quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ITABUNA: Campanha sobre hanseníase e verminose chega à Roça do Povo



Exibindo Crianças da Escola de Campo da Roça do Povo foram medicadas contra verminose - Foto Wilson Oliveira.jpg 




Exibindo Crianças da Escola de Campo da Roça do Povo foram medicadas contra verminose - Foto2  Wilson Oliveira.jpg




Na manhã desta quarta-feira foi a vez da comunidade rural da Roça do Povo, na região de Ferradas, receber a campanha que a Secretaria da Saúde de Itabuna está realizando para detecção precoce da hanseníase e tratamento da Geohelmintíase (verminose), em parceria com o Ministério da Saúde. Mais de 20 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino, com idade entre cinco e 14 anos, devem participar da campanha que será renovada por cinco anos consecutivos.
Os Departamentos de Vigilância à Saúde, Atenção Básica e o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde orientam as crianças e os responsáveis sobre a forma correta de preencher os formulários do Ministério da Saúde e sobre o uso do medicamento Albendazol 400mg, utilizado no tratamento de verminose após autorização expressa dos pais.  
Na Escola de Campo da Roça do Povo cerca de 70 estudantes foram orientados e medicados com Albendazol pelos enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde. Na primeira etapa, um médico visitou a escola e esclareceu as dúvidas dos pais. Após a identificação das doenças, os casos suspeitos de hanseníase serão referenciados às unidades básicas de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.
De acordo com a diretora da escola, Eliane Farias, a comunidade rural recebeu muito bem a proposta da Secretaria Municipal da Saúde. “Os pais vieram ao encontro marcado com a equipe da Saúde, tiraram suas dúvidas e se sentiram mais seguros em deixar os filhos participar”, comentou Eliane, explicando que a iniciativa é ótima, pois a comunidade é muito distante do Centro e sempre precisa se deslocar para ter atendimentos específicos de Saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário