quarta-feira, 31 de julho de 2013

LANARRÔSE LOPES - PREFEITURA EMITIRÁ CERTIFICADO COM SELO DE GARANTIA DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS


Itabuna reativou desde o início deste mês, um serviço importante para o controle da qualidade dos produtos de origem animal comercializados e beneficiados no município, a exemplo de embutidos, queijo, ovos, mel e doces. Trata-se do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que foi criado pela Lei Municipal n° 2.150, de novembro de 2009, mas que não chegou a ser executada. Em razão de sua importância, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida, sugeriu a retomada do projeto que visa monitorar e inspecionar a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização de produtos. “Só após a conclusão do processo, a Prefeitura emitirá o certificado com o selo de garantia dos produtos inspecionados”, informa a diretora do SIM, a médica veterinária Lanarrôse Lopes da Silva, que prestou esclarecimento sobre o Serviço.
FONTE- REDE BRASILDE NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO BÁSICA: HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA ENVIO DE DADOS DO CENSO ESCOLAR 2013

Esta quarta-feira (31) é o último dia para o preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. Os gestores de escolas públicas e privadas devem acessar o endereço educacenso.inep.gov.br e informar dados da escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica. As informações são usadas para transferência de recursos públicos destinados à merenda, ao transporte escolar, à distribuição de livros, a uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica.
No caso das creches, as informações serão também usadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para calcular a suplementação de recursos de 2014 a creches que atendem a crianças do Bolsa Família.
Além disso, os resultados sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (evasão) escolar dos alunos são usados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

VIOLÊNCIA: BANDIDOS INVADEM CIDADE E AVISAM: "AFASTEM-SE. VAMOS ASSALTAR APENAS O BANCO"


Um grupo explodiu a agência bancária do Bradesco na cidade de Gurjão, no Cariri paraibano, na madrugada desta quarta-feira (31). Segundo o Major Josiel Brandão, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Monteiro, o crime foi registrado por volta das 2h30.
Segundo informações de moradores, os bandidos chegaram na cidade em dois carros informando que o alvo era apenas o banco e ordenaram que as poucas pessoas que estavam na rua se afastassem do local.
O cabo José Severino revelou que as bananas de dinamites destruíram o prédio da agência e notas ficaram espalhadas na rua. Artefatos da bomba atingiram o telhado de uma residência.
Populares disseram que os assaltantes efetuaram disparos para o alto na fuga, fato negado pelo Major Josiel Brandão.

A Polícia Militar foi acionada e diligências foram feitas, mas ninguém foi preso.

terça-feira, 30 de julho de 2013

ITABUNA: RENAN ARAUJO ACUSA TOM RIBEIRO DE "TRABALHO SUJO" E FALA EM "MISSA ENCOMENDADA"


Não ficaram bem explicados os motivos da exoneração do secretário de saúde de Itabuna, Renan Araújo.

A decisão de retirá-lo do cargo ocorreu às vésperas do retorno da gestão plena dos recursos do SUS, um feito muito importante.

Ele fala da saída em conversa gravada pelo Blog do Gusmão na sede da secretaria, onde o médico, em clima de despedida, vai despachar até amanhã, dia 31 de julho.

Principais destaques:

nível de desgaste acentuado e problemas de abastecimento nos postos de saúde;

avanços em relação ao combate à dengue;

“a caneta é do prefeito”, disse Renan;

saiu magoado com o Prefeito Vane?

Licitações de medicamentos e insumos ficaram paradas na secretaria de administração. Apesar das dificuldades, Renan afirma que conseguiu 6 carretas de insumos, móveis, equipamentos e medicações na secretaria estadual de saúde, que permitiram a economia de R$ 3,5 milhões ao cofre da secretaria;

governo não permitiu que a secretaria de saúde conquistasse autonomia para a realização das licitações;

priorização do retorno do comando único (gestão plena);

mudanças significativas no Hospital de Base;

faltou apoio do PC do B?

“O povo vai julgar o legado que vou deixar”;

O preconceito de alguns setores da imprensa com o secretário considerado “forasteiro”;

Renan acusa o apresentador Tom Ribeiro (TV Cabrália) de promover campanha sistemática e realizar “trabalho sujo” contra a sua gestão;

Tom Ribeiro é ligado ao governo?

Assessoria de comunicação da prefeitura de Itabuna boicotou a gestão de Renan;

A atuação dos radialistas Gerdan Rosário e Roberto de Souza.

ATENÇÃO: TELEFONES DA "OI" NÃO ESTÃO LIGANDO PARA O SAMU 192



Desde a noite dessa segunda-feira (29), que os telefones celulares da operadora Oi não completam ligação para o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel Urgência de Itabuna (SAMU-192). Esse problema apenas ocorre com esta operadora e a mesma está tentando buscar uma solução técnica para a situação. 

Diante do problema, a coordenação do SAMU orienta as pessoas que necessitem dos serviços de urgência e emergência que façam chamadas de telefones públicos ou fixos ou de qualquer outra operadora.

ITABUNA: JORNALISTA JOÃO QUEIROZ SOFRE ACIDENTE



O jornalista João Queiroz, sofreu acidente automobilístico na manhã desta terça-feira, quando retornava de Itapé para Itabuna, nas imediações da granja São João.

Por volta das seis da manhã, o veículo que conduzia foi abalroado pela traseira por um carro de placa e marca desconhecidas até o momento, ele perdeu o controle da direção, o que provocou várias rodadas na pista, até parar no matagal.


João além do susto sofreu escoriações leves, foi atendido no Hospital de Base de Itabuna, onde passa por uma bateria de exames.

ITABUNA: CHUVA PROVOCA QUEDA DE COBERTURA DE PONTO ÔNIBUS


>>>>>>>>>>>>>>>>Pela cidade Manhã desta terça-feira (30)  >>>>>>>>>>>>>>>>>>

A chuva que caiu pela manhã já provoca estragos pela cidade.
Uma cobertura de ponto de ônibus situado no bairro nova Itabuna, acaba de desabar.
Segundo informações havia no local populares esperando condução para várias partes da cidade, mas felizmente ninguém saiu ferido. O secretário de obras já tem conhecimento.

Ponto de ônibus do Hospital de base foi quase que destruído pela empresa que está construindo condomínio residencial do projeto "Minha casa, minha vida".
Espera-se uma reformulação do referido local por parte da construtora. A comunidade agradece.

50 Lixeiras foram instaladas ao longo da Avenida Cinquentenário pela prefeitura de Itabuna, mas parece que os transeuntes não querem colaborar.
O esporte mais praticado por lá é o "arremesso de lixo ao chão".

CIDADE LIMPA É POVO CIVILIZADO.

PREFEITURA DE ITABUNA REINAUGURA PADARIA DA FUNDAÇÃO MARIMBETA


A prefeitura de Itabuna entregou nessa segunda-feira (29), a padaria reformada do núcleo Sítio V da Fundação Marimbeta, no bairro Nova Ferradas. A nova estrutura tem um forno elétrico, com capacidade para fabricar mais de 10 mil pães por dia. A partir de agora serão produzidos pães de sal, doce, leite, sonhos, bolo, pãezinhos de queijo, pão com salsicha e com presunto para a merenda escolar dos alunos e o excedente será comercializado para outros programas da Prefeitura.
“Essa padaria vai consolidar a ação social que planejamos para os Sítios. A gente precisa transformar as unidades em instituições de ensino integral, para tanto a padaria vai oferecer parte da alimentação e as crianças também vão aprender o ofício de padeiro” afirmou José Teles da Silva Junior, presidente da Fundação Marimbeta. Ele adiantou que depois dessa reinauguração a meta é construir uma nova padaria que funcionará no Sítio I, do bairro Antique.
O prefeito Claudevane Leite antecipou que pretende licitar em agosto a reforma dos cinco núcleos dos Sítios. Ele comentou que muitas ações do governo têm dado certo porque as secretarias colaboram umas com as outras. “Sempre peço que formemos um time. A marca desse governo é a seriedade, temos esse compromisso” afirmou Vane.
O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, disse que o maior tesouro de Itabuna são as pessoas. “Fico feliz quando a gente sonha, pois nós vivemos de sonho. Ao longo de oito anos fizemos um bom combate na Câmara Municipal e a partir daí sonhamos com o momento de dirigir a cidade e ajudar as pessoas, agora estamos realizando o sonho” disse.

SUCESSÃO 2014: GEDDEL REAFIRMA DESEJO DE ALIANÇA COM ACM NETO E PAULO SOUTO


A confirmação de que o presidente do PMDB, na Bahia, Geddel Vieira Lima, será o "cabeça" da chapa de oposição com a presença ativa do prefeito de Salvador, reforça a teoria de que no segundo turno das eleições municipais no ano passado, enquanto ainda era candidato, ACM Neto (DEM) teria se comprometido em apoiar o peemedebista em troca do apoio na segunda fase das eleições, embora ambos neguem o pacto.
Na manhã desta segunda-feira (29), Geddel comentou em entrevista à rádio Povo de Jequié que não há hipótese dele disputar o governo com Neto ou Souto. “Eu já disse aos dois. Eu tenho absoluta certeza que vamos estar unidos. Tenho conversado com Paulo. Não há chance de não estarmos unidos na eleição do ano que vem”, pontua. E ressalta: “eu busco apoio de ACM Neto. Tenho conversado muito com ele e recebido retorno. Tenho tido com Neto uma relação franca, clara. Estou buscando apoio, mas já disse que desejo ser governador”.
Geddel comentou ainda que enxerga com naturalidade a aproximação de ACM Neto e o governador Jaques Wagner (PT). “Proximidade é normal e natural. São adversários políticos em outros partidos. Eles têm que se entender mesmo. Eleição é na hora da eleição. E se isso gera ciúme bobo, paciência. Problema de quem fica fazendo picuinha politica. É absolutamente natural que tem que se entender, tomando soluções conjuntas. Vão fazer o que? Ficar brigando, não se falar?”, ironiza. Com informações do Bocãonews

MATADOURO DE ITABUNA: ADMINISTRAÇÃO SERÁ FEITA POR ADEUM SAUER E INVESTIDORES GAÚCHOS


Adeum Sauer, ex-secretário de Educação da Bahia e de Itabuna, se uniu a investidores gaúchos para assumir a administração do Matadouro Municipal. A Justiça já havia determinado a interdição do abatedouro itabunense, antes sob administração de um grupo do sudoeste baiano, o Frigocentro.


Os novos investidores devem assumir a concessão do matadouro por até 20 anos, mas farão investimentos para modernizá-lo, adequando-o à portaria 304/1996, do Ministério da Agricultura. Além de Adeum, o irmão Cleto Sauer também participa da empreitada. Com informações do Pimenta.blog.br

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ITABUNA: FETO ENCONTRADO EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO NA AVENIDA J S PINHEIRO



Nesta manhã de Segunda-feira(29) por volta das 6 horas, foi encontrado um feto já em adiantado estado de putrefação, na Avenida José Soares Pinheiro.

Uma varredora de rua encontrou o corpo enquanto fazia a varrição logo cedo, a polícia foi acionada e as investigações sobre o fato já começaram.

Segundo populares o bebê pode ser de uma mulher “galega” que estaria grávida e foi vista nas imediações de onde o feto foi encontrado.

Mais informações a qualquer momento.



domingo, 28 de julho de 2013

CÂMARA LEGISLATIVA DE ITABUNA HOMENAGEIA CIDADÃOS ILUSTRES



A câmara de Vereadores de Itabuna, concedeu na noite desse sábado (27), na AABB títulos de cidadão itabunense a pessoas que prestam importantes colaborações à sociedade local, desenvolvendo atividades comerciais, políticas e filantrópicas e também para parceiros do município nos diversos campos sociais.


 

                           


A sessão presidida pelo presidente da Câmara Legislativa municipal, Aldenes Meira, contou com a presença do prefeito Claudevane Leite, do vice Wenceslau Júnior, do presidente da Bahiagás Davidson Magalhães e todos os demais vereadores.

Muitos políticos e personalidades compareceram, como os deputados Acelino Popó Freitas, Márcio Marinho, o Secretário de Urbanismo da prefeitura de Salvador José Carlos aleluia, estes receberam o título de cidadania. Os ex-prefeitos municipais Fernando Gomes e o Capitão Azevedo ciceroneados por uma comitiva que tinha os ex-secretários Carlos Burgos e Maria Alice. Peças do governo estadual também estavam por lá como o Coordenador da 5ª CIRETRAN SUB TEM PM Gilson Nascimento, os secretários municipais e o Chefe do gabinete do prefeito, Silas Alves.


Entre os homenageados, figuras escolhidas pelos edis no âmbito local e também estadual como Dr. Mário Alberto Simões Hirs, Dr. Antônio Carlos de Souza Hygino, José Alcântara Pellegrini, Pe. Edvaldo Borges Marques entre outros.
















MAIS FOTOS AQUI>>>> TÍTULO DE CIDADÃO ITABUNENSE







sábado, 27 de julho de 2013

MORADORES IMPEDEM INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DILSON CORDIER



Moradores do bairro Castália impediram, na manhã deste sábado (27), a reinauguração do Posto de Saúde Dilson Cordier por entenderem que o serviço não foi concluído. "Inaugurar com ´meia sola´ não dá", disse um morador do bairro. A terraplenagem que dá acesso ao posto não foi feita e o acesso para cadeirante também não foi realizado. O movimento da população local garante que o posto só será entregue se a prefeitura concluir os serviços, o que, segundo a administração municipal, acontecerá na próxima segunda feira (29). A reinauguração do PS do Castália, que existe há 10 anos, estava programada para às 10 horas deste sábado, conforme programação da PMI. A obra de reforma custou R$ 134 mil reais. Pimenta.blog.br

BAHIAGÁS: DAVIDSON ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS PARA ITABUNA


“A vinda da Bahiagás para o interior da Bahia, especialmente para Itabuna, vai dar oportunidade para que a gente possa atrair empresas e ampliar a geração de empregos” a afirmação foi feita pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, na tarde de sexta-feira, durante a inauguração da sede da empresa distribuidora de gás natural. Vane destacou que o município está vivendo um momento bom em que será possível criar um futuro melhor para a comunidade. “O povo de Itabuna é um povo empreendedor, que enfrenta crises e não desanima fácil” lembrou o prefeito. Da mesma maneira avaliou o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, que considera o investimento da empresa bastante significativo para Itabuna. “Consolida a cidade nessa nova perspectiva de desenvolvimento econômico e, associado à barragem do Rio Colônia, Porto Sul, aeroporto, ferrovia, complexo intermodal e universidade federal, vai criar as condições para que Itabuna consiga atrair novos investimentos” explicou. A instalação da sede da Bahiagás em Itabuna é parte do programa Gás no Eixo Sul que pretende a interiorização do gás natural, enquanto energia limpa e sustentável. A empresa investiu R$14 milhões região até o ano de 2012. A expectativa é de que até 2015 o número chegue a R$70 milhões. “O nosso esforço é levar o desenvolvimento para o interior e com a nova sede em Itabuna estamos montando uma estrutura comercial para captarr novos clientes.” afirmou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. O gás natural pode ser utilizado em residências, veículos e empresas. Segundo Davidson o maior incentivo para os consumidores residenciais será o preço do gás que chegará às residências mais barato que o botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), comumente usado.

ESPECIAL ITABUNA 103 ANOS: MENSAGEM DE GILSON NASCIMENTO


O SUB-TENENTE PM GILSON NASCIMENTO, DIRETOR DA 5ª CIRETRAN PARABENIZA ITABUNA PELOS 103 ANOS DE LUTA, CORAGEM E DESENVOLVIMENTO.
FAMÍLIA ITABUNENSE FELIZ ANIVERSÁRIO!

ESPECIAL ITABUNA 103 ANOS: REFORMA DO PRONTO SOCORRO DO HBLEM SERÁ ENTREGUE NESTE SÁBADO




O Pronto-socorro do Hospital de Base de Itabuna, totalmente reformado será entregue à população neste sábado (27), com a presença do Secretário Estadual da Saúde Dr. Jorge Solla, segundo o diretor do BASE, Dr. Paulo Bicalho.
Uma nova metodologia será implantada na emergência do HBLEM, o “ATENDIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS”, que consiste em organizar os atendimentos emergenciais a partir das condições em que chegam os pacientes ao hospital. Foram criadas salas que darão uma nova dinâmica ao atendimento. A sala VERMELHA; onde os pacientes em situação de risco serão atendidos sem sequer o preenchimento de ficha por causa da sua gravidade, que são os casos de vítimas de acidentes, de feridos por arma de fogo e por arma branca e os politraumatizados; a sala VERDE para os casos menos graves, onde os pacientes deverão esperar pelo atendimento e a sala AZUL para pacientes sem necessidade de atendimento emergencial. Para melhorar os serviços em função dessa nova metodologia, os funcionários passarão por um treinamento especializado. O espaço receberá no dia 30/07 os pacientes que estão na emergência provisória e a partir do dia 1º de agosto passará a atender toda a comunidade.

Dr. Paulo informou ainda, que chegaram para o BASE; 1 novo gerador, 14 respiradores no valor de 46 mil reais cada um, 4 carros de anestesia para dar suporte ao médico e ao paciente e 4 desfibriladores. O hospital foi classificado por parte do Ministério da Saúde, na REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA REGIONAL o que trará um aporte financeiro no valor de 3 milhões de reais em equipamentos e reformas para a sua adequação à essa rede. Além disso, a saúde financeira do HBLEM ficará mais robusta com a nova verba financeira do estado que passará de um milhão e meio para mais de dois milhões e trezentos mil reais.

ITABUNA: PESQUISA DA SÓCIO ESTATÍSTICA DEMONSTRA DESGASTE DO GOVERNO VANE


A Sócio Estatística realizou, no período de 19 a 24 de julho de 2013, nova pesquisa de avaliação do quadro político e eleitoral em Itabuna. Foram ouvidas 817, perfazendo um erro amostral próximo a 4% para o conjunto dos dados.
O Governo Municipal, sob o comando de Vane, tende fortemente ao negativo. A administração municipal possui percepção positiva de apenas 5,8% contra 61,2% de percepção negativa. Razão negativa de 10,6.
Esse começo ruim de gestão, como se verá adiante, vem reabilitando a imagem do ex-prefeito Capitão Azevedo, que terminou desgastado como prefeito. Contudo, apesar desse quadro avaliativo, a população, quando perguntada sobre o futuro, ainda acredita que haverá melhora.
Os que acreditam nela somam 48%. Os que acreditam que vá piorar somam 27% e os que acham que ficará como está somam 21%. Afora 4% que não se definiram.

“Como homem religioso que é, Vane precisa ter fé de que será capaz de reverter situação, mas fé por si só não será suficiente, para confirmar expectativa da população”, declarou Agenor Gasparetto. 
com Politicosdosuldabahia

ITABUNA 103 ANOS: 1º MUTIRÃO DA SAÚDE SERÁ NESTE SÁBADO NA PRAÇA RIO CACHOEIRA


Acontece neste sábado (27), o I Mutirão da Saúde em Itabuna, na praça Rio Cachoeira e no Espaço Cultural Josué Brandão (Câmara de Vereadores). Haverá balcão de informação sobre o Cartão de Saúde e doenças e acidentes do trabalho, atividades educativas de prevenção e orientação a saúde bucal, com distribuição de kits com escova e creme dental. Além de atendimento com 10 consultórios móveis dos Voluntários do Sertão, teste de glicemia e técnicas de primeiros socorros com a equipe do SAMU 192. Também será oferecida avaliação fonoaudiológica e um baú de serviços que inclui: ultra som; mamografia; ginecologia; odontologia. Autorizações de exames laboratoriais, também mamografia e ultra sonografia mamária. Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino. Orientação para prevenção e realização de Teste Rápido DST/AIDS e hepatites virais, além de captação de doadores de sangue para o Hemocentro da cidade. Consultas e avaliação oftalmológica com acuidade visual, rastreamento de glaucoma e glicemia capilar. Ainda no sábado serão feitas avaliações para cirurgias bariátricas pelo Centro Médico Acácio Cardoso e a ONG Casa do Obeso. Entre os serviços oferecidos estão agendamento de consultas e exames especializados, autorizações de procedimentos, atendimento médico: clínico, anestesista, cardiologista, angiologista, pneumologista e endocrinologista. Além de equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, workshop, exibição de vídeo informativo sobre cirurgia bariátrica e exposição de produtos vinculados a cirurgia bariátrica.

SERVIDORES TÊM DIVIDA DE R$ 128 BI NO CONSIGNADO


Os servidores públicos não têm se intimidado em aumentar as dívidas. Dados do Banco Central mostram que os funcionários das três esferas de governo — União, estados e municípios — já devem R$ 128 bilhões aos bancos por meio do crédito consignado, com desconto em folha de pagamento. O volume é 7,5 maior do que o total dos débitos de trabalhadores da iniciativa privada (R$ 17 bilhões) e quase do dobro dos empréstimos concedidos aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (R$ 63,3 bilhões).
O apetite dos funcionários públicos pelo crédito consignado é enorme. Nos 12 meses terminados em junho, o saldo devedor aumentou 18,5%, quase três vezes mais o incremento de 7,9% computado em todas as operações destinadas às pessoas físicas. No ano, as dívidas com desconto em folha dos servidores avançaram 10,8% ante os 3,3% do total de empréstimos e financiamentos aos consumidores.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

ATRAÇÕES DESTE SÁBADO NO PROGRAMA RESUMO GERAL RÁDIO JORNAL - 9 DA MANHÃ


NESTE SÁBADO (27), NO PROGRAMA RESUMO GERAL, ÀS 9 DA MANHÃPELA RÁDIO JORNAL DE ITABUNA:

AS PRESENÇAS DOS VEREADORES RONALDÃO E NADSON MONTEIRO - IDEALIZADORES E AUTORES DO PROJETO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO PARA ITABUNA, ALÉM DO PRESIDENTE DO SINDICATO DOS RODOVIÁRIOS DE ITABUNA, ARLENSEN NASCIMENTO ANTERO DE SOUZA.
AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE AMADOR DE ITABUNA E REGIÃO NA VOZ DE ALCÂNTARA PELLEGRINI.
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE TRÂNSITO COM O COORDENADOR DA 5ª CIRETRAN GILSON NASCIMENTO.
A NOVA METODOLOGIA DE ATENDIMENTO  DO HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA E AS NOVIDADES DA SAÚDE COM HÉLIO FONSECA.
E TUDO SOBRE A SEMANA POLÍTICA DA REGIÃO.

MANDE SUA PERGUNTA POR EMAIL OU PELO FACEBOOK.
RESUMOGERAL@HOTMAIL.COM
RESUMOGERALBAHIA@GMAIL.COM
FACEBOOK.COM/RESUMOGERALBAHIA

OAB: SAIU LISTA COM OS APROVADOS NO EXAME DE ORDEM

Foi divulgado na tarde desta sexta-feira (26), o resultado do X Exame de ordem da OAB, a lista consta dos aprovados após os recursos terem sido julgados.

Veja a lista aqui >>>> X EXAME DE ORDEM OAB 

ITABUNA: EDUARDO FONTES DEVERÁ SER O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE


O Nome do novo secretário de saúde de Itabuna está praticamente decidido, tudo depende agora do aceite do médico e empresário Dr. Eduardo Fontes, que provavelmente dará a resposta ainda nesta sexta-feira (26). A aceitação ou não ocorrerá após uma reunião com familiares e amigos mais próximos.
Dr. Eduardo já tivera sido convidado anteriormente para integrar o quadro do primeiro escalão do governo de Claudevane leite na pasta da Indústria e comércio, mas, na oportunidade declinou do chamado.
Outros nomes como os do Dr.Paulo Bicalho e Dr. Erick Ettinger chegaram a ser cogitados.
Dr. Erick teria problemas em aceitar já que ele está envolvido em muitos projetos estruturais nos hospitais e tem conseguido alocar financiamentos públicos para a provedoria da Santa Casa de Misericórdia.
Dr. Paulo Bicalho esbarraria na questão de ser um dirigente puramente técnico e não possuir engajamento político e, além disso, está conseguindo fazer uma gestão mais eficiente a frente do Hospital de base de Itabuna.

ATRIZ BRASILEIRA DE 20 ANOS SOFRE GRAVE ACIDENTE DE CARRO EM DUBAI E OPERA COLUNA


Bianca Lyrio, de 20 anos, participou da minissérie “JK”, da Rede Globo, sofreu um grave acidente de carro na madrugada desta sexta-feira (26), em Dubai. A jovem foi levada às pressas para um hospital local, onde teve que operar a coluna. O carro em que a atriz estava invadiu um restaurante. Quatro pessoas morreram, segundo a mãe de Bianca, a dona de casa Anita Farias. Mas esse número ainda não foi confirmado, já que os jornais locais só noticiaram a morte de três pessoas.
Segundo Anita, a jovem voltava para a casa por volta das 3h30 (horário local) com amigos. Um deles dirigia o veículo, embriagado, e acabou perdendo o controle da direção. Bianca, que é menor de idade no país, está internada em um hospital da região sob o efeito de anestesia e acompanhada de outra brasileira, parente da família que a abrigou.

ITABUNA: PREFEITO CLAUDEVANE LEITE É O SECRETÁRIO INTERINO DA SAÚDE


Falando ao vivo no programa Balanço Geral nesta sexta-feira (26), o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, afirmou querer trazer a secretaria de saúde para mais perto do seu gabinete, para poder fiscalizar melhor os recursos da gestão plena que já começam a pingar por aqui a partir da da próxima semana, mais precisamente dia 1º de agosto. Usando o termo avocar, para sinalizar de que seria o secretário interino da pasta, Claudevane demonstrou preocupação com o funcionamento das unidades básicas de saúde.
Voltou a reclamar de gestões anteriores, das dívidas em salários no valor de 15 milhões, que segundo ele já foram saneadas. Comemorou a compra da patrulha mecânica e prometeu realizar obras em alguns bairros.
Quando citou a recuperação de vias públicas, o prefeito parece ter se confundido com os números, disse já ter usado em operações pela cidade, um mil e quinhentas toneladas em asfalto. na semana passada ele afirmou ao nosso repórter que esse número seria de 600 toneladas. Ou seja, ou o prefeito se enganou ou Itabuna consumiu 900 toneladas de asfalto em apenas uma semana.

JAQUES WAGNER E ACM NETO: JUNTOS ATÉ NA TORCIDA DO BAHIA

Alguns torcedores ilustres do Bahia também aderiram à campanha de sócios iniciada na última quinta-feira(25) e que atingiu mais de nove mil filiados no primeiro dia. O governador Jaques Wagner e a primeira-dama Fátima Mendonça garantiram filiação.
O prefeito ACM Neto participou do recadastramento de sócios, que termina nesta sexta (26), juntamente com seu pai, o ex-senador ACM Júnior.
O interventor Carlos Rátis estuda a possibilidade de colocar para o torcedor, postos de filiação na Arena Fonte Nova durante os dois próximos jogos do Bahia no estádio.

O principal trunfo para a campanha massiva de sócios é a redução do preço da joia (taxa fixa de associação, que saiu de R$ 300 para R$ 10). O valor da mensalidade, contudo, continua mantido: R$ 40.

EX-SECRETÁRIO DE ESPORTES DE ITABUNA SERÁ HOMENAGEADO DIA 27



Alcântara Pellegrini, ex-secretário de esportes de Itabuna, receberá homenagens da Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços prestados a comunidade. A solenidade será na AABB, durante a entrega de títulos de cidadãos itabunenses, neste sábado (27), às 19 horas. Alcântara, que é natural de Mascote, chegou a Itabuna em 1979, jogou no Itabuna em 82 e foi secretário de esportes de 2010 a 2013. Durante sua gestão, o Interbairros foi revitalizado, o campeonato amador da cidade recebeu apoio da prefeitura e a seleção itabunense conseguiu parcerias. Redebrasildenoticias

CONFIRMADO: DR. RENAN ARAÚJO NÃO É MAIS O SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ITABUNA


O prefeito Claudevane leite acaba de confirmar durante o programa de rádio "Show do J Silva", que o secretário Renan Araujo está de saída amigavelmente como disse o próprio alcaide.
Quanto ao nome do substituto Vane não quis adiantar e todos os nomes não passam de mera especulação, como confirmou o mandatário da cidade de Itabuna.

VEREADOR RONALDÃO: A MÃO AMIGA DOS MAIS NECESSITADOS DE ITABUNA


O vereador Ronaldão (DEM), através do Projeto “Mão Amiga”, continua ajudando tanto os mais carentes; os moradores de rua e em situação de risco social, quanto as instituições assistenciais e de amparo aos mais pobres, enfermos e idosos da nossa cidade.
Nesta semana, o edil pôs sua caravana da ajuda na estrada de novo, em dois eventos solidários: o primeiro foi a distribuição de sopa e pão em vários pontos da cidade, passando com seu próprio carro e colaboradores por diversos pontos de concentração de pessoas que moram e dormem sob marquises, pontos de ônibus e praças. Foram oferecidas centenas de pães e vários caldeirões da nutritiva sopa, feita com produtos de primeira qualidade, que deram um pouco de alento e saciaram a fome desses desassistidos.
E nessa quinta-feira (25), aconteceu o segundo evento: o vereador distribuiu mais de 1.500 quilos em mantimentos e artigos de primeira utilidade para a manutenção de projetos solidários e de amparo das diversas instituições de assistência social de Itabuna. Foram doados alimentos, verduras, produtos de higiene pessoal.
Cinco instituições de caridade do município foram contempladas: Abrigo São Francisco de Assis, Fundação Baldoíno Azevedo, Orfanato S.O.S. Canto da Criança, Albergue Bezerra de Menezes e Comunidade Terapêutica Renascer – esta última, criada há anos pelo atual prefeito Claudevane Leite e que tem como finalidade a recuperação de dependentes químicos. 
Todo esse projeto é tocado pelo próprio vereador Ronaldão, que não conta com ajuda de terceiros. Ele compra os alimentos e todos os demais produtos utilizando o seu salário da Câmara, onde, aliás, tem tido uma destacada atuação na defesa dos interesses de Itabuna, com foco principal nas ações sociais. 
“Eu sempre fiz isso. Não é novidade nenhuma. Só que agora eu posso realizar um trabalho social mais abrangente, usando o meu salário de vereador”, explica Ronaldão
O projeto "Mão Amiga" é posto em prática uma vez por mês, entre os dias 20 e 25, e os donativos são entregues diretamente aos responsáveis pelas instituições beneficiadas.