quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Lídice e Rui reclamam de pesquisa feita pelo Ibope e Souto comemora




O candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto, comemorou ontem a pesquisa Ibope. “Mesmo depois do início do programa eleitoral no rádio e na tevê, o resultado da pesquisa confirma o sentimento de mudança do povo baiano”. O democrata disse  que não vai diminuir o ritmo da campanha. “Estamos confiantes e continuaremos a apresentar nossas propostas. A luta só termina no dia 5  de outubro”, afirmou. Apesar do salto para a segunda posição, Rui Costa (PT) reclamou do levantamento. “O Ibope é o instituto que mais erros cometeu em levantamentos eleitorais na Bahia”, disse. A candidata do PSB, Lídice da Mata, atribuiu a redução no seu percentual à suspensão da campanha pela morte de Eduardo Campos. “Além disso, existe uma tentativa de polarização entre DEM e PT”, criticou.
Pesquisa
A segunda pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto na Bahia mostra que, se as eleições fossem hoje, o ex-governador Paulo Souto (DEM) seria novamente eleito para o cargo que já exerceu por duas vezes   ainda no primeiro turno.  O levantamento, encomendado pela Rede Bahia, aponta Souto com 44% dos votos – com oscilação de dois pontos percentuais a mais, em comparação com pesquisa de julho, e bem acima da soma de todos os outros cinco candidatos que, juntos, têm 26%.

A principal mudança ficou no segundo lugar. O deputado Rui Costa, candidato do PT a governador, subiu sete pontos percentuais, aparecendo com 15% e ultrapassando a senadora Lídice da Mata, lançada ao governo pelo PSB, que oscilou de 11% para 9%. Rogério da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) apareceram com 1%. Marcio Mendes (PSOL) não pontuou.

Os indecisos - entrevistados que declaram não saber em quem votar ou não responderam - ficaram em 14%; 16% disseram que votarão em branco ou anularão o voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais: Souto e Lídice oscilaram dentro da margem.

Na pesquisa divulgada ontem, os maiores índices de Paulo Souto estão entre os homens (45%), os eleitores entre 26 e 34 anos (46%), entre aqueles com nível superior (49%) e entre os católicos (45%). Rui tem seus melhores números entre os homens (19%), entre os eleitores de 46 a 54 anos (18%), entre aqueles com escolaridade entre a 5ª e a 8ª série do fundamental (18%) e entre os católicos (17%). Lídice aparece melhor entre os homens (10%), os eleitores de 25 a 34 anos  (11%), entre os  que têm o ensino médio (11%) e entre os evangélicos (14%).

Além da pesquisa estimulada, em que o Ibope mostra cartela com os candidatos, o instituto também fez a pesquisa espontânea, em que não mostra nomes. Paulo Souto também aparece na frente com 28% - tinha 17% em julho. Rui  Costa subiu de 5% para 12% e Lídice da Mata oscilou de 4% para 5%. 

Rejeição
O Ibope também perguntou qual dos candidatos, na opinião dos entrevistados, seria eleito governador da Bahia, independentemente de sua intenção de voto: 51% indicaram Paulo Souto; Rui foi citado por 10%; Lídice por 5%.  A pesquisa apontou ainda o índice de rejeição dos candidatos: Da Luz foi citado por 21% dos entrevistados como aquele em que não votariam de jeito nenhum. Lídice da Mata e Paulo Souto empataram com 20% de citações; Rui foi indicado por 17%; MarcosMendes e Renata Mallet tiveram, cada um, 15% das menções de rejeição.

A pesquisa - encomendada pela Rede Bahia - foi realizada pelo Ibope entre 23 e 25 de agosto. Foram 1.008 entrevistas em 59 municípios do estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pequisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o 
protocolo Nº BA-00013/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00433/2014. Oscar Valporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário