equipe do DPT até o IML local.

Igor Kannário desafia a polícia e é levado para delegacia



O Príncipe do Gueto, Igor Kannário, quis desafiar a polícia neste domingo (26) e acabou se dando mal. No início da última semana ele anunciou nas redes sociais que gravaria o clipe da música ‘Sai da frente que lá vem a zorra’ no bairro da Liberdade, em Salvador. No entanto, a autorização para a gravação foi negada pela 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pois o pedido de solicitação da PM no local chegou a três dias da sua realização. Neste domingo, ele desobedeceu a ordem e tentou gravar no local, mas acabou levado pela polícia para a 1ª Delegacia, nos Barris. A ex-vereadora Leo Kret, também que também estava no local, foi acompanhar o músico. Segundo o major Humberto, responsável pela companhia da região, a solicitação para a realização do evento não foi realizada a tempo. “Neste mesmo dia (26), Salvador reunirá uma demanda grande de eventos. A solicitação deveria ser realizada com antecedência”, disse.

Tragédia: Trator esteira, desprende de cima de carreta e cai em ônibus provocando 11 mortes em Alagoinhas



No inicio da manhã desta segunda (27), por volta das 06:30, na BR 110 Km 12, próximo a fabrica de telhas Simonassi Nordeste, um trator esteira que era transportada por um carreta, se desprendeu e caiu em cima de um ônibus da empresa Gontijo que saiu de São Paulo e seguia para a cidade de Paulo Afonso. Segundo informações no ônibus havia 27 passageiros, 10 deles tiveram morte instantânea no local, incluindo o motorista e um faleceu no hospital, somando 11 mortos, 8 mulheres e 3 homens. 17 estão internados no Hospital Regional Dantas Bião de Alagoinhas.  O corpo de bombeiros, a policia e o Samu realizaram o regate dos feridos. Os corpos serão necropciados no final da manha desta segunda. O motorista da carreta Jonison Lima Santos, 43 anos, que reside em Alagoinhas, esta dando depoimento na delegacia local.

ITABUNA: SECRETÁRIO REAFIRMA IMPOSSIBILIDADE DE PATROCINAR EVENTO CARNAVALESCO

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, recebeu hoje em seu gabinete representantes de blocos e entidades carnavalescas, que foram reivindicar o apoio da Prefeitura de Itabuna para a realização de eventos alternativos ao carnaval, que foi cancelado no meio da semana.

Diante da reivindicação das entidades, o secretário admitiu que a proposta fosse oficializada, entretanto, afirma José Humberto, a recepção da mesma não significa que a administração municipal concorda com o que foi proposto.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo reafirmou a posição informada em nota oficial, de que a Prefeitura não tem como arcar com qualquer custo relacionado ao carnaval.

CANAVIEIRAS: PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO E OBRAS DO PROJETO ORLA SÃO INICIADAS

unnamed

Após o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ter assinado a ordem de serviço, a empresa vencedora do pregão presencial, Roble Serviços Ltda., iniciou as obras da primeira etapa do Projeto Orla de Canavieiras. De acordo com o contrato, tem o prazo de 60 dias para a entrega da obra.

Explica o prefeito Almir Melo, que primeira etapa do projeto tem o custo de R$ 3.061.224,24 e abrange dois trechos da Praia da Costa, compreendendo as avenidas Beira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros). Os recursos para a urbanização são oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura de Canavieiras.

A nova orla também trará benefícios para a população, principalmente para os que costumam utilizar aquela área da cidade para a prática de atividades físicas, como o ciclismo, jogging, exercícios físicos. “Nossa orla é um local privilegiado e a cada dia cresce sua utilização pelos moradores e pelos turistas que procuram nossa cidade para o seu lazer”, comenta o prefeito Almir Melo.

Na opinião do prefeito Almir Melo, o investimento a ser realizado na orla canavieirense proporcionará melhorias para a economia da cidade, ampliando os postos de trabalho para toda a cadeia produtiva do turismo. Com a urbanização, também serão implantados novos equipamentos turísticos, a exemplo de pousadas, restaurantes e cabanas de praias, ao longo dos trechos beneficiados.

BARRO PRETO: PREFEITA MANDA APURAR FALECIMENTO DE RECÉM NASCIDO NO HOSPITAL

A Prefeita de Barro Preto Jaqueline Motta determinou a instauração de uma sindicância para apurar as circunstâncias do falecimento de uma criança de apenas três dias que nasceu no Hospital Nossa Senhora da Conceição, a criança nasceu no último dia 10 e veio a falecer três dias depois, segundo informações da equipe plantonista que atendeu a mãe, todo o procedimento foi adotado dentro dos padrões de um parto normal.

A Prefeita lamentou o boato de que uma parteira foi chamada para
realizar o parto da criança” Não é possível que políticos que fizeram tão mal a Barro Preto utilize a morte de uma criança para tentar tirar proveito de uma situação tão triste, é desumano”, lamentou Jaqueline.

A equipe que trabalhou no dia do parto foi composta pelo médico Drº Gueril Dourado, Enfermeira Karleane Novaes, e as técnicas Jaciara Guimarães e Maria das Graças Silva (Sinha).

O resultado da sindicância deve sair em até trinta dias, a Prefeita disse que caso tenha ocorrido alguma irregularidade que os culpados devem ser punidos de acordo com a Lei, e lamentou o ocorrido.

ITABUNA: O APOIO DE FERNANDO GOMES

DSC07954

Recentemente durante um aniversário de 15 anos bastante badalado em Itabuna o ex-prefeito Fernando Gomes (PMDB), foi bastante assediado por políticos buscando o seu apoio na eleição deste ano.

O ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), teve uma conversa demorada com Fernando, a pauta foi o apoio em Itabuna a sua possível candidatura a deputado federal ou estadual.

Já o deputado estadual Ronaldo Carleto (PP), que será candidato a deputado federal neste ano, também conversou com Fernando. O papo foi bastante descontraído.

Fernando Gomes tem um currículo político expressivo, já oi prefeito 4 vezes de Itabuna e 3 mandatos de deputado federal. Como já declarou que não pretende ser candidato a deputado, o seu apoio é considerado relevante.

ITABUNA: VEREADOR PROMETE APRESENTAR DENUNCIA CONTRA GOVERNO

IMG_3780

Em Itabuna o vereador Ailson Souza (PRTB), deixou a disposição os cargos que tem no governo do prefeito Claudevane Leite (PRB). Isso aconteceu durante a votação do “Trem da Alegria”, na oportunidade alguns membros do governo tentou pressionar o edil para votar a favor do projeto.

Ailson Souza pretende se reunir com alguns vereadores e apresentar alguns documentos que comprovam irregularidades na EMASA, e na contração de uma construtora para finalizar uma obra no bairro Califórnia.

O comentário na câmara é que alguns vereadores vão fazer uma oposição mais cerrada ao governo. Com entrega de cargos e retaliação nos projetos de interesse do governo.

ITORORÓ: EMENDA DE ROSEMBERG PINTO VAI CRIAR CENTRAL DE BENEFICIAMENTO DA CARNE-DE-SOL

Depois de toda discussão que girou em torno dos abates ilegais em Itororó, que culminou com o fechamento do Matadouro Municipal, finalmente aquela luz (apagada), que havia no fim do túnel tornou a se acender.

Empenhado em buscar soluções para a cidade, o deputado Rosemberg Pinto consegue colocar em emenda orçamentária uma verba de R$ 500 mil para a construção de uma central de beneficiamento da nossa carne-de-sol.

A verba virá em nome da Associação dos Magarefes de Itororó cujo presidente é o senhor Roberto Santos Gomes (Quinho), que está no cargo há quase um ano.

Nos próximos dias, o deputado virá a Itororó para reunião com os magarefes, açougueiros e comerciantes para anunciar e discutir sobre os caminhos da obra. Com essa iniciativa o deputado Rosembreg Pinto soluciona boa parte do problema e devolve a Itororó no melhor estilo, o título e a tradição de melhor Carne-de-Sol do Brasil.

Ônibus da Novo Horizonte que seguia de Floresta Azul para SP cai em rio e bebê é levado pela correnteza


Por volta de 5h15 deste domingo (26), um ônibus que trafegava de Floresta Azul, na Bahia, com destino a São Paulo, levando mais de 40 passageiros, atravessou a pista, bateu na mureta de proteção da ponte sob o Rio Gloria, já em Itamuri e caiu. De imediato o motorista do ônibus que faz a mesma linha e vinha atrás parou e entrou no rio para tentar resgatar as pessoas. Segundo ele, assim que chegou ao local viu um bebê sendo levado pelas águas, e buscou ajuda para as outras pessoas. Bombeiros, ambulâncias de municípios da região, ônibus de transporte de passageiros de Muriaé e voluntários ajudaram no resgate dos passageiros, que foram levados aos poucos para o hospital São Paulo. A princípio, segundo o motorista, que teve alguns ferimentos, uma das rodas do veículo, que saiu por volta de 10 horas de sábado (25), da rodoviária de Floresta Azul, travou e ele não teve como controlar o veículo, atravessando a pista e caindo no rio. Os Bombeiros mergulharam e entraram no ônibus, resgatando a maioria dos passageiros. Alguns conseguiram sair pelas janelas e buscaram abrigo no pasto, onde alguns passaram mau e tiveram que ser socorridos no local. A Polícia Rodoviária Federal foi para o local e controlou o trânsito, já que muitas pessoas pararam para ver o que havia acontecido. A Perícia Técnica foi chamada para fazer os trabalhos de praxe e os Bombeiros vão fazer a contagem das pessoas resgatadas para ver se realmente só falta o bebê, que segundo o motorista foi arrastado pela correnteza. O corpo de uma mulher continua desaparecido. (Interligado)
















Vereador diz ter provas de irregularidades na Emasa

Depois de colocar os cargos à disposição do prefeito Vane, o vereador Ailson Souza (PRTB), disse que pretende se reunir colegas do legislativo e apresentar alguns documentos que comprovam irregularidades na Emasa e na contração de uma construtora para finalizar uma obra no bairro Califórnia. O comentário na câmara é que alguns vereadores vão fazer uma oposição mais cerrada ao governo municipal, com entrega de cargos e retaliação nos projetos de interesse do governo. (Políticos do Sul da Bahia)

Zoinho" foi assassinado em Ilhéus

Na tarde deste domingo (26), um jovem conhecido como "Zoinho" foi assassinado no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Três tiros foram deflagrados contra a vítima. O acusado de cometer o crime e a esposa dele foram presos pelo PETO 70 com uma arma e foram encaminhados à delegacia. Marcos Paulo, o Marquinho, e Itamaria foram apresentados na delegacia.

Tentativa de homicídio no bairro Nova Esperança

Renilda Batista dos Santos, 29 anos residente da rua Santa Rita bairro Nova Esperança em Itabuna, foi golpeada a faca pelo seu ex-marido conhecido como Paulo, Renilda e Paulo se conheceram a pouco tempo e resolveram morar juntos, porem o relacionamento amoroso durou certa de 02 meses, não satisfeita Renilda rompeu o relacionamento , hoje pela manhã Paulo pulou o muro da residência e deflagrou diversos golpes de faca contra a dona de casa. Renilda foi submetida a intervenção cirúrgica e encontra-se internada no Hospital de Base. 

PRF Itabuna flagra empresário com armas de fogo e apreende carga clandestina na BR 101

Em Itabuna, no Km 503 da BR 101, Policiais Rodoviários Federais detiveram um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo e transporte de carne clandestina. No início da madrugada desta sexta feira (24/01), Os Policiais deram ordem de parada a um veículo VW/Saveiro, a qual foi desobedecida pelo condutor. Os PRFs seguiram o referido veículo, encontrando-o estacionado no pátio de uma empresa de guincho, localizada às margens da BR. Ao abordar o proprietário do local, de 44 anos, foi encontrado, em poder do mesmo, dois revólveres da marca “Taurus” calibres .38, com doze munições intactas. No interior do veículo foram encontradas mais dez munições do mesmo calibre. No seu compartimento de carga havia 350Kg de carne bovina, sem refrigeração adequada e sem o selo de inspeção sanitária, inviabilizando a comprovação de sua origem e qualidade para consumo. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária local.

domingo, 26 de janeiro de 2014

VIOLÊNCIA: MAIS UMA MORTE REGISTRADA EM ITABUNA

Um homem identificado como Chaparraus Roberto Ferreira 40 anos, recebeu 2 tiros no peito na madrugada deste domingo (26), e morreu a caminho do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, Chapinha como era conhecido se encontrava no bar ponto da feijoada, localizado na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano em Itabuna.
Informações que Chaparraus estava em companhia de uma amiga Diliane Menezes Santos 20 que foi alvejada de raspão no braço esquerdo, medicada e liberada. A esposa de Chaparraus  não foi atingida.

sábado, 25 de janeiro de 2014

RESULTADO LOTERIA FEDERAL DO BRASIL

      SÁBADO 26/01/2014      
LOCAL: ITABUNA - BAHIA

5 7. 8 5 1 

7 5. 0 7 2

8 1. 6 4 6

8 3. 3 0 4

1 6. 5 1 4


EXCLUSIVO: IDENTIFICADO HOMEM MORTO EM ASSALTO NESTA MANHÃ.

Homem morto nesta manhã após um assalto foi identificado como Bruno Nascimento Cerqueira, 16 anos morava no Bairro Odilon.
Já o que foi baleado na perna esquerda e conseguiu fugir, a família resolveu conduzi-lo  para o Hospital de Base cuja iniciais do seu nome é S. C. S., 16 anos, em seguida foi encaminhado para o complexo policial de Itabuna.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DESPEDIDA DE SOLTEIRO DE EDSON BENEVIDES.

 
Os amigos, familiares e conhecidos mais próximos de Edson Benevides, realizaram uma despedida de solteiro bem light, coisa de família, contando com as presenças de Cássio do Som, Sandro Benevides,Ricardo,Jonas Pint Car e Esposa, ,Balbino,Helena,Girú,Marquinhos,Dr.Erivaldo,3ºVia e Renato dos Teclados.