sábado, 27 de setembro de 2014

Secretaria da Saúde de Itabuna reúne parceiros para ações do Outubro Rosa


Exibindo Ministério da Saúde faz campanha contra o câncer de mama -Divulgação.jpg


Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde dá início dia 1º de outubro à campanha para conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. A campanha conhecida como Outubro Rosa é internacional e representa a união dos povos pela saúde feminina. A Prefeitura de Itabuna elaborou juntamente com o Grupo Se Toque, a Rede Record, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Ícone, um calendário com atividades diversificadas para as mulheres itabunenses.
            Durante todo o mês de outubro serão intensificadas as atividades educativas sobre a prevenção do câncer de mama e a saúde da mulher nas salas de espera das unidades das Redes de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade. No dia 1°, às 9 horas, a programação será aberta no Teatro Zélia Lessa, seguida de Camarim de beleza com serviços oferecidos gratuitamente para a comunidade no dia 2. Na sequência, até o dia 29 de outubro, serão realizados café da manhã, palestras, rodas-de-conversa, passeio ciclístico, oficinas de autoestima, atividade física e oficina de beleza.
            A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da identificação precoce do câncer de mama. Para tanto o autoexame e consultas regulares com o médico são fundamentais. Além disso, as mulheres, especialmente acima dos 40 anos, devem fazer exames de rotina, entre eles a mamografia. A detecção precoce de um nódulo pequeno aumenta muito as chances de cura visto que, quando é feito o diagnóstico na fase inicial, a chance de cura chega a 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário