quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ITABUNA: PREFEITURA INICIA PROJETO DE REFORMA DE MAIS DE 12 UNIDADES DE SAÚDE.



A Prefeitura de Itabuna mantém desde o início de 2013 um cronograma de reformas nas Unidades Básicas de Saúde que apresentam problemas na estrutura física e nos serviços oferecidos à população. O objetivo é oferecer unidades mais acolhedoras e que estejam dentro dos padrões de qualidade, conforto e bem estar. Com recursos próprios, a Prefeitura está reformando as unidades dos bairros: Nova Ferradas, Santa Inês, Santo Antonio e Alto dos Canecos. Já em parceria com o governo federal foram entregues as unidades Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia; Calixto Midlej Filho, no Nova Itabuna; Dilson Cordier, no bairro São Roque; José Édites dos Santos, no São Caetano; e Lavínia Magalhães, no Conceição. Além da unidade Amália Lessa, do Novo São Caetano, que está em fase de finalização das melhorias e deve ser entregue à população no mês de novembro. Todas passaram por reforma, ampliação e reforço no quadro de servidores. A Prefeitura convocou para o dia 5 de novembro, às 9 horas, licitação por tomada de preços para a execução das obras de ampliação de mais 12 unidades de saúde da Rede de Atenção Básica. A ampliação está orçada em R$ 1.049,670. As empresas interessadas em participar do certame estão realizando visitas técnicas nas unidades que serão ampliadas. No Lote I estão as unidades João José Soares, no Alto dos Canecos, e o Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, no Centro. No Lote II, Jorge Amado, em Ferradas, e Ubiratan Moreira, em Itamaracá. O Lote III tem as unidades Cândido Pereira, no Maria Pinheiro, e Corbiniano Freire, no Santa Inês. No Lote IV estão João Monteiro, no Pedro Jerônimo, e Simão Fitterman, no São Pedro. O Lote V é formado pelas unidades Aurivaldo Sampaio, no São Lourenço, e Manoel Leão no bairro de mesmo nome. O Lote VI pelas unidades Manoel Rodrigues, em Ferradas, e Elson Duarte, na Urbis IV. As reformas são uma parceria entre o Município e o Programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde. O programa é uma das estratégias do governo federal para o fortalecimento da Atenção Básica.

ITABUNA: SISTEMA FIEB INCLUI A CIDADE EM PLANO DE INTERIORIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS.




O Município de Itabuna está incluído no plano de interiorização de indústrias que está sendo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB. A garantia foi dada ao secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, pelo presidente do Sistema FIEB, José de Freitas Mascarenhas, durante a solenidade de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia, na semana passada, em Salvador. Segundo o líder empresarial baiano, o município será chamado a conhecer o projeto durante encontro de dirigentes e técnicos do Sistema Fieb com o prefeito Claudevane Leite, que será agendado para os próximos dias. Entre suas atribuições, a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo tem o papel de articular a atração de negócios e investimentos, o que inclui a articulação com representações dos segmentos empresariais e industriais do estado e do País. O titular da Indústria, Comércio e Turismo também participou no SEBRAE do lançamento do prêmio Prefeito Empreendedor destinado a reconhecer gestores municipais compromissados com os pequenos negócios para a geração de emprego e renda. Esta será a 7 ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cujas inscrições se encerram no dia 5 de janeiro de 2014.

ATENÇÃO!

ITABUNA: EMASA RESOLVE PROBLEMA DE ESGOTO NO BAIRRO SARINHA.



Uma das equipes do saneamento da Emasa foi solicitada pra fazer a ligação de um ramal de esgoto na rua Santa Rita, no bairro Sarinha Alcântara  O problema era causado por um novo imóvel, que foi construído com sua parte interna sobre a rede de esgoto. O mesmo foi desviado e reconstruído, com a substituição de várias manilhas. Esse tipo de ocorrência que vem se tornando cada vez mais numerosa entre os atendimentos da Emasa. Quando a nova diretoria assumiu, em janeiro deste ano, haviam mais de dois mil pedidos acumulados, que aos poucos foi sendo atendidos e regularizado. O prazo atual de atendimento para a instalação de um novo ramal é de 48 horas.

MILTON CERQUEIRA RUMO AO "PC do B" EM COARACI

1233481_599084523464358_1705341679_n

Em Coaraci o ex-candidato a prefeito Milton Cerqueira deverá nos próximos dias oficializar a sua filiação ao PC do B. O mesmo espera obter em 2016 o apoio da prefeita Josefina Castro (PT), na sucessão municipal.

Milton Cerqueira foi candidato em 2012 a prefeito de Coaraci pelo PRB, mesmo com uma campanha bastante estruturada, ele só obteve apenas 6,60% dos votos, pois nos últimos dias da campanha pediu aos seus seguidores que apoiasse Josefina Castro, impedindo assim a vitória do Filho de Gima.

MIilton Cerqueira é considerado um forte aliado, e Josefina faz tudo para traze-lo para sua base pois é o único em Coaraci que pode desbancar as pretensões de Gima (DEM). 

O QUERIDO ANIVERSARIANTE DO DIA

O radialista Hélio Fonseca (mais conhecido como Hélio Bocão), comemora hoje mais um ano de vida, recebendo o carinho de seus amigos, familiares, conhecidos e colegas de trabalho.

Além de exercer a função de radialista, na Rádio Nacional é proprietário do blog RESUMO GERAL BAHIA no qual conta como o apoio de sua equipe para informar não só a população da cidade de Itabuna como também cidades vizinhas, mostrando a qualidade de seu trabalho por diversos meios de comunicação. PARABÉNS BOCÃO.

Por: Maylan Batista.

SALVADOR: Segurança da CBTU é assassinado a caminho do trabalho na avenida Suburbana.



Um segurança da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi assassinado a caminho da trabalho na manhã desta quinta-feira (31). De acordo com informações da Central de Polícia, o crime aconteceu às 6h20 na avenida Suburbana, quando Joabe Cunha Santos, 27 anos, foi baleado na cabeça e no braço direito enquanto dirigia o veículo dele, um Celta preto. Segundo familiares da vítima, Joabe trabalhava como segurança das estações de trens urbanos em Salvador e estava a caminho do trabalho nesta manhã quando foi abordado por dois motociclistas. O rapaz tentou escapar, mas a dupla atirou contra nele. Ferido, o segurança bateu o veículo em frente à garagem da empresa de ônibus Praia Grande.

SALVADOR: TRÂNSITO É MAIOR RESPONSÁVEL POR MORTES DE JOVENS.

Número de jovens mortos no trânsito subiu de 50 mil para 60 mil em cinco anos.

Excesso de velocidade, falta de fiscalização, acesso muito cedo a direção e falta de conscientização dos motoristas são apontados por especialistas como principais causas para o aumento do número de vítimas de acidente de trânsito no Brasil. Milhares de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes do tipo, superando inclusive as mortes por homicídio. Em cinco anos, o número de vítimas fatais no país nas idades entre 18 e 35 anos subiu de 50 mil para 60 mil e esta realidade tem chamado atenção dos estados, prefeituras e especialistas em trânsito. Para analisar o problema que atinge a maioria dos estados, foi aberto nesta quarta-feira (30), o 8º Congresso Brasileiro Trânsito e Vida/4º Internacional, realizado no Hotel Matiz reunindo especialistas de várias partes do mundo para trocar experiência sobre o assunto e discutir políticas públicas e ações efetivas em defesa da segurança no trânsito. Organizado pela Federação Nacional das Associações de Departamento de Trânsito, o congresso contou com representantes de Detrans de todas as regiões do país e teve como foco das discussões no primeiro dia a Segurança no Trânsito, com exposição de palestras temáticas até as 17h.

SALVADOR: PARA EVITAR EXCLUSÕES, ESCOLAS MUDAM TRADIÇÃO E CRIAM O DIA DA FAMÍLIA.


Para evitar que o filho Lucca passasse por constrangimentos no Dia dos Pais, as mães Érica e Milena batalharam por um dia que homenageia famílias com qualquer configuração.
Foi durante uma comemoração de Dia dos Pais da Escola Lua Nova que o pequeno Lucca, então com 3 anos, surpreendeu as mães Érica e Milena, que foram juntas pela primeira vez à festa na escola do filho. “Chegamos lá, sentamos… e ele se sentou no colo de um pai e ficou assistindo a um show de palhaços. Depois, o grupo disse: ‘que vocês tenham um dia maravilhoso com o pai de vocês, saiam para passear com o pai de vocês’. E meu filho com a mão no queixo ouvindo isso. Se aquilo doeu em mim, imagina nele”, lembra Érica, falando do episódio de três anos atrás. Quando Érica Matos, psicóloga, e Milena Santana, arquiteta, decidiram ter um filho, há pouco mais de seis anos, elas já se preocupavam com os desafios da criança. E aquela situação do Dia dos Pais motivou uma mudança na escola. Desde então, a Lua Nova promove outra festa duas vezes ao ano: a do Dia da Família.

BAHIA: Travessias para Mar Grande e Morro de São Paulo com movimento normal.

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande tem fluxo normal de passageiros nesta quinta-feira, com embarque imediato nos terminais de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio. As oito embarcações em tráfego cumprem horários de 30 em 30 minutos e estão saindo com boa ocupação dos terminais. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com ventos fracos e mar calmo, permitindo que o tempo da viagem dure em média 40 minutos. De Mar Grande para a capital, a última embarcação deixará o Terminal de Vera Cruz às 21h30h e às 22h30 é o último horário saindo de Salvador.
As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrição, o mesmo acontecendo com as escunas do tradicional “Passeio às Ilhas”. A viagem para o Morro dura em média 2 hora e 20 minutos e o local, onde as passagens podem ser adquiridas no momento do embarque por R$ 75.. Hoje o primeiro catamarã para o Morro saiu às 8h30m e os próximos vão zarpar às 9h, 10h30, 13h e 14h. As saídas de Morro de São Paulo são às 9h, 11h30m, 13h e 15h. Já o tour de escuna pelas ilhas da Baía de Todos os Santos inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica. A tarifa custa R$ 40.

BAHIA: PREFEITO DE SANTA CRUZ CABRÁLIA TEM CONTAS REPROVADAS PELO TCM.



O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (30), opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, na gestão de Jorge Monteiro Pontes, relativas ao exercício de 2012. O relator do parecer, Conselheiro José Alfredo Dias, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou a restituição ao erário municipal, com recursos pessoais, da quantia de R$ 52.136,36, relativa a ausência de comprovação de despesa (R$ 48.049,13), processo de pagamento não encaminhado à Inspetoria Regional (R$ 2.000,00) e pagamento efetuado em duplicidade (R$ 2.087,23), além de multa de R$ 20.000,00. Ainda cabe recurso da decisão. A receita arrecadada alcançou o valor total de R$ 51.460.109,51, enquanto as despesas executadas atingiram o montante de R$ 52.358.148,25, evidenciando um déficit orçamentário de R$ 898.038,74.

SALVADOR: BRIGA POR SOM ALTO RESULTA EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO ENTRE IRMÃOS.

Uma briga entre dois irmãos quase terminou em tragédia na noite desta quarta-feira (30), no bairro de Itapuã. De acordo com informações do posto de Polícia Civil do Hospital Geral do Estado (HGE), o crime aconteceu às 22h40 na 3ª Travessa do Bispo, quando Alberto de Carvalho começou a discutir com o irmão, William de Carvalho, 38 anos. Os dois começaram a discutir porque Alberto queria que William desligasse o aparelho de som, que ele achava que tocava música muito alto. Durante a briga, Alberto pegou um facão e agrediu o irmão com golpes nos dois braços, rosto, ombro esquerdo e cabeça. William foi socorrido por um vizinho para o HGE, onde continua internado. O estado de saúde dele não foi divulgado pela instituição. Já Alberto foi preso em flagrante e encaminhado para a 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã). 

SALVADOR: CLAUDIO SILVA DIZ QUE VAI RECORRER DE SENTENÇA DO TRIBUNAL DE CONTAS.


Cláudio Silva, ex-superintendente da Sucom na gestão JH.

O ex-titular da Superintendência de Controle do Uso e Ordenamento do Solo do Município (Sucom), Cláudio Silva disse ontem que vai recorrer da sentença do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), referente ao processo, envolvendo a Transferência de Direito de Construir (Transcon), espécie de título emitido pela prefeitura para pagar proprietários de áreas desapropriadas. O ex-titular foi condenado pelo órgão fiscalizador das contas públicas a ressarcir os cofres públicos em quase R$ 6,5 milhões por irregularidades na autorização do uso da moeda da construção em 17 empreendimentos da orla. Além dele, foram determinadas sanções ao ex-prefeito João Henrique, ao ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Paulo Damasceno e ao ex-secretário da Fazenda, Flavio Carvalho. Claudio Silva preferiu minimizar a situação ao relacionar a questão à denúncia da ex-superintendente, sua antecessora Kátia Carmelo.

BAHIA: PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS SEGUEM PARA MUNICÍPIO NA SEXTA-FEIRA.

Os prefeitos e secretários de Saúde das 139 cidades baianas contempladas no 2º Ciclo do Programa Mais Médicos estarão em Salvador nesta próxima sexta-feira (1º) para encaminharem os 277 médicos intercambistas aos respectivos municípios onde irão atuar. A saída dos médicos do Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde desde segunda-feira (28) são realizadas as atividades pedagógicas, será a partir das 14h30, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. Dos 277 médicos intercambistas  dez irão atender comunidades indígenas do estado. O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/Bahia), Jerry Matalawê, informou que lideranças indígenas também deverão estar na capital baiana para a atividade de encerramento no IAT.

CALDEIRÃO GRANDE: QUADRILHA EXPLODE CAIXAS ELETRÔNICOS E DESTROEM AGÊNCIAS.




Criminosos explodiram caixas eletrônicos e destruíram as agências do Banco do Brasil e Bradesco em Caldeirão Grande, município localizado a 333 quilômetros de Salvador, na madrugada desta quinta-feira (31). De acordo com a Delegacia de Polícia Civil da cidade, a ação aconteceu por volta das 3h, quando cinco homens em um Volkswagen Voyage branco invadiram a agência do Banco do Brasil e explodiram pelo menos três terminais de autoatendimento do local, utilizando bananas de dinamite. Além de atirar para cima usando armas de grosso calibre, os integrantes da quadrilha também explodiram um caixa eletrônico de um posto do Bradesco, que também fica na praça Edgar Pereira, no Centro da cidade, perto do Banco do Brasil. Eles fugiram levando todo o dinheiro roubado durante a ação. 

FEIRA DE SANTANA: VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTERDITA DEPÓSITO DE MEDICAMENTOS.



O depósito de uma de medicamentos foi interditado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana (Divisa), na manhã desta quinta-feira (31). De acordo com a coordenadora da Divisa, Késsia Carneiro, o depósito fica no final da Adenil Falcão, no bairro Brasília, e foi localizado após denúncias anônimas. A equipe da Divisa chegou ao local por volta das 5h para verificar a denúncia de que a empresa era clandestina e encontrou milhares de medicamentos de uso comum e controlado em um ambiente insalubre, armazenados em caixas enfileiradas no chão. A coordenadora informou que a transportadora não tem alvará sanitário e autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A distribuidora tem o alvará, mas a transportadora não tem. A empresa distribui medicamento para várias do interior da Bahia, inclusive Feira de Santana. Até o momento não nos foi apresentado um responsável técnico, ou seja, um farmacêutico. O depósito será interditado e o material será apreendido. As distribuidoras de Feira de Santana serão convocadas para descartar esses medicamentos e o responsável será encaminhado ao Complexo Policial”, disse. 

BAHIA MARCA PRESENÇA NA REUNIÃO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE DA COPA MUNDO.

Representantes das sedes da Copa do Mundo participaram ontem (30/10), em Brasília, da reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo. Estiveram presentes no evento o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o diretor geral da FIFA no Brasil, Ron Del Mont, o diretor geral do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, além dos representantes das sedes. O secretário Estadual da Copa, Ney Campello, o secretário Municipal da Copa, Isaac Edington, e o coordenador de Legados da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Marcos Andrade, representaram o estado da Bahia. Durante a reunião foi apresentado, pelos representantes do Grupo Executivo da Copa do Mundo (Gecopa), o planejamento dos planos operacionais integrados para o Mundial de 2014, que envolvem temáticas como: telecomunicações, energia, segurança, transporte, acomodação, saúde, comunicação, voluntariado, dentre outros. Como encaminhamento ficou acordado que as 12 sedes terão reuniões individuais com os representantes do Gecopa, para alinhamento das ações. No caso da Bahia, a previsão é que a reunião aconteça em abril do próximo ano. Outro tema também abordado foi as ações de legados que estão sendo realizadas pelas sedes. O Estado baiano terá uma reunião no próximo dia 07 de novembro, com a presença dos representantes, na área de legados, dos Governos Federal, Estadual e Municipal, para uniformizar os conceitos e ampliar e sistematizar as iniciativas realizadas pela sede.

MASCOTE: CAR ESCLARECE SOBRE BOXES CONSTRUÍDOS E SUCATEADOS.




Em atenção à nota veiculada no Blog Políticos do Sul da Bahia, de quarta-feira, referente à liberação de um módulo de feira livre através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no distrito de São João do Paraíso, município de Mascote, cumpre-me informar a Vossa Senhoria que, como é de praxe nesta empresa, os técnicos regionais da CAR acompanham regularmente as obras em execução nos municípios atendidos e verificam atentamente o andamento das mesmas.

O convênio 055606, assinado no âmbito do Produzir – programa financiado com recursos do Banco Mundial (BIRD), assim como os demais firmados por essa empresa com associações, foi elaborado, dentro das normas de procedimento. A obra foi concluída e entregue à Associação dos Moradores e Amigos do Paraíso em julho de 2009, tendo a mesma assinado um Termo de Recebimento da Obra e um Plano de Gestão, instrumento de compromisso entregue por escrito pelos associados, principais interessados pelos boxes de feira.

Asseguramos, portanto, que é de total interesse dessa empresa, enquanto sua missão prioritária, não só atender com a implantação, mas ver realizado de modo pleno seus projetos, com execução das atividades para as quais são destinados, sejam nas áreas de produção, ampliação de oferta hídrica, geração de ocupação e renda ou fomento à comercialização de produtos da agricultura familiar, entre outras ações.

Por fim, tendo em vista a situação apresentada e a necessidade de garantir o desenvolvimento rural sustentável no estado da Bahia, a CAR informa que adotará providências no sentido de identificar, junto à associação, as dificuldades encontradas para viabilizar o funcionamento da unidade.

ILHÉUS: JUSTIÇA DO TRABALHO DETERMINA REINTEGRAÇÃO DE SERVIDORES.

Jabes demitiu mais de 70 servidores ao assumir em janeiro (Foto A Região).

Novo round na disputa entre prefeito Jabes Ribeiro e servidores municipais. A juíza da 1ª Vara do Trabalho em Ilhéus, Alice Catarina Pires, determinou a reintegração de 79 servidores concursados demitidos pelo prefeito em janeiro. A ação civil pública foi movida pela APLB e pelo Ministério Público do Trabalho.
A magistrada também determinou, na sentença, o pagamento de salários e vantagens do período em que os servidores ficaram afastados. A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil diários, revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Jabes alegou comprometimento da folha de pagamento para demitir os concursados contratados em 2012. Na ação civil, são apontadas contradições do prefeito. Embora alegue despesas com pessoal acima dos 54% do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o prefeito ilheense aumentou o número de cargos comissionados – que são contratados sem concurso.
A remuneração dos ocupantes de cargos de confiança teve aumento que variou de 32,6 a 201%. O município ainda não se pronunciou quanto à decisão da Justiça do Trabalho.

Aumenta casos de estupro em Feira de Santana

A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) informou, nesta quarta-feira (30), que o número de estupros em Feira de Santana cresceu 35% em relação ao ano passado. De acordo com a delegada Maria Clécia Vasconcelos, titular da Deam,  a maioria das vítimas tem idade entre 17 e 57 anos e são atacadas a caminho ou no retorno do trabalho, da escola ou de academias de ginástica. 
 
Ela explica que o índice por ela mencionado não considera a nova tipificação, que inclui os atos libidinosos e casos em que a mulher é estuprada pelo marido ou parente.  “Estou falando de mulheres que são atacadas na rua por homens que não estão sendo identificados”, ressaltou. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela informou que a polícia mapeou cinco localidades com maior número de incidência: bairros Tomba, Alto do Papagaio, Muchila, Parque Ipê e Avenida Maria Quitéria, próximo a casas de eventos e a supermercados.
 
A Deam está divulgando  quatro imagens e solicita a ajuda da imprensa e da comunidade na localização desses homens. A denúncia pode ser feita anônima através do telefone: 75 3602-9190. As informações são do Acorda Cidade.

Presos entram na sala de delegado, roubam arma e fogem

Dois presos fugiram da delegacia de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, na noite da última quarta-feira (30).

De acordo com a polícia, Dione Moreira Cardoso, 31 anos, estava preso há 1 ano e 9 meses e faltava apenas um mês para ser liberado. Já Maurício Silva Rodrigues, 27 anos, estava preso há 25 dias, preso em flagrante por furto.

Segundo informações publicadas no site Brumado Notícias, os detentos estavam trabalhando em uma obra para construção de novas celas no complexo da polícia quando, ao deixarem o expediente, levaram para a carceragem uma lebanca - ferramenta de escavação.

Com o equipamento, os detentos abriram a cela, foram até a sala do delegado e pegaram a chave de uma motocicleta que estava apreendida no pátio da delegacia, um capacete, e um revólver calibre 32 com cinco cartuchos intactos. Em seguida, a dupla de criminosos fugiu. A falta de estrutura da carceragem, que tem paredes feitas de adobão há mais de cem anos, deixa os moradores da cidade em estado de alerta, já que fugas têm se tornado uma constante na unidade prisional.

Cantor que morreu afogado não sabia nadar, diz sogro


O sogro do cantor gospel Cleiton Frack, de 29 anos, que morreu afogado na praia de São Miguel, na cidade de Ilhéus (distante a 467 km de Salvador), na região sul da Bahia, disse nesta quarta-feira, 30, que o vocalista não sabia nadar. Frack, que era ex-integrante da banda ArtPella, grupo que foi vencedor da edição de 2008 do programa de calouros "Astros", do SBT, morreu no início da tarde de terça-feira, 29. "Alguma coisa aconteceu na hora do incidente porque, como ele não sabia nadar, ele não abusava. Quando ele ia pra praia, ficava sempre nas partes rasas. A gente suspeita que ele tenha caído em algum buraco ou talvez tenha sido levado pela correnteza, que estava forte, segundo nos informou o Corpo de Bombeiros", afirmou o sogro do cantor, Vanderlei Emboaba, que mora em Osasco, em São Paulo, cidade natal de Frack. O corpo do cantor será encaminhado para Salvador nesta quarta, 30, de onde seguirá para a cidade do interior paulista. O sepultamento deverá acontecer por volta das 16h de quinta, 31, no Cemitério Parque Jaraguá, na Rodovia Anhanguera. (A Tarde)

Ex-tecladista de banda Arriba Saia é morto a tiros em Eunápolis

O ex-tecladista da banda de forró Arriba Saia, Charles dos Santos Rodrigues de Oliveira, 31 anos, morreu nesta quarta-feira (30) em Eunápolis, no sul do estado, depois de ser baleado durante a madrugada.

Charles ainda foi levado ao Hospital Geral de Eunápolis e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pela manhã. O músico foi alvo de um atentado na avenida dos Navegantes, no bairro de Itapoan, por volta das 4h.

Segundo a Polícia Militar, familiares de Charles contaram que ele chegou de moto em casa de madrugada e ia dormir quando recebeu uma ligação de alguém ainda não identificado marcando um encontro com ele. Ele saiu então a pé e pouco depois, ainda perto de casa, dois homens de moto o alcançaram e dispararam contra ele. Charles foi atingido na região do tórax e abdômen.

Nada foi roubado de Charles e a polícia acredita em crime de execução. Charles fez parte da banda entre os anos de 2002 e 2006.

Helicóptero que caiu em Ilhéus poderia estar sendo pilotado por passageiro


Imagens gravadas em vídeo por Juliana de Jesus, obtidas pelo site O Tabuleiro, mostram, de um novo ângulo, os minutos que antecederam a queda de um helicóptero modelo AS 350, no aeroporto de Ilhéus. O fato aconteceu no último domingo, dia 27. A bordo da aeronave estavam três pessoas, e apenas uma delas foi identificada pela Infraero como sendo o piloto. As outras duas pessoas foram identificadas como empresários, no entanto, não há informações de que eles possuam permissão para pilotar. Em alguns momentos do vídeo, é possível perceber que a aeronave alterna o comando entre o passageiro da direita e o da esquerda, causando uma impressão de que um dos tripulantes estava sob instrução de voo. Aos 2 minutos e 31 segundos do vídeo, enquanto o tripulante da esquerda puxa a manete de potência do helicóptero, o tripulante da direita utiliza o braço esquerdo, possivelmente, para controlar o manche da aeronave, que voa em baixa altitude com dificuldade. A cena se repete em outros momentos, até a queda do aparelho.

136 pessoas morreram de Aids na Bahia

Na Bahia, subiu para 136 o número de pessoas infectadas com o vírus da Aids que morreram neste ano. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, somente em Salvador foram feitas 86 notificações. No interior baiano, Teixeira de Freitas lidera em quantidade de mortes por Aids, com 11 óbitos. Porto Seguro aparece depois, com seis pessoas que não resistiram à doença. No sul da Bahia ocorreram três mortes, sendo duas em Ilhéus e uma Gongogi. No total, 22 municípios no estado notificaram mortes de pessoas infectadas com o vírus da doença. De janeiro até a semana passada foram notificados mais de 1.600 novos casos de Aids na Bahia. Somente em Salvador foram 996. No interior, dois municípios do extremo sul apresentam a maior quantidade de casos. Porto Seguro tem 76 notificações e Eunápolis 75.

POLICIAS FEDERAIS FAZEM “O DIA DAS BRUXAS”

Federais promoverão protesto no "Dia das Bruxas".
Federais promoverão protesto no “Dia das Bruxas”.
Policiais federais vão protestar amanhã (31) no “Dia das Bruxas”. Fantasiados, eles distribuirão panfletos à população em que cobram melhor política salarial e de carreira, além de mais investimentos na corporação.  Em Ilhéus, agentes e delegados farão panfletagem em frente à unidade, na Esperança.
A intenção é explicar “como o Governo Dilma tem promovido um boicote oficial aos Agentes Federais como castigo pelas operações anticorrupção”. As entidades que defendem os policias federais afirmam que há descaso do governo com os agente, escrivães e papiloscopistas da corporação.
Em material distribuído à imprensa, os federais afirmam que “atualmente, o Governo Dilma repassa as competências da Polícia Federal para o Exército, para a Força Nacional, e promove o sucateamento institucional do órgão, através do corte de investimentos, pelas terceirizações ilegais nos aeroportos, e principalmente pela desvalorização do investigador da PF em relação às demais carreiras públicas”.

Após dois anos, Robinho deve ser convocado para a Seleção nesta quinta

Após dois anos, Robinho deve novamente ser convocado para a Seleção Brasileira. Na última quarta-feira, depois do empate entre Milan e Lazio, pelo Campeonato Italiano, em Milão, o técnico da equipe rossonera, Massimiliano Allegri, deu como certa a presença do atacante na lista de Luiz Felipe Scolari para os amistosos diante de Honduras (dia 16 de novembro, em Miami) e Chile (dia 19 de novembro, em Toronto). A convocação oficial será feita nesta quinta, às 12 horas (de Brasília), em um hotel no Rio de Janeiro.

Morre publicitário da Tempo Propaganda

Morreu nesta quarta-feira (30) no Hospital Aliança, em Salvador, o publicitário Carlos Olímpio Carvalho, sócio-diretor da Tempo Propaganda. Ex-marido da senadora Lídice da Mata (PSB) e pai de dois filhos, Carlucho, como era conhecido, tinha 56 anos. O sepultamento do publicitário está marcado para as 15h, no cemitério Jardim da Saudade.(Bahia Notícias)

AGU comprova que terras na BA pertencem aos pataxós


A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu na Justiça que um fazendeiro obtivesse reintegração de posse de imóveis rurais localizados no interior da Terra Indígena (TI) Caramuru-Catarina-Paraguaçu, em Pau Brasil (BA). De acordo com a AGU, os procuradores comprovaram que o fazendeiro não era o legítimo possuidor das áreas. As Procuradorias Regional Federal da 1ª Região (PRF1), Federal no Estado da Bahia (PF-BA) e a Federal Especializada junto à Fundação Nacional do Índio (PFE-Funai) recorreram de sentença que julgou procedente o pedido de reintegração de posse. As procuradorias federais esclareceram que as terras são, tradicionalmente, ocupadas por índios pataxós e se encontram demarcadas de maneira administrativa desde 1938. Na ação, os procuradores alegaram que a comunidade indígena Pataxó obtém a posse em caráter permanente e o usufruto exclusivo dessas terras, o que exclui a ocupação de terceiros. Eles sustentaram que é incabível o direito de reintegração de posse a favor do fazendeiro, de acordo com o que determina o parágrafo 6º, artigo 231 da Constituição Federal.

Câmara de Vereadores discute situação do HBLEM

A sessão plenária da câmara desta quarta-feira (30) debateu de forma bastante acalorada a situação do Hospital de Base de Itabuna. A discussão teve início com a denúncia do vereador Geraldo Barbosa Neto (PMN), sobre a falta de respeito do presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (FASI), Paulo Bicalho. Segundo o vereador, o diretor Paulo Bicalho tem negligenciado as solicitações feitas pela casa por documentos como, contratos de serviços, e folha de pagamento dos servidores do Hospital de Base. Gegeu Filho também denunciou o médico Archibaldo Daltro Barreto Filho, clínico geral que atua como cardiologista no HBLEM, e que de acordo com ele ainda recebe R$ 4,5 mil como diretor do hospital, além do valor de R$ 5 mil empenhados sobre serviços médicos, consultas e exames, mas, no entanto, nunca ficou de plantão e nem muito menos de sobreaviso. “Caso a denúncia seja constatada, esta casa irá solicitar a demissão do médico e, através do Ministério Público, a devolução do dinheiro pago num montante de R$ 10 mil, sobre um montante de R$ 25 mil empenhados”, afirmou o vereador. Em pesquisa ao CREMEB, não foi encontrado o registro do médico sob a especialidade de cardiologia, e sim de clínica geral. O vereador Jairo Araújo (PC do B), falou sobre o desrespeito do diretor da FASI. “Apesar de ter sentado a mesa para conversar com os servidores em busca da definição da situação do plano de cargos e salários, ele não mantém respeito para com os servidores, que agora ameaçam a paralisação de suas atividades” relatou o vereador que ainda alertou para a constante falta de medicamentos e insumos naquela unidade hospitalar. Antes do termino da plenária foi sugerido a criação de uma comissão processante para apurar as denúncias e punir os possíveis culpados.

TRE mantém prefeita de Ubatã no cargo


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu, nesta quarta-feira (30), um Recurso Contra Expedição Diploma (RCED) ajuizado pela candidata derrotada nas últimas eleições municipais, Rosana Magalhães (PTB), contra a atual prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB). O Juiz Maurício Kertzman votou pela manutenção da atual gestora no cargo, que venceu a disputa por 3 x 2. Esta é a quarta derrota seguida de Rosana Magalhães no TRE. Apesar de a ação só retirar a prefeita do cargo em última instância – após julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – (conferir) o julgamento era aguardado com bastante ansiedade pela comunidade ubatense. Com a decisão, permanece no cargo a prefeita Siméia Queiroz.

Jogador humilha torcedor do Vitória

O volante Gabriel Soares, ainda desconhecido, é das divisões de Base do Vitória, e ainda busca espaço no time titular, mas pelo que ele escreveu em sua página pessoal não vai muito longe, não. O jogador não gostou da critica de um torcedor/sócio rubro-negro através do Facebook. Inconformado, o jogador do Vitória, retrucou de forma completamente destemperada e nada humilde, fazendo acreditar que, quando assumir o posto de titular no Leão, seguramente vai dar é tapas em torcedor do Vitória. “Sempre tive contato como torcedor, fazia elogios etc. Ontem fui à página dele e escrevi em uma das postagens pra em 2014 ele jogar mais bola e ficar menos no chinelinho. Ele se ofendeu, bloqueou e me atacou no inbox”, disse o torcedor. 

Igreja Mundial fecha acordo com Rede TV


A Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago, fechou acordo com a Rede TV para a transmissão de seus cultos pela emissora aos domingos pela manhã, das 10 às 12h30, em rede nacional. A compra do horário foi acertada por R$ 4 milhões ao mês. A Rede TV dividirá com a Mundial um satélite para as transmissões. Durante culto no último domingo, veiculado ainda pelo Canal 21, o vice-presidente da Mundial, Denis Munhoz, anunciou a nova programação, já neste final de semana, na Rede TV. A emissora não confirmou nem desmentiu a negociação. A Mundial não se manifestou. A igreja de Valdemiro foi atrás de outra emissora, a fim de responder à perda de espaço em redes de TV para a concorrente Universal (do bispo Edir Macedo), da qual Valdemiro também fez parte, até 1998. A igreja de Macedo tirou recentemente das mãos do ex-seguidor os espaços que ele mantinha na rede CNT e no Canal 21, do grupo Bandeirantes. No 21, a Mundial ocupava 23 horas diárias da programação. Pagava R$ 8,5 milhões ao mês. Em dificuldades financeiras, a Mundial passou a atrasar pagamentos à CNT e ao canal 21. A Universal, então, entrou no páreo. Fez ofertas vantajosas às duas emissoras e desbancou o concorrente. Conforme revelou a coluna, na edição de 16 de outubro, ao menos 50 bispos e pastores da Igreja Mundial foram afastados por causa de denúncias de desvios de recursos. Ofertas feitas pelos fiéis não chegavam aos cofres do grupo religioso, conforme denúncias. Um integrante da Mundial, já afastado, teria tentado trazer de Angola para o Brasil US$ 1,1 milhão para comprar um imóvel em condomínio de luxo. (Brasil Econômico)

Ovelha nasce sem sexo e surpreende produtor no RS

Um ovelha nascida em uma localidade do município de Porto Mauá, no noroeste do Estado, surpreendeu o produtor rural Valci Antônio Dacas. O animal, que nasceu em julho deste ano, não possui nem o órgão sexual masculino, nem o feminino. O produtor, que começou a criar ovelhas há cerca de dois anos, nunca havia ouvido falar de fato semelhante. Dacas achou que o animal não iria sobreviver, contudo, ele já está com três meses e é totalmente saudável. Outro nascimento semelhante foi registrado na propriedade de Wadislau Oginkoski, localizada no Reservado do Mauá. No caso, o animal era um porco, que tinha somente o ânus e por ele fazia as suas necessidades biológicas — assim como a ovelha. (Zero Hora)

Homicida é baleado em Mascote

Renan Santos Barbosa (Nego Birra), 19 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (30). Ele foi atingido por cinco disparos na região das nádegas, pernas e costas. Nego Birra foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base. O crime aconteceu atrás da prefeitura de Mascote. O elemento é investigado pelo envolvimento em um latrocínio ocorrido no ultimo dia 23 em São João do Panelinha.

Sargento é encontrado morto em Itabuna


O policial da reserva remunerada da polícia militar, Sargento Neves, mais conhecido pelos colegas como Baratão, morreu nesta quarta-feira 30/10/13. O PM foi achado morto dentro da casa onde morava. O SAMU chegou a ser acionado. Os médicos não souberam informar se ele teria sido vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou se teria morrido após sofrer uma queda. O copo do Sargento foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica. O PM já atuou na cidade de Itabuna.

Novo diretório municipal do PT de Ilhéus será eleito no dia 10


Candidata a prefeita nas últimas eleições em Ilhéus, a professora Carmelita Oliveira será eleita a nova presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). A eleição acontecerá no próximo dia 10 de novembro, das 9 às 17 horas, na Câmara de Vereadores, e deve mobilizar mais de mil filiados em Ilhéus e mais de 100 mil petistas nos 417 municípios do estado, conforme anunciou a direção municipal do PT. Em Ilhéus a eleição acontecerá em chapa única, já que os militantes entenderam a necessidade no momento de união e de fortalecimento do partido, que ao longo dos anos tem demonstrado um significativo crescimento na cidade. Apesar de ser chapa única, a candidata Professora Carmelita destaca a necessidade da participação de todos nas eleições diretas do PT, numa demonstração de cidadania e democracia, já que os militantes também estarão escolhendo os seus dirigentes estadual e nacional.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LOTERIA FEDERAL DO BRASIL

LOCAL: REDENÇÃO DA SERRA/SP

1º)= 22.347 

2º)= 88.825  

3º)= 22.203

4º)= 23.148


5º)= 49.652

MULHERES “PROMOVEM” UFC NA CINQUENTENÁRIO

(Foto Ari Rodrigues)

Duas mulheres promoveram uma espécie de UFC na Avenida do Cinquentenário, centro de Itabuna, há pouco. Uma vendedora de chips de uma operadora de celular recebeu cadeirada e depois entrou em “combate” com a rival, atraindo a atenção de quem passava por uma das principais artérias do comércio de Itabuna. A briga foi contida por vendedores de uma farmácia e de uma loja de eletroeletrônicos. Confira flagrantes de Ari Rodrigues
(Foto Ari Rodrigues).

Cantor Gospel morre afogado em Ilhéus

Cleiton Frack, cantor Gospel, morreu afogado na Praia de São Miguel, em Ilhéus. Segundo informações do populares, o corpo foi encontrado na tarde desta terça feira (29). Ele fez algumas apresentações em igrejas de Ilhéus e iria viajar para São Paulo, mas, o músico perdeu o voo e prolongou sua estadia na cidade. Cleiton Frack é cantor desde os 7 anos, professor, compositor e arranjador. Vencedor com o grupo Artpella do programa Astros, do SBT em 2008. Os cliques foram feitos durante a gravação do seu clipe “Quero ser fiel” (dirigido por Sebastian Goméz), e divulgação do single do seu primeiro CD solo “Soul in the voice”. A locação foi uma garagem de uma escola ainda em construção na cidade de Diadema-SP.

Garota de 14 anos é apreendida após postar fotos com armas no Facebook


Uma adolescente de 14 anos foi apreendida pela Polícia Civil de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, por ter postado nas redes sociais fotos com armas de fogo, acompanhadas de comentários ameaçadores. Em uma das publicações no Facebook, ela escreveu: "Você tentou dar tiro em mim, não acertou. Agora vou te achar no inferno, se for preciso”. Por causa das imagens, a Polícia Militar apreendeu ainda outros quatro menores e prendeu três homens, que seriam donos dos revólveres fotografados.A investigação começou após uma denúncia anônima. Para os policiais, ao publicar as fotos com armas, a garota fez apologia ao crime. Conforme apurado, as imagens foram retiradas durante uma festa na casa de um dos suspeitos, no último final de semana.

Justiça interdita carceragem da delegacia de Itororó

Depois da morte de um detento no interior da cela, em 2011, e várias fugas, a justiça anunciou nesta terça-feira (29) a interdição integral da carceragem da Delegacia de Polícia de itororó, distante 30 quilômetros de Itapetinga. O documento, assinado pelo juiz de direito Rojas Sanches Junqueira, daquela comarca, determina a imediata interdição. A alegação do magistrado: precariedade e deterioração das celas e a recusa dos agentes em realizar a custódia dos presos por se tratar de função alheia ao cargo de investigador de polícia. Com a decisão, autuados em flagrante e cumprindo mandados de prisão serão imediatamente encaminhados aos presídios. No dia 11 de agosto de 2011, o detento Gildásio da Silva Santos, o “Dete Seco”, de 39 anos (foto ao lado), sofreu um “corretivo” dos colegas de cela depois de ser preso em flagrante por tráfico de drogas. Foi levado ao hospital e, bastante machucado, veio a óbito no mesmo dia.

ALMADINA: EX-PREFEITO TEM CONTAS REJEITADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES

ld

Na noite desta segunda-feira foi colocada em votação na câmara de vereadores de Almadina as contas referentes ao ano de 2011 do ex-prefeito Raimundo Láudano (PMDB).

Apenas cinco vereadores compareceram a sessão, e por unanimidade foi seguido o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (PCM), que opinou pela rejeição das contas.

Com isso Raimundo Láudano se tornou “inelegível” por oito anos, já que com essa votação ele se tornou “ficha suja”.

Divulgados jogos de ida - 3ª fase do Interbairros

Criança é torturada e fica em cárcere privado por 3 dias no MS


Uma criança de dois anos e quatro meses foi torturada e ficou em cárcere privado por três dias no bairro Jardim Bálsamo, em Campo Grande (MS). Segundo a polícia, a mãe da menina, de 19 anos, foi morar com um jovem de 21 anos no início da semana passada e levou a filha. De acordo com os relatos das vítimas, depois da mudança, o comportamento do homem mudou, e ele passou a agredir as duas e a proibir que elas saíssem de casa. Mãe e filha passaram por várias agressões durante dias. A menina foi a mais atacada. “Desde espancamento, à agressão física, sufocamento, esganadura ou mesmo por imersão em água. Ela relata que durante esse tempo esse indivíduo chegou a colocar a criança dentro de uma máquina de lavar roupa com água e a submergiu. Diz que teve um momento em que ele chegou até a ligar essa máquina”, disse o delegado Paulo Sérgio Lauretto. As informações são do MSTV 2ª Edição. Na última sexta-feira, a mãe convenceu o suspeito a levar a criança para a avó materna. Após entregar a menina, os dois voltaram para casa. Quando percebeu as marcas pelo corpo, a avó encaminhou a neta para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde os médicos confirmaram as agressões. Do cativeiro, a jovem conseguiu mandar uma mensagem de texto para o celular de um amigo pedindo ajuda. A polícia foi até o local e prendeu o homem em flagrante. Ele vai responder por sequestro, ameaça, cárcere privado e tortura. O Conselho Tutelar descartou que a criança tenha sido violentada sexualmente. (Terra).

Tentativa de homicídio no bairro Califórnia

Michele Oliveira Santos, 17 anos, moradora do bairro Califórnia, se encontrava na rua Espirito Santo, no mesmo bairro, quando entrou em discussão com seu namorado de prenome Leonardo, conhecido como Bel. Após discussão, o acusado sacou a arma e deflagrou dois tiros contra a vitima, que tentou fugir, entrando em um bar. Michele foi baleada no braço esquerdo. Segundo a polícia foi crime passional motivado por ciúmes. Michele foi socorrida, pelo Samu 192 e encaminhada para Hospital de Base.

Homem armado é preso no bairro Maria Pinheiro


Jorge Silva dos Santos, 24 anos, morador da rua C, bairro Maria Pinheiro, foi preso na tarde desta terça-feira (29), em sua residência, com um revolver calibre 38 municiado e R$ 51,00 em espécie. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e conduzido pela polícia militar (CETO), até o Complexo Policial de Itabuna.

Familiares pedem justiça por assassinato em Mascote

Mizael Barbosa dos Santos, 20 anos, saiu da casa do tio, por volta do meio dia, do último dia 27 no município de Mascote, com uma motocicleta de placa JOQ 1497 em companhia de indivíduos de prenome Pepison, e Nego de Birra, que estão foragidos. Tudo indica que Mizael sofreu um latrocínio, roubo seguido de morte. Alguns pertences da vitima, inclusive a moto foram levados. Um corpo, que pode ser da vitima, foi encontrado amarrado dentro de um rio, enrolado em uma lona. O corpo foi removido para o DPT de Itabuna. Famíliares disseram que "a polícia de Mascote, e São João do Panelinha, sabe quem o matou e até agora não fez nada ”.

PRF de Camacan flagra comerciante com cigarro ilegal


O comerciante Herbert Viera de Moura, 44 anos, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, em Camacan, com varias caixas contendo pacotes de cigarro importados ilegalmente do Paraguai. Ele estava em um VW/Gol placa NTJ-1958. De acordo com a policia, o comerciante, ao avistar os policias, tentou evadir-se da fiscalização, mas desistiu, sendo abordado. Herbert falou para os policiais que estava transportando a carga de Teixeira de Freitas para entregar em Itabuna, desviando de vários postos da PRF, inclusive o de Eunápolis. No veiculo também estava um funcionário de Herbert, identificado comopor Uilian Oliveira Santos, 19 anos que também mora em Eunápolis.

Estudantes protestam contra a prefeita de Una

Alunos da rede municipal e estadual de Una se manifestam dizendo que, a prefeita não pode ordenar na cidade, como se fosse o mercado dela. Eles protestam contra a falta de estrutura na unidade de ensino. De acordo com os manifestantes, por falta de estrutura nas escolas, os estudantes estão sem poder estudar há meses. Além disso, eles reclamam da falta de merenda, professores, equipamentos, entre outras coisas.

Passageiro tenta se matar dentro de avião vindo de SP para Salvador

Um caso inusitado e que por pouco não virou uma tragédia assustou os passsageiros e a tripulação do Vôo 3178 da TAM, que vinha de São Paulo para Salvador, na noite desta terça-feira (29).
 A aeronave pousou por volta das 22h na capital baiana e o desembarque foi dramático. Isso porque, fontes ligadas ao Bocão News que estavam no avião informaram que um passageiro tentou se matar durante o vôo. De acordo com fontes, o homem - que não teve a identidade revelada - ingeriu de uma vez só diversos comprimidos logo após a aeronave decolar do aeroporto de Guarulhos.
 Por conta disso, os passageiros chamaram os comissários de vôo para socorrer o homem, que começou a passar mal. Os primeiros socorros foram prestados pela tripulaçao e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para aguardar em solo a chegada da vítima.
 O homem foi socorrido assim que o desembarque foi efetuado. Ele foi encaminhado a um hospital da cidade e não há informações sobre o estado de saúde dele. O homem, cuja naturalidade não foi revelada, viajava sozinho.

Feira de Santana: manifestantes acusam policial feminina de tortura


Após “agressões” sofridas por uma garota de 15 anos, em uma localidade em conhecida como Bem-te-vi, em Feira de Santana, moradores fizeram manifestação e acusam uma policial de tortura. O protesto aconteceu na terça-feira (29), quando a Avenida Rio de Janeiro, na BR-116 Sul, no bairro Pedra do Descanso, foi interditada.  

De acordo com os moradores, uma policial militar da guarnição Tático Móvel teria agredido a adolescente provocando revolta na comunidade. A menor disse que foi ameaçada de morte caso não desse a informação que os policiais queriam. “Ela entrou na minha casa atrás de um morto e de um preso. Eu disse que não estavam e ela disse que estava. Depois ela mandou eu abrir a porta do fundo e aí eles me empurraram e eu caí em cima do meu cachorro. Me bateram, me derrubaram, puxaram meu cabelo, bagunçaram meu quarto todinho. Me ajoelhei nos pés dela dizendo que eu era direita e ameaçou atirar em mim”.  A adolescente ainda disse que o fato aconteceu na última segunda-feira (24).
A mãe da menor,  Danubia de Jesus Fernandes, disse ao Acorda Cidade que foi ao Batalhão da Polícia Militar denunciar o fato, mas foi orientada a procurar outro órgão, uma vez que o caso não era de responsabilidade do batalhão. “Eu fui à Delegacia do Adolescente Infrator, fui ao complexo e fiz o exame de corpo de delito e agora estou esperando o resultado do laudo, porque a menina está traumatizada e eu quero justiça”, disse.
A mãe explicou que os policiais estavam procurando uma pessoa, que segunda ela, já está morta, e um homem que está preso conhecido como Cocão. A tia da menor, Daniela Fernandes, disse que a família ainda aguarda a perícia ir ao local e por conta da demora os familiares resolveram realizar a manifestação. Ela fez graves acusações contra a policial, além de abuso de autoridade, agressão a menor e invasão de domicílio.

Acidente de carro mata seis pessoas de Pintadas que voltavam de enterro em Ipirá

Um acidente matou seis pessoas na cidade de Ipirá, interior da Bahi, na tarde desta terça-feira (29). De acordo com informações do site loca BK2, um furgão que seguia viagem para a cidade de Pintadas estourou o pneu e capotou. O veículo transportava pessoas que tinham acabado de participar de um enterro em Ipirá e voltavam para casa.

Segundo informações da “TV Subaé”, quatro pessoas morreram na hora e duas outras morreram após dar entrada no hospital de Ipirá. Outros feridos também foram levados para o local. Ainda não há informações sobre o número de feridos e nem a identificação dos mortos.

Um morador da cidade informou ao BK2 que a tragédia ocorreu quando o furgão de propriedade de um motorista conhecido na região pelo prenome de Alfredo, transitava pelo povoado do Jacaré na BA-414 e o pneu do veículo estourou. O carro teria capotado por várias vezes. Segundo a fonte, a população pintadense está chocada com o trágico acontecimento.

Comissão da Alba aprova contas de Wagner de 2010

As contas do governo do estado referentes ao ano de 2010 passaram pela Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta terça-feira (29). Votaram a favor os deputados Adolfo Menezes (PRP), Carlos Brasileiro (PT), João Bonfim (PDT), Joseildo ramos (PT), e o relator Luiz Augusto (PP), todos da base do governo. Apenas o democrata Carlos Gabam votou contra.

De acordo com o opositor, ela não deveria ser aprovada, pois há diversas irregularidades, dentre elas um déficit de R$ 237 milhões. “Sabemos que pela Lei da Responsabilidade Fiscal não se pode deixar nenhum débito ao fim do mandato e neste caso há um resto a pagar sem ter disponibilidade em caixa”. Gaban ainda considerou as piores contas do governo Wagner.

O líder da sigla na Casa ainda destacou que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tem reprovado contas de prefeitos com a mesma situação. “Isso prova a irregularidade nas contas do Governo. Mesmo assim, os deputados da base aliada votaram a favor”.

A matéria deve ser apreciada pelo plenário da casa e votada na próxima terça-feira (5). A oposição deve obstruir a sessão como forma de protesto pelos erros encontrados. “Elas devem ser aprovados porque o governo tem a maioria, mas faremos a nossa parte”, garantiu o democrata.